[News]Sounds of Quartzo: saiba como foi o festival que proporciona um mergulho profundo na Chapada dos Veadeiros

 

Sounds of Quartzo: saiba como foi o festival que proporciona um mergulho profundo na Chapada dos Veadeiros

Público durante uma das celebrações do Quartzo Festival.
No feriado de Corpus Christi,  a Chapada dos Veadeiros recebeu o Sounds of Quartzo, festival que proporciona um mergulho profundo em tudo que a região tem a oferecer. Com três pilares em sua essência - experiências, vivências e celebrações -, o evento proporcionou ao seu público uma viagem interna em três dias de contato com a natureza de uma das regiões mais iluminadas do mundo.

Ativando tudo o que a Chapada oferece, o Sounds of Quartzo selecionou as melhores experiências e vivências locais e até de outros cantos do Brasil, para o público montar sua própria programação durante os três dias de evento. Após a experimentação de bem-estar, os presentes eram convidados a celebrar durante a noite as descobertas e transformações vividas, recebendo a energia da música.

Ao longo dos dias, o público pôde aproveitar as experiências em programações que traziam toda a aventura que a Chapada oferece. Dentre as opções, a galera curtiu um passeio pela Reserva do Pranayama no sábado (10), explorando suas trilhas e mergulhando nas mais belas cachoeiras.
Público do Quartzo aproveitando para renovar as energias durante o passeio pela Reserva do Pranayama
Ainda na mesma data, aconteceu o ritual Third Eye Activation, organizado pelo @rituaus_naturezacurativaNa cerimônia, os chakras frontais foram ativados através de pinturas, com o propósito dos participantes reconhecerem e integrarem a energia em um exercício de autoconhecimento.
Uma das vivências do Quartzo foi o ritual do Third Eye Activation, pelo @rituaus_naturezacurativa
Durante os três dias de evento, também foi possível participar da expedição Quartzo de UTV com a @forceadventuretour. Os fãs dos esportes radicais percorreram um trajeto especial de 30 km próximo à Catarata dos Couros.

Entre uma experiência e outra, o público pôde aproveitar as vivências que contemplavam todas as atividades que envolvem uma jornada em si mesmo. Foi no Baguá Bangalôs que aconteceram os três dias de Ice Bath no Quartzo, com Davi Decampos. Durante o workshop, ele ensinou ao público técnicas de respiração e bio hacking, além do banho em banheira de gelo.

Cada dia era encerrado com uma celebração especial, o momento no qual o público trocou sobre suas experiências diurnas, se conectando ainda mais com aqueles à sua volta e recebendo toda a energia da música dos artistas cuidadosamente selecionados para este momento. E você pode ter um gostinho de como foi celebrar na Chapada dos Veadeiros, com o vídeo do long set do Bhaskar na After Party do Quartzo, na sexta-feira (9). 
Bhaskar no After Party do Quartzo
A Chapada foi o local escolhido para esta celebração por toda a energia abundante que emana da área, sendo um portal místico singular e perfeito como palco para todas as conexões que ela propõe ao público. Assim, o Quartzo tem um compromisso com a preservação do santuário que eles chamam de casa.

Na edição passada, o evento alcançou uma taxa de 94,4% de aproveitamento de resíduos por meio de reciclagem e compostagem. Além disso, o uso de energia solar como fonte limpa e alternativa reduziu o consumo de diesel e eliminou a necessidade de geradores. Em 2023, o festival reafirmou seu compromisso com a preservação do ambiente e a sustentabilidade do evento, fechando novamente sua parceria com a cooperativa Reciclealto, e os esforços foram recompensados: 97,2% dos resíduos foram reaproveitados, gerando uma renda de mais de 2 mil reais para a cooperativa parceira e o festival teve sucesso em evitar a emissão de 3,91 toneladas de gás carbônico.

E o cuidado com a região não pára só na preservação. Nesta edição, o festival apresentou a Quartzo Store: a loja colaborativa que teve como objetivo maior fortalecer o elo existente entre a moda e as vivências e celebrações propiciadas pelo evento. A organização do evento convidou marcas locais e outras de alcance nacional, todas contendo no seu DNA o “slow fashion”. Gustavo Hoff, fundador da marca de chapéus Tualma (@tualma.store) e coordenador do espaço,  destacou: “O modo como nos vestimos é uma das formas mais poderosas de expressão pessoal. E o festival Sounds of Quartzo, ciente disso, encorajou o seu público a ousar e se permitir, criando uma sinergia que trouxe alma, identidade, autenticidade e muita arte e beleza para todos.”
Quartzo Store bastante movimentada durante todo o festival.
Já Giovanna Resende, fundadora da marca Hisha (@hishastore), contou: “Nossa participação no festival nos permitiu mostrar ao público que é possível vestir-se de forma autêntica, sem seguir padrões preestabelecidos. E foi gratificante ver tantas pessoas se identificando com nossas peças e escolhendo expressar sua personalidade através delas”.

Esta foi apenas a segunda edição do Quartzo Festival, e já deixou sua marca naqueles que passaram por ela e o evento só tem espaço para crescer! Fique de olho nas redes sociais do evento (@soundsofquartzo) para todas as novidades que vem por aí!

Nenhum comentário