[News] Hub Cultural Porto Dragão celebra 4 anos com programação artística gratuita

 Hub Cultural Porto Dragão celebra 4 anos com programação artística gratuita


Amanda Nunes - @crimespassionais


Caravana Cultural


No dia 15 de julho, shows, discotecagem, exposição e intervenção urbana marcam o início de um novo ciclo do equipamento



Cultura é sinônimo de transformação, de invenção, de ação e reação. Celebrando 4 anos de ações voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico da cultura no Ceará e valorização da arte produzida no estado, o Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), convida para a comemoração com uma programação artística gratuita e diversa neste sábado, dia 15 de julho, a partir das 16h.


A partir de eixos como formação, produção de conteúdo, circulação, distribuição e difusão, o equipamento procura compor uma política cultural do encontro: potente, inclusiva, acessível, diversa e inovadora, pensando a pluralidade de territórios, realidades e vozes. Em 2023, para celebrar o início de um novo ciclo, o Hub Cultural Porto Dragão adota este novo nome, unindo o que já era indissociável em um ecossistema das artes: um espaço de experimentação, difusão e fruição artística, mas também uma iniciativa de aceleração, de formação e de potencialização da economia criativa.


“Neste aniversário de 4 anos, fizemos um esforço para consolidar o conceito do espaço que indica um olhar para o futuro. O Hub Cultural Porto Dragão vem a partir de suas ações e programas indicando onde queremos chegar de forma mais evidente, investindo nossos esforços para uma consolidação do Porto Dragão como potencializador no desenvolvimento da cadeia produtiva dos agentes da arte e cultura do estado”, indica Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão


“Somos uma experiência nova porém muito intensa. Nesses poucos anos de existência atingimos com nossas políticas o status de Hub Cultural, um conector entre a arte, a cultura e a economia”, complementa Ivan Ferraro, que também assina a gestão do hub cultural. Os dois gestores estão à frente das ações artístico-culturais e das ações de economia da cultura, respectivamente.


Programação de aniversário


No sábado, a comunidade do Ilé Asé Ómó Tifé participa com a apresentação “Omi Oyá - Aguas que rezam dançando” na Praça das Artes, seguida do cortejo de percussão da Caravana Cultural, guiada pelo Mestre Marcello Santos a partir do Pavilhão Atlântico do Poço da Draga. Na praça localizada em frente ao Porto Dragão, o artista 6utto traz seu último lançamento, o EP "Parábolas da Favela" e a DJ Bugzinha fecha a noite com set de R&B, Pop, Hip Hop, Funk, Latinidades e Reggae.


Fomentar a ocupação dos espaços públicos e a apreciação artística é princípio comum ao Hub Cultural Porto Dragão e ao Festival Concreto, que firmam uma parceria para a realização da 9ª edição do evento. Como símbolo desse momento de transformação, a fachada do equipamento ganha uma nova cara com uma intervenção urbana feita pelas artistas Crimes Passionais e Terroristas del Amor, que unem suas poéticas para criar um mural em colaboração.


Fruto dessa parceria, também acontece a abertura da exposição "Concreto Team", com obras de nomes importantes da arte cearense: Alice Dote, Berin, Brooks, Charles Lessa, Crimes Passionais, Franklin Stein, Luci Sacoleira, Otavio Rodrigues, Siba e Terroristas del Amor. Juntos, eles formam uma rede de artistas no intuito de exponenciar sua arte e estabelecer novas vivências. Como resultado, foram produzidas 10 telas que estarão expostas na Praça das Artes para visitação de 15 a 23 de julho.


Mais que um centro cultural


O Hub Cultural Porto Dragão faz parte das políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) com foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento na política da economia da cultura cearense. Gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando através de planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação.


Desde 2019, o equipamento atua na valorização da arte e da cultura produzidas no Ceará, especialmente nas periferias e municípios do interior. De forma coletiva e integrada, em uma nova fase de gestão, o Hub Cultural Porto Dragão se propõe ser além de um centro cultural, já consolidado como espaço de fruição, difusão e experimentação para artistas emergentes. A iniciativa dispõe de estratégias de aceleração que ultrapassam o espaço físico do equipamento, com assessorias, formações e acompanhamento, resultando na criação de oportunidades, na geração de renda e na potencialização de uma economia criativa local.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA


16h - Omi Oyá - Águas que rezam dançando 

com comunidade do Ilé Asé Ómó Tifé

na Praça das Artes


16h - Intervenção Urbana com Crimes Passionais e Terroristas del Amor

Parceria com Festival Concreto

em frente ao Porto Dragão


17h - Cortejo com Caravana Cultural

no Coreto Poço da Draga


18h - Abertura da Exposição Concreto Team

Parceria com Festival Concreto

na Praça das Artes


19h - Show | 6utto

em frente ao Porto Dragão


20h - Discotecagem com DJ Bugzinha

em frente ao Porto Dragão


SERVIÇO

Programação comemorativa de 4 anos do Hub Cultural Porto Dragão

Dia: 15 de julho de 2023

Horário: 17h às 22h

Local: Rua Boris, 90 - Centro

Mais informações em @portodragaoce 

Nenhum comentário