[News] Outubro é mês de aniversário no CCBB RJ
Outubro é mês de aniversário no CCBB RJ
Aniversário do Banco do Brasil, do CCBB e dia das crianças são comemorados com estreias no teatro, nova exposição, presenças especiais e programação infantil
Todos estão convidados para as celebrações de aniversário de 215 anos do Banco do Brasil, 34 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e Dia das Crianças. Outubro é um mês de comemorações e por isso, para curtir o feriadão no CCBB Rio, dia 12 toda a programação é gratuita e as crianças recebem um lanche especial.
A partir do dia 11, a exposição Tesouros Ancestrais do Peru estará no térreo e 1º andar e promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos que habitavam a região peruana, antes da chegada dos europeus. No dia 12, haverá um bate-papo com os curadores e Camila Pérez Palacio Mujica, diretora do museu peruano de onde vem o acervo da exposição.
No teatro, duas estreias ganham os palcos: Azira'i, sobre Azira'i Guajajara, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, a partir da relação com sua filha. Estrela revelada na séria Cidades Invisíveis (Netflix), a multi-artista indígena Zahy Tentehar protagoniza o solo autobiográfico, que conta ainda com a direção de arte e mappings de Batman Zavarase. Em temporada, a aclamada montagem do clássico de Nelson Rodrigues Vestido de Noiva pelo Grupo Oficcina Multimédia, companhia mineira com 45 anos de trajetória de busca incessante pela experimentação e novas possibilidades cênicas mesclando teatro, dança, música, artes visuais e tecnologia.
Mais uma vez o CCBB recebe o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL 2023), que comemora 20 anos de existência com diversos espetáculos e vivências para todas as idades.
No cinema I, continua a mostra ‘’A Magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade’’, com os sucessosde bilheteria das animações da Pixar Studios que conquistam adultos e crianças e, no dia 12, a presença de personagens surpresa (cosplay) garante a diversão do público infantil.
O CCBB Educativo traz programação especial para o feriado, com destaque para o retorno das Visitas Teatralizadas, em que personagens históricos apresentam fatos curiosos sobre o prédio e as exposições do Museu BB, no 4º andar.
Ainda no dia 11, o Clube de Leitura CCBB 2023 recebe o escritor português Gonçalo Tavares, que conversará com o público sobre seu livro ‘’ Uma menina está perdida no seu século à procura do pai’’ e o Futuro Presente traz Ailton Krenak ao Espaço Conceito Banco do Brasil para uma conversa que coloca em pauta “Quanto futuro temos pela frente?!”.
No embalo do feriadão, sábado (14) e domingo (15) haverá dose dupla de Junta Local na Praça da Pira, com muito samba e sua gastronomia boa, local e justa para animar o final de semana.
As últimas semanas do mês no cinema também serão movimentadas, com o Rio Mountain Festival 2023, que apresenta uma seleção de filmes sobre atividades ao ar livre, esportes de aventura, responsabilidade socioambiental e cultura; e a Mostra Alemã de Cinema – Elas dirigem!, um recorte da diversidade cultural alemã a partir da visão de diretoras mulheres em 13 filmes, muitos inéditos no Brasil.
EXPOSIÇÕES
Entrada gratuita.
TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU
De 11 de outubro de 2023 a 29 de janeiro de 2024
A exposição promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos que habitaram o território do atual Peru, antes da chegada dos europeus. As peças de ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis que compõem a exposição abrangem um período histórico que vai desde 900 a.C. até 1600 d.C. Essas peças pertencem a civilizações que se estendiam ao longo da Cordilheira dos Andes e também de civilizações da costa oeste do continente, de Norte a Sul, até a cristalização das fronteiras do Império Inca, a mais vasta civilização da América até a época da conquista europeia.
Curadoria: Patricia Arana e Rodolfo de Athayde. Acervo: Museu Ouro do Peru e Armas do Mundo.
Classificação indicativa: livre
Diálogos com a Programação
12 de outubro, às 15h
Auditório 3º andar
Bate-papo com os curadores da exposição e Camila Pérez Palacio Mujica, Diretora do Museu Ouro do Peru e Armas do Mundo.
Classificação indicativa: livre
EVANDRO TEIXEIRA, CHILE 1973
Até 13 de novembro
Evandro Teixeira (1935) é um dos nomes mais importantes do fotojornalismo brasileiro, tendo atuado na imprensa por quase seis décadas. Com suas lentes, registrou os bastidores do poder no país e temas associados ao esporte, à moda e à cultura.
Participou de uma importante cobertura internacional: a do golpe militar no Chile em 1973. O material produzido durante esse capítulo traumático da história chilena é o destaque da presente exposição, que reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas e crachás de imprensa. Além dos registros feitos no Chile, que incluem a cobertura do enterro do poeta Pablo Neruda, a exposição traz imagens produzidas durante a ditadura civil-militar brasileira instaurada em 1964, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.
A mostra, realizada pelo Instituto Moreira Salles, já foi apresentada no IMS Paulista e chega ao CCBB Rio de Janeiro.
Curadoria: Sergio Burgi
Classificação indicativa: 12 anos
DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO
05 de outubro, às 18h
Auditório 3º andar
O curador Sergio Burgi e o ensaísta Alejandro Chacoff, colaborador do catálogo e da exposição, conversam com Evandro Teixeira sobre esta série de impactantes imagens realizadas no Chile em 1973.
UM CERTO BRASIL – NA VISÃO DE CINCO FOTOJORNALISTAS
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a segunda
A exposição resgata fotografias que buscam entender uma população brasileira muitas vezes invisibilizada e esquecida. Os cinco fotógrafos apresentados – André Dusek, Antonio Augusto Fontes, Ed Viggiani, João Roberto Ripper, Milton Guran – compartilham grande talento, com olhar sensível e generoso. As 13 imagens fazem parte do acervo itinerante do Banco do Brasil.
ARTES CÊNICAS
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard.
FIL 2023 – A COSMOGONIA DAS INFÂNCIAS
Teatro III, sala de ensaio (2º andar) e sala 26 (4º andar)
De 07 a 15 de outubro de 2023 – quarta a domingo
No início do universo, antes de tudo mesmo, nasceram as infâncias de todos os seres vivos; os do mundo real e os do mundo inventado. É a partir desses mundos que a edição deste ano do Festival de Intercâmbio de Linguagens oferece maravilhas afetivas para todas as infâncias, sem distinção de idade, para ritualizar os 20 anos do FIL: ópera com marionetes, dança em família, espetáculos feitos por – e para – crianças, observatório e ouvidoria das infâncias, além de vivências espetaculares e experiências de criança para criança, de criança para adulto, de adulto para criança. Vivências sensoriais, táteis e imersivas.
Idealização e curadoria: Karen Acioly.
Duração: de acordo com o espetáculo
Classificação indicativa: livre
VESTIDO DE NOIVA
Teatro II
De 11 de outubro a 06 de novembro de 2023 – quarta a sábado às 19h e domingos às 18h
A peça conta a triste história de Alaíde que, após ser atropelada por um carro em alta velocidade, entra em estado de choque. Oscilando entre a vida e a morte, mesclando realidade, memória e alucinação, Alaíde busca reconstruir sua própria história com a ajuda da enigmática Madame Clessi. Mantendo a dramaturgia original da peça escrita na década de 40 por Nelson Rodrigues, a montagem do Grupo Oficcina Multimédia incorpora soluções cênicas que colocam em diálogo simultâneo o teatro, o vídeo e o movimento coreográfico de cenário e objetos.
Duração: 90 minutos
Texto: Nelson Rodrigues (1943); Direção, concepção cenográfica e figurino: Ione de Medeiros.
Classificação indicativa: 14 anos
AZIRA’I
Teatro I
De 12 de outubro a 06 de novembro de 2023 – quinta a domingo às 19h
"Azira'i" é um espetáculo sobre a relação entre uma filha e sua mãe. Com a dramaturgia construída a partir das memórias da atriz Zahy Tentehar, este solo autobiográfico resgata a sua vivência com a mãe, Azira'i Guajajara, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram. Zahy alterna cenas em português e também em Z'eng eté, sua língua de origem, trazendo também para o centro da cena o debate sobre os processos de aculturamento aos quais foi submetida.
Dramaturgia: Zahy Tentehar e Eduardo Rios; Direção: Denise Stutz e Eduardo Rios; Direção de arte: Batman Zavarese.
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
BRÁS CUBAS
Teatro II
Até 1º de outubro – Domingo, às 18h
Machado de Assis reflete sobre a formação do povo brasileiro. Entre tiradas filosóficas e metafísicas, o defunto Brás Cubas rememora sua intensa e frívola vida burguesa, no Rio de Janeiro do século 19, no meio de amores frustrados e a invenção de um remédio para a cura do grande mal da humanidade: a melancolia.
Direção: Paulo de Moraes. Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça. Elenco: Sérgio Machado, Jopa Moraes, Bruno Lourenço, Isabel Pacheco, Felipe Bustamante, Lorena Lima e os músicos Ricco Viana e Rafael Tavares.
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
BABILÔNIA TROPICAL
Teatro I
Até 1º de outubro – Domingo, às 18h
O espetáculo propõe um mergulho no Recife do século XVII, quando os holandeses chegaram ao Nordeste brasileiro em busca das riquezas do açúcar. As contradições do projeto de modernidade nascente e sua violência nos cruzamentos entre gênero, classe e raça, e as transformações que iriam ditar os rumos do mundo, são investigadas através da história de Anna Paes, uma controversa mulher que viveu no período e escreveu um bilhete até hoje guardado no Arquivo Nacional dos Países Baixos. O que os nossos desejos têm a ver com isso?
Direção geral: Marcos Damigo; Dramaturgia: Ermi Panzo e Marcos Damigo; Elenco: Carol Duarte, Jamile Cazumbá, Ermi Panzo e Leonardo Ventura; Direção musical: Adriano Salhab a e Rafael Tavares.
Duração: 84 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
OUTRA REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Teatro III
Até 02 de outubro de 2023 – domingo, às 18h e segunda, às 19h
Após o sucesso da montagem de ‘’Uma revolução dos Bichos’’, a Cia teatro Esplendor volta a visitar a seminal obra de George Orwell. Nesta nova versão em formato de monólogo, o ator Gustavo Damasceno, dá vida ao protagonista e narrador da história, o porco Napoleão, além de se desdobrar nos mais variados personagens da fazenda que compõem aquela fábula distópica.
A partir da obra de George Orwel. Dramaturgia: Daniela Pereira de Carvalho Direção: Bruce Gomlevsky Elenco: Gustavo Damasceno
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
MÚSICA
Entrada gratuita
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.
Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação etária: livre
CONCERTOS DE CÂMARA – PETROBRAS SINFÔNICA
Sala 26 (4º andar)
De 26 a 28 de outubro de 2023 – quinta a sábado, às 19h
A Orquestra Petrobras Sinfônica traz ao CCBB uma série de câmara inédita, com repertórios propostos e interpretados pelos músicos da orquestra em várias formações. Os grupos apresentam o melhor da música de câmara, viajando por vários formatos, estilos e influências.
26 de outubro – Quarteto de Cordas
27 de outubro – T'RIO
28 de outubro – Quarteto Ventura
Classificação etária: livre
CINEMA
A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE
Cinema I
Até 16 de outubro de 2023
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Sucessos de bilheteria em todo o mundo, as animações da Pixar Studios conquistam adultos e crianças a cada lançamento, marcando gerações e estando na memória das pessoas. Então, nada melhor que reunir os grandes sucessos do estúdio em uma mostra. A curadoria apresenta desde as primeiras produções da Pixar, com As Aventuras de André e Wally B. (1984) e Luxo Jr. (1986), passando por outros curtas-metragens e chegando até grandes sucessos do estúdio, como Toy Story, Os Incríveis, Carros, Monstros S.A. e Procurando Nemo. Além da exibição dos filmes, a mostra oferece outras atividades gratuitas, como oficinas lúdicas para o público infantil, debate e sessão comentada. Os filmes serão dublados e serão oferecidas sessões com recursos de acessibilidade.
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em https://ccbb.com.br/rio-de-
RIO MOUNTAIN FESTIVAL 2023
Cinema I
De 18 a 22 de outubro de 2023
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
O “Rio Mountain Festival” apresenta uma seleção de filmes sobre a prática de atividades ao ar livre, esportes de aventura, responsabilidade socioambiental e cultura. São 12 sessões com os mais diversos temas de montanha, incluindo seis longas-metragens de vários países, entre eles Brasil, França, Itália, Bulgária, Espanha, Chile, Polônia, Canadá e Áustria. Além do cinema, você poderá aproveitar a exposição fotográfica “Quando a montanha chama”, de Aline Fortuna, literatura e palestras sobre audiovisual.
Curadoria: Abelardo Walsh, Alexandre Diniz, Bianca Lorena, Jéssica Marinho e Marcus Araújo.
Confira a classificação indicativa e a programação completa dos filmes “Rio Mountain Festival 2023 – 18ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha” em: https://www.
MOSTRA ALEMÃ DE CINEMA – ELAS DIRIGEM!
Cinema I
De 25 de outubro a 06 de novembro de 2023
Entrada gratuita.
A mostra “Elas Dirigem” apresenta ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã, expressa em 13 obras produzidas por cineastas germânicas, a fim de dar visibilidade ao cinema feminino produzido nos últimos anos no país. Serão exibidos filmes que revelam um panorama contemporâneo da produção do país, com muitas obras sequer lançadas no Brasil, fortalecendo o protagonismo de diretoras mulheres e proporcionando ao público o acesso a um recorte dessa filmografia ainda pouco disseminada entre os espectadores brasileiros.
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em: https://ccbb.com.br/rio-de-
IDEIAS
CLUBE DE LEITURA CCBB 2023 – com Gonçalo Tavares
Biblioteca - 5º andar
11 de outubro - Quarta-feira - 17h30min
O CCBB recebe em outubro o escritor português Gonçalo Tavares. Editado em dezenas de países, dos Estados Unidos ao Timor, da Argentina à China, Gonçalo é o segundo autor português mais traduzido, logo atrás de José Saramago. Em duas décadas de atividade, publicou livros em diferentes gêneros literários, recebendo prêmios em Portugal e no exterior, entre eles o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prêmio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia) e Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), entre outros. Sua obra deu origem também a peças de teatro, dança, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, além de manifestações culturais. O livro escolhido pelo público no Instagram foi "Uma menina está perdida no seu século à procura do pai".
O evento acontece na Biblioteca Banco do Brasil, criada em 1931, especializada nas áreas de artes, literatura e ciências sociais, com um acervo de cerca de 200 mil exemplares e aproximadamente 1.400 m².
Curadoria e mediação: Suzana Vargas
Classificação indicativa: 14 anos
ESPAÇO CONCEITO – FUTURO PRESENTE 2023
Entrada gratuita.
Térreo - Quarta a domingo
O Espaço Conceito Banco do Brasil apresenta um modelo único de agência, que alia atendimento bancário a ambientes de interação, informação e programação cultural. Um espaço de convivência com arena, coworking, vitrine empresa, laboratório maker, salas de reunião para clientes e terminais de autoatendimento bancário para clientes Banco do Brasil, e ainda conta com o tradicionalismo Café Confeitaria Colombo.
Programação Futuro Presente 2023 - O projeto está de volta com mais um ciclo de palestras/bate-papos, oficinas maker e pocket shows que apontam para o futuro e abordam empreendedorismo, conquistas, inovação e tecnologia. O 2º ciclo do projeto segue até novembro com convidados que estão se destacando em suas áreas de atuação e que vão tratar de temas inspiradores e atuais.
07/10 – 11h, 12h30, 15h e 16h30. OFICINA Laser criativo: descubra a arte do corte a laser (a partir de 5 anos). Facilitadores: João Azevedo e Pedro Azevedo
11/10 – 19h. PALESTRA Quanto futuro temos pela frente?! com Ailton Krenak. Mediação: Pâmela Carvalho
14/10 – 11h, 12h30, 15h e 16h30. OFICINA Robótica maker e criação de games em
Scratch (a partir de 6 anos). Facilitadores: Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo
Wall e Natália Henriques de Pinho
18/10 – 18h. PALESTRA A diversidade como escolha inteligente, com Rodrigo França. Mediação: Samuel Souza
21/10 – 11h, 12h30, 15h e 16h30. OFICINA Realidade virtual: Exploradores do espaço virtual e Artista do meu próprio universo (a partir de 11 anos). Facilitador: Velez
27/10 – 18h. POCKET SHOW: Luthuly
28/10 – 11h, 12h30, 15h e 16h30. OFICINA Modelagem e impressão 3-D (a partir de 4 anos). Facilitadores: João Azevedo e Pedro Azevedo
Atendimento bancário - dias úteis, 9h às 17h
Confira a programação completa em bb.com.br/espacoconceito
JUNTA LOCAL
Entrada gratuita
Praça da Pira
14 e 15/10 - Sábado e Domingo - 11h às 18h
Nenhum comentário