[News] Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta faz últimas apresentações em São Paulo

 Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta faz últimas apresentações em São Paulo

Peça trata das delicadezas e tensões da adolescência embaladas por canções de David Bowie, Aretha Franklin e PJ Harvey e as apresentações acontecem na Galeria Olido, nos dias 18 e 19 de julho
 

Com elenco totalmente feminino, Tay O'hanna (“Leci Brandão na Palma da Mão” e “As Five”), Carla Zanini (“Extraordinarias”), Marô Zamaro (“Os Fins do Sono”) e Mônica Augusto (“Nóis na Firma” e “A Divina Farsa”), a peça fala sobre descoberta da sexualidade e processo de crescimento e aceitação na adolescência

 



Crédito: Iwi Onodera

 

As primeiras descobertas amorosas da adolescência e o processo de crescimento são o ponto de partida do espetáculo juvenil Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta, quarto trabalho da DeSúbito Companhia. A peça faz as últimas apresentações em São Paulo, nos dias 18 e 19 de julho, na Galeria Olido. Confira a programação completa abaixo.

Com dramaturgia de Ricardo Inhan, inspirada na Graphic novel francesa O Enterro das Minhas Ex (2015), de Anne-Charlotte Gauthier, e direção de Ricardo Henrique, a peça narra, em três atos, fragmentos do cotidiano cheio de curiosidades e contratempos de uma adolescente, que vive em uma pequena cidade do interior.

Na trama, o público acompanha a jornada de Charlotte entre os 13 e 17 anos, em seu processo de descoberta e conhecimento. “São muitas as crises nesse período, que é também uma passagem para a vida adulta. Por isso, quisemos dialogar com esse público jovem com o respeito que eles merecem”, conta o diretor Ricardo Henrique.

Por retratar um universo feminino, a peça é formada por um elenco com quatro mulheres: Tay O'hanna (“Leci Brandão na Palma da Mão” e “As Five”), Carla Zanini ("Extraordinárias"), Marô Zamaro (“Os Fins do Sono”) e Mônica Augusto (“Nóis na Firma” e “A Divina Farsa”).

Sobre a história

Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta se passa em uma garagem, lugar onde Charlotte se sente livre para extravasar seus pensamentos e desejos. Nesse espaço libertador, ela precisa aprender a lidar com preconceitos maiores do que o seu quintal. Seu grande sonho é sair da cidade minúscula em que vive para conhecer o mundo, como fez sua tia favorita muitos anos antes.

A montagem alterna acontecimentos realistas e a imaginação da protagonista. Lirismo e realismo mágico se misturam para falar de seus segredos, pensamentos, dúvidas, confissões e feitos, em uma linguagem rápida, semelhante a de YouTubers.

O pop conduz essa narrativa ao misturar imaginação, falas, sons e canções, de David Bowie, Aretha Franklin e PJ Harvey, artistas admirados por sua tia. Em alguns momentos, astronautas mulheres surgem como “fantasmas”, mentoras da ação da protagonista. A direção musical, a guitarra e os vocais são de Mini Lamers e, na bateria, está Didi Cunha.

Embora a história não seja totalmente centrada na estética dos quadrinhos, há algo de graphic novel no jogo entre as atrizes. “As cenas são bem frontais e fotográficas. Em alguns momentos as relações no espaço formam desenhos cênicos que relembram os quadrinhos”, comenta o diretor. Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta procura um olhar cuidadoso e generoso com a adolescência, suas vozes e seus conflitos, e, acima de tudo, coloca em cena um tema sempre urgente: a aceitação.

Essa circulação do espetáculo foi possível graças à 2ª edição do edital de Múltiplas Linguagens e Culturas na cidade de São Paulo do Fomento ao Teatro.

 

Sinopse

Numa minúscula cidade do interior onde existe mais gado do que gente, a adolescente Charlotte vive suas primeiras descobertas amorosas. Tudo acontece em sua garagem, lugar onde se sente livre para extravasar seus pensamentos e guarda os livros e discos enviados por sua tia preferida, a única mulher da família a sair desse fim de mundo. Em meio ao cotidiano pacato e a aparente imobilidade das pessoas ao redor, Charlotte começa a descobrir que gosta de garotas e terá que lidar com preconceitos maiores do que o seu quintal.

DeSúbito Companhia

A companhia nasceu em 2014, do encontro de artistas egressos da EAD - Escola de Arte Dramática ECA-USP. Com quatro trabalhos já encenados, Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta (2019); Os Tubarões, os Peixes e os Mortos (2018); Você só Precisa Saber da Piscina (2017); Casa e Nuvem Branca (2015), a pesquisa do grupo é voltada sobretudo para criação contemporânea a partir de dramaturgia própria e com um trânsito de artistas e parcerias que se moldam de acordo com o novo trabalho.

 

Com a direção artística do ator, diretor, produtor e cofundador da companhia, Ricardo Henrique, entre suas principais realizações estão parcerias com os dramaturgos Ricardo Inhan, Rafael Augusto e a dramaturga e atriz integrante da companhia Carla Zanini.

No próximo semestre, a companhia estreia o espetáculo Afeto - uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas, com dramaturgia de Carla Zanini, premiada pela 9ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos do CCSP. O novo trabalho, que será dirigido pela própria dramaturga em parceria com Angélica Di Paula, reforça uma das marcas comuns dos projetos do grupo que é falar sobre afetividades. Afeto faz parte de uma trilogia escrita por Carla. Os outros dois textos são: Raiva - nós temos um cão que morde e Coragem - um lugar melhor que aqui. Nessa trilogia, 2situações limites e privadas são usadas para falar sobre o público e o coletivo, num jogo intenso e constante de contradições sociais, políticas e afetivas vivenciadas pelas personagens.

Ficha técnica

COISAS QUE VOCÊ PODE DIZER EM VOZ ALTA

da DeSúbito Companhia

Direção: Ricardo Henrique

Dramaturgia: Ricardo Inhan

Elenco: Tay O'hanna, Carla Zanini, Marô Zamaro e Mônica Augusto

Stand-ins: Darília Ferreira e Marisa Bezerra

Cenografia e iluminação: Marisa Bentivegna

Direção musical, guitarra e vocais: Mini Lamers

Bateria: Didi Cunha

Figurinos: Muca Rangel

Assistente de figurino: Padu

Técnico de luz: Bruno Garcia

Arte gráfica: Angela Ribeiro

Direção de Produção: Mariana Novais - Ventania Cultural

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Márcia Marques

 

Serviço

COISAS QUE VOCÊ PODE DIZER EM VOZ ALTA

Duração: 70 minutos | Classificação: 12 anos

GALERIA OLIDO

Dias 18 e 19 de julho, terça às 15h e às 21h e quarta, às 21h

Endereço: Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP

Entrada gratuita - ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência

Nenhum comentário