[News] CURSO de Jornalismo Cultural capacita criadores de conteúdo para o novo canal digital TV Cidade Cultural (de cultura e entretenimento)

 

Novo projeto do Polo Cultural - produtora atuante, que, recentemente, desenvolveu o Festival Literário Arena da Palavra -, o canal digital TV Cidade Cultural está sendo preparado para estrear em 2024 com destaques da programação de arte e cultura da cidade. A novidade é que o programa será feito por trainees/ criadores de conteúdo selecionados e treinados em oficinas de capacitação realizadas pelo Polo Cultural. Com esta proposta inovadora, a produtora abre inscrição para as oficinas de habilitação na produção de conteúdo e nas técnicas de gravação e edição, além da elaboração de pautas no segmento de cultura e variedades. Podem se inscrever maiores de 18 anos que já usam a ferramenta da internet para se comunicar e interessados em programação cultural, residentes na cidade de São Paulo.


 

A inscrição pode ser feita pelo link  abaixo: https://polocultural.com.br/projetos/tv-cidade-cultural/


A partir das inscrições, serão selecionados 30 participantes para frequentar os treinamentos entre setembro e outubro. . Deste universo, quatro pessoas serão escolhidas para trabalhar como “criadores de conteúdo” da produtora Polo Cultural por oito meses, com salário. Os selecionados terão a tarefa de levantar as pautas, realizar as gravações e apresentar o TV Cidade Cultural, produzindo matérias sobre a programação de artes e espetáculos da cidade. Quatro reportagens serão exibidas em cada episódio. De acordo com Marcelo Sollero, diretor do Polo Cultural e idealizador do projeto, “as oficinas de capacitação do TV Cidade Cultural têm a proposta de mesclar a nova dinâmica de produção de conteúdo para as redes sociais com fundamentos consolidados do jornalismo cultural. Será proporcionado aos trainees a aquisição de habilidades cruciais para atuar com credibilidade e relevância nesse ambiente digital”.


 


Encontro com jornalistas

As oficinas de produção de conteúdo serão desenvolvidas por profissionais em encontros que abrangem noções teóricas sobre o trabalho de cobertura de pautas e matérias culturais. A curadoria escolheu 10 profissionais de destaque em atuação hoje no mercado jornalístico, além de outros que estão despontando/se revelando como produtores de conteúdo nas plataformas digitais. Entre eles estão Ubiratan Brasil (Canal MF, ex-editor do Caderno 2 do Estadão), Cirley Ribeiro (repórter especial da Rádio Cultura), Heloísa Granito (produtora da Rádio USP), Celso Curi (produtor cultural e editor do Guia Off de teatro), Kyra Piscitelli (vice-presidente da APCA, head of social media da Forbes Brasil) e Dib Carneiro Neto (editor do site Pecinha é a Vovozinha).


Em outro momento, serão agendadas oficinas de capacitação técnica, onde o participante receberá noções de gravação e edição, entre outros conteúdos. “As oficinas do canal TV Cidade Cultural são um treinamento para qualificar mais ainda quem já atua na área e deseja se desenvolver”, completa Sollero. As aulas acontecerão aos sábados nos dias 16, 23, 30 de setembro, 7 e 8 de outubro em dois horários – 13h e 14h45. Será oferecido auxílio-transporte por pessoa para cada dia de oficina, e o almoço e o café serão por conta da produtora Polo Cultural.



Sobre Marcelo Sollero

Diretor executivo da Organização Polo Cultural, realiza, entre outros projetos:  Arena da Palavra, Arte é Inovação e Arte Talk Show. É engenheiro, consultor de Organização e Empresas, especializado em Gestão Financeira, Executiva e Administrativa de Projetos de Incentivos Fiscais ou Conveniados com Governo desde 2005. Já trabalhou com todas as instâncias federativas: Municipal, Estadual e Federal. Atua na área cultural há 13 anos, tendo produzido mais de 400 projetos para o mercado cultural das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Trabalha a captação e gerenciamento de recursos públicos incentivados para a realização de projetos culturais. Gestor de Convênios dentro do Marco Regulatório de Organizações Sociais e legislações Anteriores. Nos últimos anos especializou-se em relacionamento institucional com poder público e empresários no Interior de São Paulo em cidades até 200 mil habitantes.


 

Sobre  o Polo Cultural

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Polo Cultural Educação e Arte nasceu em 1998 da iniciativa de um grupo de artistas independentes com a proposta de impulsionar , criar oportunidades e dar visibilidade a seus trabalhos. Hoje segue com foco na produção destes agentes de cultura que se encontram fora do circuito comercial e desenvolve os seguintes projetos: Arte é Inovação, Arena da Palavra e o projeto educativo O Palco. Tem sede em São Paulo.


 



Nenhum comentário