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#TRENDS E NOVIDADES

UNIVERSAL MUSIC BRASIL

 

14 JULHO 2023

 

A repercussão que os fãs geram na internet com o conteúdo de seus artistas favoritos demonstra a todo momento o quanto sua influência é importante no crescimento de determinada faixa nas plataformas digitais. Enquanto seu comportamento online impulsiona a criação de tendências, desponta como um fenômeno nas redes sociais o resgate de canções “antigas”, ou que foram lançadas há mais de 18 meses. Entenda o que está por trás de quatro canções que mais repercutiram recentemente:

 


      Everybody Wants To Rule The World” — Tears For Fears

 



 

Ainda que já tenham se passado 38 anos desde que o mundo conheceu “Everybody Wants To Rule The World”, da banda britânica Tears For Fears, a canção mostra que um hit é, afinal, um hit — não importa em que época. A repercussão não foi percebida apenas nas redes sociais, mas também ocorreu no streaming. Na contagem de reproduções do Spotify entre 30 de junho e 6 de julho, ela alcançou a 128ª posição em nível global e, nos rankings diários ao longo desta semana, permaneceu no Top 200, batendo o 151º lugar na terça-feira (11).

 

Nos últimos dias, usuários do TikTok têm experimentado um filtro que tenta prever como ficarão seus rostos na velhice. Kylie Jenner foi uma das pessoas que entraram na brincadeira. Seu vídeo, postado em 11 de julho, ultrapassou 87 milhões de visualizações em um dia. Veja: https://vm.tiktok.com/ZM2CYNnmL/. O filtro de envelhecimento se alastrou na rede, e o sucesso “Everybody Wants To Rule The World” tem sido usado como fundo sonoro dos vídeos. Uma postagem feita no perfil @casamento.prasonhar em 8 de julho, por exemplo, passou de 1 milhão de visualizações em quatro dias. Confira: https://vm.tiktok.com/ZM2Q4VBYK/ . Além disso, vale destacar que essa é a faixa da Tears For Fears mais tocada no Spotify. Somente nesta plataforma, a música soma mais de 1 bilhão de streams.

 


 

      Xuxuzinho” — Rita Lee

 

 

Já se passou um mês desde o Dia dos Namorados, mas a trend que mexeu com os corações dos solteiros continua em alta nas redes sociais — e, diga-se de passagem, bem a tempo do Dia do Rock, celebrado em 13 de julho. A modinha da vez é acompanhada pelo som de “Xuxuzinho”, da rainha do rock, Rita Lee — ou melhor, padroeira da liberdade, como ela preferia ser chamada — junto a Roberto de Carvalho. A canção integra o álbum “Flerte Fatal”, que foi lançado originalmente em 1987 e conta com a participação de Roberto em todas as faixas. Além de produtor do disco, Roberto faz vocais, toca guitarra e teclados.

 

O crescimento do interesse do público jovem pela icônica artista, falecida no último 8 de maio, aos 75 anos, evidencia sua influência atemporal e o quanto o carinho por sua obra e genialidade é eterno.

 

No TikTok, viralizou o trecho da música que pede a “papai do céu” por um namorado “lindo, fiel, gentil e tarado”. Um post feito na terça-feira (11), por exemplo, ultrapassou 46 mil visualizações em apenas um dia. Confira: https://vm.tiktok.com/ZM2CYNg9X/ .

 


 

      In Da Club” — 50 Cent

 



 

Lançado em 2003, o hit “In Da Club”, do rapper 50 Cent, é um clássico que conquistou também a Geração Z. A música tem se destacado numa modinha nova no TikTok que também utiliza no plano sonoro um trecho da versão dublada do filme “Fique Rico Ou Morra Tentando” (2005), cujo roteiro é baseado na história do artista e é estrelado por ele próprio.

 

A fala que aparece na trend é uma das mais emblemáticas do longa: “Regra número 5: não demonstre amor. O amor vai te matar”. A voz do dublador Márcio Simões preenche o início dos vídeos, enquanto os usuários aparecem imitando o movimento dos lábios desta expressão. Ao mesmo tempo, toca a parte instrumental de “In Da Club”. Um vídeo publicado em 7 de julho neste modelo recebeu 935 mil visualizações em um intervalo de apenas cinco dias. Assista: https://vm.tiktok.com/ZM2C2Un4s/ .

 

“In Da Club” é a música mais tocada de 50 Cent no Spotify, tendo ultrapassado, no final de 2022, 1 bilhão de reproduções. Ele celebrou este marco numa postagem no Instagram, feita no último 28 de junho, mostrando a placa que o Spotify lhe entregou. “Vá no seu tempo, crie um clássico, que ele não vai embora”, escreveu o rapper, na legenda da publicação: https://www.instagram.com/p/CuBrDQGNRof/ .

 


 

      Amando Sem Parar” — Matheus & Kauan

 

 

A faixa “Amando Sem Parar”, da dupla sertaneja Matheus & Kauan, data de 2015 e, de repente, viu um aumento de 431% de consumo no Spotify, batendo mais de 4.5 mil streams por dia, com tendência de alta. Pelo menos dois estilos de postagens virais no TikTok ajudam a explicar esse fenômeno, que já rendeu mais de 3 mil criações diárias. Um modelo da trend tem por base um template de vídeo disponível no aplicativo de edição de imagem CapCut, responsável por destacar a letra da música, conforme é possível visualizar aqui: https://vm.tiktok.com/ZM2Q9osHE/ . Outro tipo de publicação é a que chama atenção para os seguintes versos: “Cuidado com o amanhã/ Ele tem a estranha mania de ser tarde demais”. Veja: https://vm.tiktok.com/ZM2Q9wkLn/ .

 


 

Playlist Só As Trends

 

Confira as faixas internacionais na playlist “Só As Trends”, do UMusicPlay, neste link: https://umusicplay.lnk.to/Trends.

 


 

Playlist Só As Trends Brasil

 

Ouça as faixas nacionais na playlist “Só As Trends Brasil”, do UMusicPlay, disponível aqui: https://umusicplay.lnk.to/SoAsTrendsBR.

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