[News]VIOLONISTA BRASILEIRO PLÍNIO FERNANDES ANUNCIA SEU SEGUNDO ÁLBUM, “BACHEANDO”
VIOLONISTA BRASILEIRO PLÍNIO FERNANDES ANUNCIA SEU SEGUNDO ÁLBUM, “BACHEANDO”
Lançamento em 22 de setembro (Pré-venda aquihttps://pliniofernandes.lnk.to/bacheando)
“Sofisticadamente bonito”
Sirius XM
“uma performance ágil e ricamente vibrante… Fernandes fascina o tempo todo”
BBC Music Magazine
21 de julho de 2023 (Nova York, NY) — O aclamado violonista brasileiro virtuoso Plínio Fernandes anunciou seu aguardado segundo álbum, “Bacheando”, que será lançado em 22 de setembro pela Decca Gold. Em “Bacheando”, Fernandes presta homenagem a séculos de arte, explorando o génio duradouro de J.S. Bach, a vibrante cultura musical do Brasil e toda a riqueza envolvida. Pré-encomende o álbum aquihttps://pliniofernandes.lnk.to/bacheando .
Plínio embarca numa exploração empolgante do legado de seu compositor favorito em “Bacheando”. Herdeiro dinâmico de uma tradição de músicos brasileiros extraordinários que buscaram inspiração na música do mestre alemão, ele interpreta uma mistura harmoniosa de composições de Bach ao lado de peças encantadoras de grandes nomes brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira e Mário Albanese. Ele também colaborou com o lendário violonista e compositor brasileiro Sérgio Assad, que contribuiu com uma composição inédita e vários arranjos novos para o álbum.
No coração pulsante de “Bacheando” está a música do próprio mestre reverenciado. O “Prelúdio, Fuga e Allegro em Mi bemol Maior, BWV 998”, de Bach, é um dos pilares do repertório do violão clássico e está facilmente entre as obras favoritas de Plínio Fernandes. Igualmente essencial é o arranjo de Bach no adágio do “Concerto em Ré Menor, BWV 974”, originalmente escrito para oboé pelo compositor barroco italiano Benedetto Marcello.
Assista ao vídeo de Plínio Fernandes interpretando “Concerto in D Minor, BWV 974: II. Adagio” aqui .
“Bacheando” é uma colaboração ampla entre Fernandes e Sérgio Assad, conhecido como metade do duo Assad (internacionalmente conhecido como Assad Brothers). O álbum apresenta a estréia mundial da obra original de Assad em três movimentos “Prelúdio Fuga e Vivace”, que é uma resposta brasileira dançante ao “Prelude, Fugue and Allegro in E-Flat Major, BWV 998”, de Bach, e inclui uma novidade na carreira de Assad como compositor: sua primeira fuga. Assad também contribuiu com quatro novos arranjos de violão solo para o álbum, incluindo um novo mashup de “Bachianinha No. 2”, de Paulinho Nogueira, e “Araponga”, de Luiz Gonzaga.
Plínio estabeleceu-se cedo como um músico sofisticado, com um tom colorido, “gloriosamente rico” (como publicado pela revista “Gramophone”) exposto já em seu aclamado álbum de estreia, “Saudade”. Como aconteceu em gerações anteriores de músicos, Bach foi a chave para a formação artística de Plínio. Quando criança, em São Paulo, ele adorava todo o catálogo do compositor alemão, desde as obras solo para violino e violoncelo até a música vocal e as missas.
Diz Plínio Fernandes: “Sendo brasileiro e tendo crescido ouvindo Villa-Lobos, que tinha Bach como sua principal influência de fora, vê-se um elemento transcendental da música de Bach em toda a história. Todos os que vieram depois foram influenciados por ele”.
Plínio Fernandes, violonista brasileiro de 29 anos, natural de São Paulo e atualmente residente em Londres, conquistou aclamação e reconhecimento significativos em um tempo notavelmente curto. Ele foi homenageado com o prestigioso prêmio da categoria Revelação no Prêmio da Música Brasileira de 2023 e foi reconhecido entre os 30 Under 30 Brazil 2022 da “Forbes” e entre os Rising Stars 2022 da Classic FM. Em 2022, também recebeu o Prêmio Jovem Artista da revista “Concerto”.
Seu álbum de estreia, “Saudade”, chegou ao topo da parada Billboard de Traditional Albuns, e o consolidou como estrela em ascensão no mundo da música clássica. O extraordinário talento de Plínio Fernandes o levou a aparições na televisão em “C à vous”, “Imagine”, da BBC 1, e no “Jornal Hoje” da TV Globo.
Com partes iguais de homenagem e inovação, “Bacheando” abre diálogos entre artistas de estilos, regiões e períodos de tempo diferentes, numa viagem cativante através de pontes sonoras.
Lista de faixas “Bacheando”:
1. Bachianinha No. 1 [Paulinho Nogueira]
2. Bachianinha No. 2 / Araponga [Paulinho Nogueira / Luiz Gonzaga]
3. Prelude, Fugue and Allegro in E-Flat Major, BWV 998: I. Prelude [Johann Sebastian Bach]
4. Prelude, Fugue and Allegro in E-Flat Major, BWV 998: II. Fugue [Johann Sebastian Bach]
5. Prelude, Fugue and Allegro in E-Flat Major, BWV 998: III Allegro [Johann Sebastian Bach]
6. Preludio Fuga e Vivace: I. Preludio [Sérgio Assad]
7. Preludio Fuga e Vivace: II. Fuga [Sérgio Assad]
8. Preludio Fuga e Vivace: III. Vivace [Sérgio Assad]
9. Jequibach [Mário Albanese]
10. Concerto in D Minor, BWV 974: II. Adagio [Benedetto Marcello / Johann Sebastian Bach]
11. Bachianas Brasileiras No. 4: I. Prelúdio (Introdução) [Heitor Villa-Lobos]
*Nomes dos compositores em laranja
Conecte-se com Plínio Fernandes:
Nenhum comentário