[News] Exposição "A Primeira Galeria do Mundo" discute infâncias e trajetórias de 10 artistas trans, travestis e não-bináries cearenses em abertura neste sábado (16) no Hub Cultural Porto Dragão

 Exposição "A Primeira Galeria do Mundo" discute infâncias e trajetórias de 10 artistas trans, travestis e não-bináries cearenses em abertura neste sábado (16) no Hub Cultural Porto Dragão




Com início às 15h, a programação é gratuita e conta com roda de conversa com artistas e curadora Levi Banida, e apresentação da performance "Afetividade" de Ayume Andrade



O Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), convida para a abertura da exposição "A Primeira Galeria do Mundo" neste sábado (16/9), a partir das 15h, na Praça das Artes, localizada dentro do equipamento cultural.


Com curadoria de Levi Banida, "A Primeira Galeria do Mundo" é uma comemoração expositiva das infâncias dissidentes de 10 artistas trans, travestis e não-bináries do Ceará, que reúnem suas criações e elaborações artísticas sobre suas trajetórias de desenvolvimento enquanto crianças e adolescentes. Compõem a exposição obras de Aires, Arrudas Maria, Ayume Andrade, Beija Aragão, Bento Leite, Chate, Dami Cruz, Indja, Levi Banida e Sy Gomes, que compartilham produções que atravessam o campo da fabulação, da criação-brincadeira, e dos signos da infância.


A abertura tem início às 15h, seguida por uma roda de conversa com curadora, artistas participantes e artista convidada TRANSALIEN. Às 17h, Ayume Andrade apresenta a performance "Afetividade" e, às 18h, um parabéns coletivo celebra a multiplicidade das existências. A programação é gratuita e livre para todos os públicos. 


"A Primeira Galeria do Mundo" é uma ação realizada pela Banida Plataforma e apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará por meio do Edital de Incentivo às Artes 2022, compondo a programação do projeto "Circuito Plataforma Cruz - Artes visuais autocuradas enquanto capilarização trans, travesti e não-binárias na cidade de Fortaleza".


SOBRE O HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO


O Hub Cultural Porto Dragão faz parte das políticas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) com foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando por meio do planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação.


SERVIÇO

Abertura da exposição "A Primeira Galeria do Mundo"

Dia 16 de setembro (sábado), às 15h

Na Praça das Artes - Hub Cultural Porto Dragão (Rua Boris, 90c - Centro)

Gratuito e aberto ao público

Nenhum comentário