[News] Teatro Sérgio Cardoso recebe espetáculo infantil A Pinta do Menino
O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, recebe o espetáculo baseado no livro infantil A Pinta do Menino (Editora Hope), escrito por Jéssica Milato, no dia 27 de agosto, domingo, às 11 horas. Com adaptação de Daniel Pereira, a peça oferece uma experiência única para as crianças, despertando sua imaginação e estimulando a aceitação das diferenças desde cedo.
Com uma estética visual cativante, os personagens ganham vida com cores vibrantes, enquanto os cenários e adereços são apresentados em preto e branco, em um estilo 2D inspirado nos adorados livros de colorir.
O tema central da peça é a representatividade, reconhecendo que todos nós temos nossas peculiaridades, pintas ou marquinhas que por vezes nos incomodam, e abraçando a importância da aceitação de si mesmo e das diferenças. Essa mensagem ressoa especialmente com as crianças de 6 a 8 anos, que enfrentam desafios sociais e escolares, como o bullying, em seu dia a dia.
Além disso, a história aborda temas secundários igualmente relevantes, como amizade, medo de errar e ser julgado, as dinâmicas escolares, empatia e resolução de problemas. Esses elementos adicionam camadas de significado à trama, tornando-a envolvente e instigante também para crianças acima de 8 anos.
Nessa fase do desenvolvimento infantil, as crianças estão se tornando mais críticas e podem se sentir pressionadas a buscar a perfeição. A peça explora essa temática de forma sensível, incentivando a autoestima e o amor-próprio, promovendo uma reflexão saudável sobre a importância de ser autêntico e valorizar quem somos.
Sinopse
Roberval é um garotinho adorado por todos, e sua vida é repleta de alegria e diversão. Mas sua rotina vira de cabeça para baixo quando um novo aluno surge na escola. Janjão é daqueles moleques que adoram pregar peças e zoar com as pessoas, e a pinta no rosto de Roberval se torna um alvo perfeito para suas brincadeiras. Agora, Roberval está determinado a se livrar daquela marca que nunca o incomodou antes, e vai enfrentar todas as aventuras possíveis para se livrar dela. Baseada no incrível livro escrito por Jéssica Milato, esta peça traz todo o encanto dos desenhos animados e dos livros de colorir para o palco, proporcionando uma experiência única e empolgante para as crianças.
Ficha técnica:
Cia. de Teatro Cenário Cultural
Autora: Jéssica Milato
Adaptação: Daniel Pereira
Direção: Daniel Pereira
Assistente de Direção: Suzan Feitor
Elenco: Alan Otaviane, Bruno Oliveira, Gisele Santos,
Larissa Hencklein, Patricia Machado, Priscila Pereira e
Veridiana Vigatto
Cenário /Vídeo Mapeado: Daniel Pereira
Adereços de cena: Daniel Pereira e Larissa Hencklein
Concepção de Cenário e figurinos: Daniel Pereira
Confecção de Figurinos: Daniel Pereira, Larissa
Hencklein e Priscila Pereira
Sonoplastia/Iluminação: Daniel Pereira e Suzan Feitor
Produção: Suzan Feitor
Realização: Núcleo de Artes Cenário Cultural
Serviço:
A Pinta do Menino - Cia. de Teatro Cenário Cultural
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Data: Dia 27 de agosto, domingo, às 11h
Ingressos: Gratuito | 1 hora antes na bilheteria do teatro
Duração: 60 minutos
Capacidade: 146 lugares + 6 espaços para cadeirantes
Classificação: Livre
Instagram | Facebook | Site
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
Em junho do ano passado, mais uma vez o Teatro inovou e lançou o Teatro Sérgio Cardoso Digital (TSC Digital). Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro, de forma inédita, da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Sérgio Cardoso Digital e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Nenhum comentário