[News] Cia Dita comemora 20 anos de atuação com apresentação do espetáculo "DE-VIR" no Hub Cultural Porto Dragão
Cia Dita comemora 20 anos de atuação com apresentação do espetáculo "DE-VIR" no Hub Cultural Porto Dragão
Com sessões nos dias 11 e 12 de agosto, o espetáculo é uma das obras de dança de maior projeção da história das artes cênicas no Ceará
Em comemoração aos 20 anos de atuação da Cia Dita, o Hub Cultural Porto Dragão - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) - abre as portas do Teatro B. de Paiva para a apresentação de duas sessões do espetáculo "DE-VIR", que também completa 20 anos desde sua primeira realização. Com uma das obras de dança de maior projeção da história das artes cênicas no Ceará, a Cia Dita se apresenta nos dias 11 e 12 de agosto, às 19h, com retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do teatro com 1h de antecedência ao início do espetáculo.
Com coreografia de Fauller, o espetáculo tem classificação indicativa de 18 anos e conta com interpretação pelos bailarinos Wilemara Barros, Henrique Castro, Enoque Viana, Luiz Otávio e Reinaldo Afonso, além de uma trilha sonora original composta pelos artistas Bob Pessoa e Tércio Araripe em comemoração aos 20 anos do espetáculo cearense.
O conceito filosófico do devir fala de constante mudança. No palco, dos corpos em transformação. Os performers, em cena, pontuam as interferências do corpo com seu ambiente, a influência que o homem sofre do meio em que vive e a influência que exerce sobre este mesmo meio. Ao colocar os intérpretes durante 40 minutos em posição e locomoção de quatro apoios, em um movimento de subversão da bipedia humana, "DE-VIR" recupera uma condição ancestral animalesca e a relação com o que foi perdido do contato com os corpos em nosso processo civilizatório.
A data especial também foi ensejo para que Fauller compartilhasse uma espécie de diário de bordo do espetáculo, rememorando todo o percurso feito durante esses anos de história. O conteúdo está disponível em 8 publicações feitas no perfil da companhia no Instagram.
"Refletir sobre uma trajetória de 20 anos é importante, mas lembrar das pessoas que estiveram presentes e/ou cruzaram os nossos caminhos é ainda mais! A Cia. Dita continuará irreverente e inquieta, atuando como lugar de produção de pensamento crítico, estético e político. Muitos anos virão e com eles, outros espetáculos, mais obras audiovisuais, livros, oficinas, espaços de debates, e luxo", comenta o coreógrafo nas redes sociais.
"DE-VIR" é fruto do extinto Colégio de Dança do Ceará, tendo incursionado por diversos eventos acadêmicos e festivais de cinema nacionais. Foi apresentado nas principais plataformas de dança e teatro do Brasil, como trabalho de estreia da Cia.Dita e em países da América do Sul, África e Europa.
Sobre a Cia Dita
Fundada em 2003 e com importantes trabalhos apresentados dentro e fora do Brasil, a Cia Dita é um “lugar de procura”, pesquisa e produção artística. Formada por artistas independentes que atuam na área da dança contemporânea, dialogando com o teatro, o cinema, a literatura, a performance, a fotografia e com a arquitetura. Criando a cada obra um ato/olhar político de resistência artística.
SERVIÇO
Espetáculo de dança "DE-VIR" da Cia Dita
Programação da Manutenção Cia Dita 20 anos
Dias 11 e 12 de agosto de 2023, às 19h
Gratuito | 40 min | 18 anos
Teatro B. de Paiva, no Hub Cultural Porto Dragão (Rua Boris, 90 - Centro)
Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo, somente na bilheteria do teatro
|
Nenhum comentário