Yussef Dayes lança a delicada e familiar "The Light"
Com assinatura de jazz pop fino, faixa antecipa o álbum ‘Black Classical Music’, previsto para setembro
Créditos: Danika Magdelena
Após a a delicada "Marching Band", com vocais do cantor e saxofonista jamaicano Masego, e "Tioga Pass", com o baixista Rocco Palladino, o multi-instrumentista Yussef Dayes retorna com seu novo single, “The Light”. A faixa é descrita por ele como uma canção de ninar da família Dayes e celebra o conceito de família e legado, contando com a voz da filha de Yussef, Bahia Dayes. O espírito intimista da canção é traduzido no clipe dirigido pelo próprio artista, que traz imagens de arquivos familiares e também de performances. “The Light” é mais uma das faixas do aguardado álbum de estreia de Yussef Dayes, Black Classical Music, previsto para 8 de setembro, que já foi antecipado pelo single homônimo e por “Rust” (com participação de Tom Misch), além de “Marching Band” e “Tioga Pass”.
"'The Light” celebra o nascimento de minha filha, pouco antes do turbilhão da pandemia: uma linda luz que entrou em minha vida. Tornar-me pai da linda princesa Bahia, poder tirar um tempo das turnês e cuidar da minha família foi algo que vou valorizar para sempre”, comenta Dayes. “Posso dizer que a faixa é uma canção de ninar. Uma ode à "Isn't She Lovely", de Stevie Wonder, na qual eu quis acrescentar a voz da Bahia a partir de gravações feitas desde o seu nascimento”.
Black Classical Music é o primeiro álbum solo de estúdio do artista, com 19 faixas, definidas por ele como uma jornada de cura e espiritualidade. A bateria poderosa de Dayes e o baixo de Rocco Palladino são a base do álbum, que também conta com Charlie Stacey (teclas/sintetizadores), Venna (saxofone), Alexander Bourt (percussão) e diversas participações especiais, incluindo Chronixx, Jamilah Barry, Elijah Fox, Shabaka Hutchings, Miles James, Sheila Maurice Grey, Nathaniel Cross, Theon Cross. Fazendo jus à excelente reputação de suas apresentações, Dayes fará um show de ingressos esgotados no renomado Royal Albert Hall, em Londres, em outubro, além de anunciar uma turnê pelos Estados Unidos e Europa.
“O que é jazz? De onde surgiu a palavra? Nascido em Nova Orleans, enraizado na cultura sul-americana e nos rituais africanos. Continuando uma linhagem de Miles Davis, Rahssan Roland Kirk, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong ~ música que está sempre evoluindo e sem limites em seu potencial. O sentimento, as composições, a espontaneidade, o amor pela família, a disciplina e a dedicação em manter o alto nível estabelecido pelo panteão dos músicos clássicos negros. Um som majestoso para esse corpo musical”, reflete Dayes.
Desde o álbum What Kinda Music de 2020 (uma colaboração com Tom Misch), que estreou no Top 5 das paradas, e o surpreendente Live at Joshua Tree (2022), com Soulection; até um remix oficial de "Frontline" de Pa Salieu, no álbum "Made In Lagos" de Wizkid, além de produzir faixas para Kali Uchis e Kehlani, a lista de colaboradores de Yussef Dayes vem crescendo e incluindo os maiores talentos da atualidade.
“The Light” está disponível em todas as plataformas de música via Brownswood Recordings.
Nenhum comentário