[News] “Dramaturgia em Leituras” volta ao Teatro Prudential para a terceira edição


 


“Dramaturgia em Leituras” volta ao Teatro Prudential para a terceira edição




 

A curadoria da série “Dramaturgia em Leituras”, programa criado pelo Instituto Evoé para abrir espaço de incentivo à arte e à cultura, selecionou novos textos para serem apresentados pela primeira vez no palco do Teatro Prudential, no Rio. Durante período que começou no dia de 07 de março (e subsequentemente, toda segunda-feira, às 19h), mantendo o mesmo formato de estreia, a terceira edição abre espaço para a diversidade estimulando a cena teatral carioca.

 

O Teatro Prudential oferece gratuitamente equipamentos básicos de som e luz, técnicos operadores, catering e divulgação. As apresentações são gratuitas, por ordem de chegada, com capacidade para 359 pessoas. Para Aniela Jordan, Presidente do Instituto Evoé, que administra o Teatro Prudential, dar continuidade a esse projeto é oferecer oportunidade para novas obras surgirem na dramaturgia: “É essencial para o Teatro Prudential receber e dar voz a talentos que ainda não tiveram oportunidade de mostrar o seu trabalho.” Dirigida pela produtora artística do Instituto Evoé, Maria Siman, a série contempla diversos gêneros e estilos: drama, comédia, musical, experimentos, artistas consagrados e jovens artistas iniciantes.

 

PROGRAMAÇÃO

24 de JULHO - “DOIS DE NÓS“

 

Com: Alexandra Martins | Antonio Fagundes | Christiane Torloni | Romulo Estrela

O que esperar do encontro entre dois casais de gerações diferentes, mas com tanto em comum? Um divertido turbilhão de lembranças e revelações que mudarão a vida deles para sempre.

Ficha Técnica:

Texto e direção: Gustavo Pinheiro

 

07 de AGOSTO -  “ANDAR PELA SOMBRA”

 

Com: Alcemar Vieira | Giulia Gam | Sandra Pêra

Andar pela Sombra apresenta texto inédito de Daniela Pereira de Carvalho trazendo a história de duas mulheres que, acidentalmente, dividiram uma tragédia e desenvolvem profundos vínculos afetivos.

Ficha Técnica:

Direção Marcos Caruso

 

14 DE AGOSTO -  “LEONOR DE MENDONÇA”

 

Com: Ângela Valério | Helga Nemetik | Ivan Marttins | Renato Pres | Victor Nalin | José Ribamar Araújo

Celebração dos 200 anos de nascimento do poeta e dramaturgo Gonçalves Dias com a leitura de um dos seus primorosos e raros textos escritos para o teatro e pouco conhecido do público. Uma adaptação de José Ribamar de Araújo e direção de Sergio Fonta. Um drama épico transportado nesta adaptação para Aldeias Altas, no Maranhão, no ano de 1789. O Duque, marido de Leonor, homem rude e cruel no trato com a esposa se exaspera ao suspeitar de traição com o jovem Antônio Alcoforado e condena a esposa à forca. O carrasco por saber da inocência de D. Leonor se recusa a executar o enforcamento por temor aos castigos divinos. Com as negativas de o próprio Duque decide ceifar a vida da esposa.

Texto: LEONOR DE MENDONÇA - A fatalidade que não vem de Deus!

Original de Gonçalves Dias

Adaptação: José Ribamar Araújo

Direção: Sérgio Fonta

 

21 de AGOSTO  - “O CLUBE”

 

Com: André Dale | Eduardo Speroni | Karina Ramil | Kelson Succi | Mag Pastori | Mauricio Rizzo | Rafael Saraiva | Thelmo Fernandes

Em cena um dos debates que mais tem mobilizado a sociedade nos últimos anos, o crescente armamento da população brasileira. O Clube conta a história de Bento, um jovem de quinze anos, tímido e introvertido, que está passando por problemas na escola. O pai leva o adolescente ao Guns and Roses, um clube de tiro, para ele aprender a se defender. Bento fica fascinado por aquele universo e acaba se envolvendo em um incidente. A história é contada sob um ponto de vista inusitado: o das próprias armas de fogo. São elas as personagens principais do texto. As armas têm voz, opiniões, sentimentos, e até senso de humor. Elas desdenham, criticam e riem dos frequentadores do Guns and Roses, o clube de tiro. As armas nos dão sua visão sobre a glamourização e a popularização da cultura armamentista na sociedade contemporânea. O Clube lança provocações e abre diálogos para falar da banalização da violência, do embrutecimento das relações, intolerâncias, e a forma como lidamos com o outro e com a nossa própria violência.

Direção: Daniel Belmonte

 

Teatro Prudential:

Edifício Manchete
Rua do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro, RJ

Tel: (21) 3553-3557

Informações para a imprensa:

MNiemeyer Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário