[News] Livros têm de ir aonde os leitores estão

                                                                Crédito Fabi Santos

Ônibus-biblioteca do projeto “Livros nas praças” chega ao Leme no dia 12 de julho, com apresentação gratuita do grupo Irmãos Brothers em seu “Circo literário”

O projeto itinerante “Livros nas praças”, que já atendeu 300 mil leitores cariocas, está de volta ao Rio de Janeiro, com seu ônibus-biblioteca circulando por espaços públicos. Até o dia 21 de julho, leitores de diversas regiões da cidade terão acesso a milhares de obras. A expectativa é impactar seis mil pessoas com empréstimo de dois mil livros, sendo 60 em braile, 120 títulos com ilustração em braile para crianças, 60 com fonte ampliada e 20 audiobooks. A próxima parada é na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, no dia 12 de julho, a partir das 14h. Além do acesso aos livros, haverá também apresentação do espetáculo “Circo literário”, dos Irmãos Brothers, grupo que está comemorando 30 anos de carreira.

A retomada do “Livros nas praças” começou no dia 26 de junho, na Praça Mauá, onde quando houve apresentação gratuita e exclusiva dos Tapetes Contadores de Histórias, com o espetáculo “Palavras andantes”. O projeto é promovido pela empresa carioca Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental desde novembro de 2012. O ônibus foi preparado para garantir uma completa inclusão social com cadeira de transbordo para idosos e pessoas com necessidades especiais. “O atendimento conta com uma equipe de monitores literários para atender pessoas com deficiências motoras, visuais e auditivas”, explica a idealizadora e diretora Cristina Figueiredo.

Os livros são emprestados mediante apresentação de carteira de identidade e comprovante de residência do interessado. Cada pessoa pode levar até dois livros e devolver em qualquer uma das praças onde o ônibus estiver. A programação ainda inclui um espaço para ler dentro do próprio veículo e ações para incentivo à leitura com atividades culturais, como leitura dramatizada, teatro literário e contação de histórias.

Na capital fluminense, o projeto já passou pela Praça Mauá e pelo Largo do Estácio, e ainda irá à praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, e ao Parque de Madureira, em Madureira.

Sobre o “Circo Literário”

O espetáculo criado pelos Irmãos Brothers conta a história de dois palhaços que saem de dentro das páginas do livro “Circo literário” para contar suas trapalhadas no mundo real. A peça proporciona uma experiência afetiva e lúdica com a leitura e incentiva o gosto pelo livro. A apresentação é um grande estímulo pelas obras literárias que falam da arte circense, propiciando conhecimento, diversão, poesia, alegria e muita animação. Os esquetes foram inspirados em livros famosos da literatura infantil brasileira e aproveitam diversas técnicas: música ao vivo, palhaçaria, malabares, acrobacia, perna de pau, monociclo e mágicas.

Sobre o projeto “Livros nas praças”

O itinerário é definido para democratização do mundo literário, principalmente, visando a facilitar o acesso de classes economicamente menos favorecidas à informação. “Nossa prioridade é estar em locais sem bibliotecas públicas ou espaços de incentivo à leitura em seu entorno. A itinerância literária promove programas culturais de qualidade para evitar restrição a uma minoria. É crucial formar leitores em diversos níveis, conscientizando as pessoas sobre a importância do livro e da leitura, estimulando o senso crítico em relação às obras e também à realidade”, afirmou Cristina.

O patrocínio da Galp / Petrogal recoloca o ônibus em cinco praças no Rio de Janeiro, e também em praças de duas cidades de Minas Gerais – Várzea de Palma e Lassance – e de duas no Rio Grande do Norte – Pedro Avelino e Lajes.

Serviço

Projeto “Livros nas praças”

Dia 12 de julho, às 14h

Praça Júlio de Noronha, Leme, Rio de Janeiro




Nenhum comentário