[News] Samba da Volta Festeja Marquinho PQD acontece no próximo domingo, dia 30

 Samba da Volta Festeja Marquinho PQD acontece no próximo domingo, dia 30 



Roda de samba vai celebrar o compositor de clássicos como Abuso de poder, Deixa clarear e É sempre assim 

A próxima edição do Samba da Volta será em homenagem ao compositor Marquinho PQD. No domingo, 30, o Espaço Luiz Gama, na Rua da Constituição, vai receber o nome por trás de grandes sucessos interpretados por Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Beth Carvalho. 

Nascido e criado no Barata, em Realengo, Marquinho começou na música através de um violão que era do irmão mais velho. Chegou no samba por intermédio de Arlindo Cruz, que o levou para uma roda em Quintino, onde iniciou a trajetória que o fez desembarcar no Cacique de Ramos. Foi o Fundo de Quintal que gravou o compositor pela primeira vez, com Fases do amor, em 1983. No ano seguinte, Beth Carvalho colocou em seu disco outra canção do poeta, Coração feliz. Foi o pontapé inicial para Marquinho se fazer figura frequente nos discos de samba: Jovelina, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Reinaldo, Almir Guineto e Bezerra da Silva foram alguns dos bambas que gravaram o artista. 

Ex-morador da Vila Vintém, Marquinho foi ainda compositor de dois sambas da sua escola do coração, Mocidade Independente, em 1995 e 2000, para os enredos “Padre Miguel, olhai por nós” e “Verde, amarelo, branco, anil, colorem o Brasil no ano 2000”, respectivamente.   

Criado no centro do Rio de Janeiro, o Samba da Volta surgiu de uma reunião de amigos apaixonados pelo samba. Começou na Rua do Ouvidor, em 2021, e desde março de 2022 é residente no Espaço Luiz Gama, na Rua da Constituição. O evento acontece aos domingos, a cada 3 semanas, e algumas edições se desdobram no Samba da Volta Festeja, onde a roda recebe e homenageia um grande nome do samba. Sombra, Serginho Meriti e Nelson Rufino, foram os convidados celebrados em edições especiais anteriores. 

Com origem em diversas regiões da cidade e formação heterogênea, o Samba da Volta é composto por Artur Jr. (voz e tantã), CH (voz e tamborim), Eryck Quirino (voz, surdo, cuíca, repique de anel), Hudson Santana (voz, repique de mão, caixa), Igor Trindade (voz e banjo), Lucas Cardoso (voz e violão 7 cordas), Osmar Fernandes (voz e cavaco) e Thay Carvalho (voz, pandeiro e conga). Os músicos têm o Grupo Fundo de Quintal como referência principal tanto nas inspirações sonoras quanto na prestação de respeito e prioridade ao maior gênero musical brasileiro. Durante as rodas, além do Fundo de Quintal, são entoadas canções de compositores como Roberto Ribeiro, Nelson Rufino, Sombra e Jovelina. 

SERVIÇO

Samba da Volta Festeja Marquinho PQD

Local: Espaço Luiz Gama – Rua da Constituição, 54 – Centro

Horário: A partir das 15h

Preço: R$10

Nenhum comentário