[News]Trinta autores escrevem sobre o tema: adolescência

Trinta autores escrevem sobre o tema: adolescência


Autores reunidos


Mônica Donetto Guedes

Chega em agosto nas livrarias o livro "Pais (não) nascem prontos: Adolescentes", editora INM. Com o sucesso do livro anterior, "Pais (não) nascem prontos! Construindo caminhos para o desafio de educar", publicado em 2022, a autora Mônica Donetto, psicanalista e psicopedagoga, deu continuidade ao título e convidou trinta autores com o objetivo de discutir as principais questões em torno do tema. Podendo ser lido em qualquer ordem, a partir do interesse do leitor, pois cada capítulo é dedicado a um assunto com um autor específico. Longe de ser um manual para pais e educadores, o projeto propõe uma conversa e reflexões com profissionais das mais diversas áreas sobre assuntos relacionados. Pois "ser adolescente" nem sempre foi uma fase de fácil reconhecimento. Aliás, "ser adolescente" é, de fato, uma identidade nova na história. Há mais de setenta anos, não existia esse tal de "adolescente". Este personagem precisou ser inventado!

Durante esse tempo, muito se construiu, mas continuamos em cada geração aprendendo e (des) construindo. Sem afirmações fechadas, os autores compartilham experiências e reflexões sobre assuntos como as consequências da gravidez na adolescência, a escolha profissional, o uso das redes sociais, a solidão, a ansiedade, as neurociências e como o corpo funciona a partir de determinadas áreas localizadas no cérebro na adolescência, a nutrição, o bullying, os jovens com conflitos com a lei, a legislação, o tempo da passagem entre o mundo da família e o mundo adulto, os desafios da parentalidade múltipla na adolescência, o uso de drogas e a importância dos limites como prevenção, a autonomia em relação aos pais e a criatividade necessária para encarar a vida adulta, a busca pelo gosto de ler do jovem através da porosidade entre a literatura e outras artes, o suicídio e parassuicídio na adolescência trazendo outros importantes aspectos para os profissionais que trabalham com jovens, as mentiras, a religião, a espiritualidade e a importância da transcendência na adolescência, o processo de "adolescer" dentro das famílias e as diferenças vividas ao longo de gerações, a ausência da figura paterna, os transtornos alimentares, a maturidade emocional dos pais ou a falta dela, a sexualidade, seja ela homo ou heterossexual, o feminismo, os pais que se sentem perdidos com as mudanças hormonais e comportamentais dos filhos, as questões somáticas e emocionais e as múltiplas vivências do sujeito adolescente, a psicomotricidade, a importância do projeto de vida (vital) na adolescência, entre o infantil e a vida adulta: quem sou eu? e a adolescência como sinal de esperança.

"Pais não nascem prontos, adolescentes também não nascem adolescentes". A nova compreensão de sua própria imagem, psíquica ou corporal, clama por autoafirmação. Querer provar para si mesmo e para o mundo, que é capaz de se cuidar sozinho, e que sabe o que faz, e escolhe negar a tudo que já conhece, colocando-se automaticamente aberto ao novo. Colocando os pais agora em um lugar de suposto dessaber, presumindo que não seriam capazes de compreender o que ele está sentindo. Há um tempo razoável para a adaptação de ambos. Esse tempo pode ser muito enriquecedor para todos se for vivido em um ambiente de escuta e incentivo à partilha de sentimentos e vulnerabilidades genuínas.

O lançamento no Rio de Janeiro será dia 10 de agosto na Livraria Travessa da Barra da Tijuca às 19h, no Barra Shopping, e em São Paulo, dia 20 de agosto na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, Av. Paulista às 15h.

 

Sobre Mônica Donetto

Psicanalista, Membro Titular e Coordenadora da Clínica da Formação Freudiana – RJ; Membro Diretivo da Clínica Apprendere; Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula; Coordenadora da Formação em Psicopedagogia - Instituto Nebulosa Marginal; Pós-Graduada em Psicopedagogia pelo CEPERJ e pelo Espaço Psicopedagógico de Buenos Aires; Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional – Universidade Veiga de Almeida. Autora dos livros “Em Nome do Pai, da Mãe e do Filho: Reflexões sobre a relação entre adultos e crianças” (Publit, 2010); co-autora do livro “Primeira Infância II” (Literare Books, 2021); co-autora do livro “Mães” (Literare Books, 2021), coordenadora editorial e co-autora do livro “Pais (não) Não Nascem Prontos” (Literare Books, 2022).

Nenhum comentário