[News]Codirigido por Marc di Domenico, AZNAVOUR POR CHARLES chega à plataforma RESERVA IMOVISION na próxima sexta, 21 de julho
Um dos principais nomes da música francesa, Charles Aznavour também gostava de filmar sua vida, seu entorno, seus amigos e família com uma câmera que ganhou de Edith Piaf em 1948. Durante quase quatro décadas, ele acumulou centenas de horas de filmagens, e pouco antes de sua morte em 2018, se reuniu com o amigo e cineasta Marc di Domenico, e começou a montar um filme, que foi concluído postumamente. AZNAVOUR POR CHARLES estreia na plataforma RESERVA IMOVISION no dia 21 de julho.
Nesse documentário, descobrimos a vida pessoal do ídolo franco-armênio, mas também seu trabalho criativo, e seu triunfo como artista vencendo as origens humildes e o racismo. Nascido Shahnour Vaghinagh Aznavourian, o artistas destacou não apenas como cantor, mas também por suas ações e caráter, como quando criou a Fondation Aznavour Pour L'Arménie, para ajudar as vítimas de um terremoto na Armênia.
O filme também, é claro, destaca sua tremenda habilidade vocal, seu trabalho impressionante como crooner, e um dos cantores franceses mais queridos no mundo todo. Por ser um filme em primeira pessoa, AZNAVOUR POR CHARLES permite que adentremos sua obra pelo seu olhar, descortinando assim seu processo criativo, sua preparação, além de sua alegria em estar num palco.
Narrado por Romain Duris, o filme foi elogiado pela crítica, e muito bem recebido pelo público. Susana Schild escreveu em O Globo: “AZNAVOUR POR CHARLES é um deleite. [E] não se trata de um documentário convencional sobre o percurso de um dos maiores astros da canção. Luiz Zanin, de O Estado de S. Paulo, classifica o filme como “lindo”, e complementa: “Uma vida e tanto, pode-se dizer. Celebra o prazer, mas não apenas. Filho de imigrantes armênios, Aznavour mostrava preferência por filmar os desvalidos da vida, os mercadores, pescadores, a gente pobre. Lembrava-se com nostalgia de Montmartre popular de sua juventude. Saudades que celebra em suas canções – uma em particular, La Bohème.”
Sinopse
Em 1948, Edith Piaf presenteou Charles Aznavour com uma câmera, um presente que ele nunca mais largou. Até 1982, Charles filmou horas de rolos que formavam seu diário. Aznavour filmou sua vida, e viveu enquanto filmava. Onde ele ia, levava sua câmera junto, gravando tudo por onde passava. Os momentos da sua vida, os lugares que foi, seus amigos, seus amores, seu tédio. Alguns meses antes que morrer, ele começou a desenrolar seus filmes com Marc di Domenico e então decidiu fazer um filme, seu filme.
Ficha técnica
Direção: Marc di Domenico, Charles Aznavour
Roteiro: Marc di Domenico, Charles Aznavour, Antoine Barraud
Elenco: Romain Duris, Charles Aznavour, Maurice Biraud, Édith Piaf, Lino Ventura
SOBRE A RESERVA IMOVISION
A RESERVA IMOVISION reúne numa só plataforma uma boa parte do catálogo da distribuidora IMOVISION, com mais de 500 filmes, além de longas inéditos, novas aquisições e séries exclusivas. Toda semana, o assinante terá novos conteúdos.
MODOS DE ASSINATURA
A plataforma RESERVA IMOVISION oferece duas modalidades:
Assinatura – com acesso a todos os filmes da plataforma
Aluguel – alugue qualquer título durante 72 horas, sem precisar ser assinante
PREÇOS
Assinatura mensal: R$ 24,50
Assinatura anual: R$ 211,68
COMO USAR
A RESERVA IMOVISION pode ser acessada pelo computador, por celulares e tablets com sistema operacional iOS ou Android e conta com função de espelhamento para SmartTV e Chromecast.
Também é possível acessar o aplicativo em Smart TVs com sistema Android TV (Sony, TCL, Philco, Philips); sistema Roku (AOC e Philips); dispositivos com sistema Android TV (TV Box, Mi TV Stick, Mi Box, entre outros), Roku Express e Apple TV.
SOBRE A IMOVISION
Presente no Brasil há 31 anos, a IMOVISION é uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América Latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo obras de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros e longas premiados nos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a IMOVISION fortaleceu o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir no país cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Cinema Iraniano e o Dogma 95. A distribuidora é a que mais lançou filmes franceses no Brasil. São 201 títulos ao longo de seus 30 anos de existência.
Nenhum comentário