[News]#TRENDS E NOVIDADES UNIVERSAL MUSIC BRASIL



 #TRENDS E NOVIDADES

UNIVERSAL MUSIC BRASIL

 

28 JULHO 2023

 

As trends mais recentes vistas nas redes sociais incluem homenagens pelo Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, reflexões sobre o passado e questionamentos sobre quando os dias de glória vão chegar depois de tantos dias de luta. Para compor estes movimentos, internautas selecionaram as músicas que mais combinam com a proposta da postagem. Assim, determinadas canções, independente da data de lançamento, chamam a atenção, gerando um aumento de seu consumo nas plataformas digitais. Confira as faixas que mais têm se destacado e entenda as razões para tal:

 


 

●     “Poema” — Ney Matogrosso

 

 

Além de ser a música mais tocada de Ney Matogrosso no Spotify, somando 38 milhões de reproduções, “Poema” consolidou-se como um hino atemporal usado pelos fãs para manifestar seu carinho às pessoas amadas. Recentemente, as homenagens nas redes sociais ao som de “Poema” foram impulsionadas pelo Dia dos Avós, celebrado no Brasil em 26 de julho — o que por si só já corresponde diretamente à história por trás desta canção. Ouça “Poema” na playlist “Só As Trends Brasil”, do UMusicPlay: https://umusicplay.lnk.to/RockBR .

 

No TikTok, houve cerca de 1.7 mil postagens diárias, enquanto no Spotify, foram registradas 27 mil reproduções diárias. O crescimento na plataforma de streaming foi de 20% desde o início da trend. Veja alguns exemplos de publicações aqui: https://vm.tiktok.com/ZM2gsLsR5/ / https://vm.tiktok.com/ZM2pkuWuQ/  / https://vm.tiktok.com/ZM2pkkthC/ .

 

Escrita por Cazuza na década de 1970, quando o cantor tinha apenas 17 anos, “Poema” nasceu literalmente como seu nome diz: uma declaração de amor poética que o jovem músico fez para a sua avó, Maria José, que viveu por mais de 100 anos. Diante de sua decisão de manter o querido presente guardado a sete chaves, os cativantes versos de Cazuza apenas foram descobertos depois que ela faleceu, em 1997. À época, o artista, que se tornou um ícone do rock e da MPB, também já havia morrido. O texto, encontrado numa pequena caixa pela mãe dele, Lucinha Araújo, emocionou os membros da família e amigos. Ficou, então, firmado que Frejat seria o responsável por compor a melodia para aquelas belas palavras e, assim, surgiu a canção “Poema”. Para interpretá-la, foi escolhida a marcante voz de Ney Matogrosso que, em 1999, a incluiu em seu álbum “Olhos de Farol”. 

 


 

●     “Malandragem” — Cássia Eller

 

 

Entre os principais nomes da música brasileira, Cazuza e Frejat despontam como os criadores da icônica canção “Malandragem”, eternizada na voz de outra protagonista da MPB, Cássia Eller. A faixa entrou no álbum que leva seu nome, lançado em 1994. Agora, quase três décadas depois, ela segue firme como um hit, conquistando as novas gerações. Ouça “Malandragem” na playlist “Rock BR é Universal”, do UMusicPlay: https://umusicplay.lnk.to/RockBR .

 

Nos últimos dias, foi observado um crescimento de criações no TikTok, assim como no número de streams no Spotify. As publicações mostram imagens dos usuários da plataforma de vídeos, algumas acompanhadas por reflexões sobre a passagem do tempo, com lembranças de quando eram “garotinhas”. Assista a um exemplo: https://vm.tiktok.com/ZM2ggmeCB . 

 


 

●     “Dias De Luta, Dias De Gloria” — Charlie Brown Jr.

 

 

“Dias De Luta, Dias De Gloria”, uma das faixas mais tocadas do Charlie Brown Jr., lançada originalmente em 2005, é um hino consolidado na música brasileira e, mesmo após quase 20 anos, continua a cativar o público, conquistando a posição 175 do chart semanal do Spotify Brasil na contagem de 14 a 20 de julho. Ouça “Dias De Luta, Dias de Gloria” na playlist oficial da Universal Music Brasil: https://umusicbrazil.lnk.to/CharlieBrownJr .

 

Recentemente, internautas têm utilizado um template pronto com imagens de Chorão, líder e vocalista da banda, como plano de fundo para suas próprias fotos e vídeos. Veja uma dessas postagens: https://vm.tiktok.com/ZM2pBFukA . Outro movimento faz referência à letra, com os usuários mostrando seus “dias de luta” ou “dias de glória”. Confira: https://www.instagram.com/reel/CuFKUeqNcg4/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==  / https://vm.tiktok.com/ZM2pkK4uC/ .

 

Um importante elemento sazonal ajuda a explicar o aumento da procura pela canção. Em 13 de julho, foi celebrado o Dia Mundial do Rock e, diante da data especial, a Universal Music Brasil lançou o box comemorativo Charlie Brown Jr., que reúne 10 álbuns da banda santista. Saiba mais sobre a novidade no site da UMusic Storehttps://www.umusicstore.com/box-charlie-brown-jr-cbjr-10-cds-deluxe-4099/p .

 

Criado em 1992 por Chorão (Alexandre Magno Abrão; 1970-2013), o Charlie Brown Jr. equalizou arte e oportunidade no final dos anos 1990.

 

Não por acaso, o Charlie Brown Jr. tem hoje mais de 2.1 milhões de inscritos em seu canal oficial no YouTube e mais de 5.6 milhões de ouvintes mensais no Spotify, onde a banda tem 6.4 milhões de seguidores.

 

No box comemorativo “Charlie Brown Jr.”, mais de 24 horas de som e histórias são compiladas em 10 álbuns fundamentais para os fãs e para a memória do rock brasileiro durante a virada do milênio. Foram escalados para compor o box os seguintes álbuns: “Ritmo Ritual e Responsa Ao Vivo” (2008), “Ritmo Ritual e Responsa” (2007), “Imunidade Musical” (2005), “Tamo Aí Na Atividade” (2004), “Acústico MTV Charlie Brown Jr.” (2003), “Bocas Ordinárias” (2002), “100% Charlie Brown Jr. - Abalando A Sua Fábrica” (2001),  “Nadando Com os Tubarões” (2000), “Preço Curto... Prazo Longo” (1999) e “Transpiração Contínua Prolongada” (1997).

 

Além de todo esse vasto conteúdo musical agrupado no box, os fãs da banda ainda encontram vários itens de colecionadores, como um pôster ilustrado inédito e exclusivo, 4 porta-copos, 10 cards dedicados a cada um dos álbuns, 5 fotos inéditas, um adesivo e uma carta ao fã.

 

Ao morrer precocemente, prisioneiro de seu sucesso, Chorão deixou sua inesquecível obra para consolar e transformar os muitos milhares de jovens que o conheceram - ou ainda irão se deparar com o brilho e energia de sua estrela.

 


 

Para ficar de olho: “august” — Taylor Swift

 

 

Diante da aproximação do mês de agosto, não é nenhuma surpresa ver "august", uma das faixas do álbum “folklore”, de Taylor Swift, entre as músicas mais tocadas das plataformas digitais. Na contagem entre 14 e 20 de julho, a canção pegou a posição 120 do chart semanal do Spotify Global. Já na Apple Music, “august” apareceu na entre as 150 músicas mais tocadas no Brasil. Ouça a faixa na playlist especial para a cantora do UMusicPlay: https://umusicplay.lnk.to/TaylorSwift .

Nenhum comentário