[News] Oficina Raquel marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, de 01 a 10 de setembro, no Riocentro

 

Com 17 anos de atuação no mercado, a editora Oficina Raquel marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o maior evento literário do país, que comemora, nesta edição, 40 anos de atividades. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas circulem pelo evento durante os dez dias de programação, que acontece entre os dias 01 e 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste.


 


Para apresentar aos leitores seus lançamentos e as principais obras do catálogo, a editora traz uma grande novidade este ano: a bicicleta literária da Oficina Raquel, que estará localizada no Pavilhão 4 Verde durante todos os dias do evento.


 


A seleção de títulos inclui obras que atravessam temas ligados ao feminismo,  universo LGBTQIA+, questões raciais, estudos de gênero, relacionamentos e neurodiversidade. Entre os livros que serão expostos na bike, estão o lançamento internacional Como é ser autista, da inglesa Charlotte Amelia Poe, Mentiras reunidas, de Alex Castro, Conversas que não tive com a minha mãe, de Felipe Brandão, Histórias de cego, de Marcos Lima, o infantil Fala, menina!, de Cintia Barreto, e a divertida HQ A liga das Superfeministas, da francesa Mirion Malle.


 


A Oficina Raquel também reforça sua ativação realizada na Flip de 2022, que contou com o apoio do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), além de outros parceiros, promovendo uma nova edição do Se Joga no Livro. A iniciativa busca, de forma lúdica e interativa, proporcionar uma experiência imersiva que ensina todo o processo de confecção do livro. A atividade, que ficará instalada no Pavilhão 4 Verde, faz parte do projeto Academia Editorial Júnior (AEJ), promovido pelo SNEL.


 


Além disso, oito de seus autores, Anna Claudia Ramos, Cíntia Barreto, Cidinha da Silva, Henrique Rodrigues, Leonardo Neto, Marcelo Moutinho, Pedro Machado e Sonia Rosa, participam da programação oficial do evento. (veja abaixo)


 


“A Oficina Raquel ao longo dos últimos anos tem sempre participado da Bienal, muitas vezes unindo forças, em estandes coletivos, com outras editoras independentes. Neste ano, estaremos com uma bicicleta literária repleta de livros que orientam a nossa linha editorial: mais do que livros, diversidade. Além disso, firmamos uma bela e lúdica parceria com o SNEL e a Academia Editorial Júnior com o ‘Se joga no livro’, uma ativação para ensinar aos leitores as etapas para fazer um livro.”, aponta Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel.


 


O imaginário suburbano, feminismo jovem e a literatura negro afetiva na programação oficial: diversidade é a palavra!


 


Na sexta, 1º de setembro, às 10h, a escritora Cintia Barreto, autora do livro Fala, menina!, conversa com os pequenos e jovens leitores no espaço A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo. A obra, ilustrada por Luciana Grether e voltada para o público pré-adolescente, vai encantar e divertir as pequenas feministas e seus aliados.


 


Já às 18h, Marcelo Moutinho, que publicou pela Oficina Raquel o livro infantil Mila, a gata preta, é convidado do Sextou com Simas no Café Literário, e participará da conversa com Luis Antonio Simas, Alberto Mussa e Bruna Beber


 


Ainda na sexta, às 19h, Cidinha da Silva, que publicou Oh! Margem! Reinventa os rios! e A menina linda pela Oficina Raquel, participa da mesa de encerramento deste primeiro dia do evento. A autora debaterá sobre os desdobramentos do livro Um Defeito de Cor ao lado de Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins e dos carnavalescos da Portela, escola de samba que em 2024 terá enredo baseado neste clássico da literatura negra brasileira.


 


Na segunda-feira, 04 de setembro, às 16h, no Café Literário, Henrique Rodrigues participa do debate “Livros que me (trans)formaram” com as participações de Ivan Errante Costa, Iris Figueiredo, Letícia Colin e mediação de Cláudia Lamego. O escritor adaptou o clássico A revolução dos bichos, de George Orwell, para uma edição especial publicada pela Oficina Raquel.


 


A premiada autora infantil Sonia Rosa, que publicou pela Oficina Raquel Chama o sol, Matias!, estará na terça, 05 de setembro, às 16h, no espaço A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo, para debater sua obra que gira em torno do conceito da literatura negro afetiva. Em seus livros, a escritora promove o protagonismo negro para crianças com histórias pautadas por afetividade, esperança e felicidade.


 


Autora dos livros Não é bem assim a história e Por que não consigo gostar dele/dela?, Anna Claudia Ramos participa na quinta-feira, 07 de setembro, às 14h, de um bate-papo com Layla Ramos no espaço A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo.


 


Já na sexta-feira, dia 08 de setembro, às 12h, o escritor Pedro Machado estará no Café Literário para debater o tema “Na rua a gente se encontra” com a também escritora Ana Paula Araújo e a arquiteta e urbanista Joyce Berth.


 


Membro fundador da Sociedade Literária do Morro do Castelo, mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e autor de diversos livros, Pedro assina a organização de Encruzilhadas suburbanas, antologia de contos que surgiu a partir do trabalho do Rolé Literário, um coletivo nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, que se propõe a ampliar a diversidade da produção literária contemporânea da cidade com ênfase na pluralidade do imaginário suburbano carioca.


 


Autor do livro 100 nomes da edição no Brasil, o jornalista Leonardo Neto será o mediador e mestre de cerimônias do Rio International Publishers Summit, que terá programação para discutir pautas urgentes do mercado editorial mundial. Com a curadoria da livreira e consultora do SNEL, Martha Ribas, organização do time de comunicação do Sindicato, Camila Del Nero e Carlos Amaral, as mesas e painéis voltadas para profissionais do mercado do livro irão ocorrer entre os dias 04 e 06 de setembro.


 


  


Parceria com a SNEL: Se Joga no Livro - o caminho do livro, entre a escrita e a publicação.


 


Nesta edição que celebra os 40 anos da Bienal, a Oficina Raquel promove a segunda edição da atividade Se Joga no Livro, uma das vertentes do projeto Academia Editorial Júnior (AEJ), o programa profissionalizante de capacitação editorial para jovens em situação de vulnerabilidade desenvolvido pelo SNEL. O tabuleiro do jogo ocupará quase metade do estande de 105m2 do Sindicato, na Bienal, e funcionará em tempo integral ao longo de todos os dias do evento. Coordenado por monitores treinados, todos os visitantes poderão participar do jogo, sobretudo crianças e jovens na companhia dos pais ou em excursões escolares.


 


Os jovens selecionados pela AEJ participaram de um treinamento com duração de cinco meses, iniciado em maio deste ano e que será concluído durante o evento. A ideia por trás do jogo é promover a interação com o público e ao mesmo tempo esclarecer como a cadeia produtiva do livro envolve diversos profissionais e muitas etapas: desde os autores, passando por agentes literários, tradutores, ilustradores, preparadores, revisores, diagramadores, capistas, editores, distribuidores, divulgação e livreiros.


Ao final dessa experiência toda, as impressões dos jovens participantes serão reunidas em relatos e crônicas publicadas em livro pelo SNEL em parceria com a editora. “O caminho é longo e, muitas vezes, isso não fica claro para o leitor final. Com o jogo, queremos mostrar como funciona a cadeia produtiva e, assim, também valorizar o objeto livro”, avalia a idealizadora do jogo,  Raquel Menezes.


 


Sobre a Oficina Raquel:


 


Ao longo de quase 20 anos de atividade no mercado editorial, a Editora Oficina Raquel se preocupou, de maneira contínua, em oferecer aos leitores o melhor da literatura, publicando romances, contos, ensaios, poesia, livros infantis, criado um catálogo que representasse, sobretudo, a pluralidade, a defesa incondicional dos valores democráticos e o respeito aos direitos humanos. Para a editora, a DIVERSIDADE é uma virtude a ser cultivada com constância em nossas práticas e escolhas editoriais.


 


Serviço:


Oficina Raquel na 40a Bienal Internacional do Livro


 


Bicicleta Literária da Oficina Raquel


Próximo ao Estande do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros)

Pavilhão 4 Verde


Rua P - Estande P 12


Das 10h às 21h


 


Dia 01/09 I sexta-feira I às 10h I A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo


Conversa com Cintia Barreto


 


Dia 01/09 | sexta-feira | às 18h | Café Literário I Sextou com Simas I Conversa com Luiz Antonio Simas, Marcelo Moutinho, Alberto Mussa e Bruna Beber


 


Dia 01/09 | Sexta-feira | às 19h | Palavra-Chave/As muitas cores de “Um Defeito de Cor” | Conversa com Cidinha da Silva, Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins, Antônio Gonzaga e André Rodrigues


 


Dia 04/09 | segunda-feira | às 16h | Café Literário I Mesa “Livros que me (trans)formaram com Henrique Rodrigues, Ivan Errante Costa, Iris Figueiredo, Leticia Colin, mediação de Cláudia Lamego


 


Dia 05/09 I terça-feira I às 16h I A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo


Conversa com Sonia Rosa


 


Dia 07/09 I quinta-feira I às 14h I A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo I Conversa Anna Claudia Ramos & Layla Ramos


 


Dia 08/09 I sexta-feira I às 12h I Café Literário


Mesa “Na rua a gente se encontra” com Pedro Machado, Ana Paula Araújo e Joyce Berth


 


Jogo “Se Joga no Livro”


Estande do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros)

Pavilhão 4 Verde


Rua P - Estande P 12


Das 10h às 21h


Funcionamento gratuito, em tempo integral


Classificação livre


 


Instagram: @oficinaeditora


E-mail: comunicacao@oficinaraquel.com


 


Bienal do Livro do Rio 2023


Quando: de 1º a 10 de setembro

Onde: em quatro pavilhões do Riocentro, na Zona Oeste do Rio.







Nenhum comentário