[News]19 de setembro: uma data dedicada ao Teatro Nacional

 19 de setembro: uma data dedicada ao Teatro Nacional





A BibliON selecionou livros para que você possa aprender mais sobre o mundo mágico dos atores

É estudante de teatro? Quer aprender mais sobre o tema? A BibliON - biblioteca digital gratuita de São Paulo - selecionou cinco obras imperdíveis para você aprofundar seus conhecimentos sobre essa fascinante expressão artística. São livros que abordam desde a história do teatro até técnicas de atuação e dramaturgia. Confira abaixo a lista das obras selecionadas:

 

O ator impuro: quatro ensaios breves sobre teatro - Afonso Nilson

O que quer o público de teatro? Até que ponto o teatro é uma ameaça ao fascismo e à intolerância? O que é um bom ator? São algumas das questões abordadas nos quatro ensaios que compõem O Ator Impuro, do dramaturgo e pesquisador Afonso Nilson B. de Souza.  Neste livro, o autor reflete sobre algumas das questões mais urgentes para as artes cênicas no país, como a ascensão da censura, capacidade e possibilidades de difusão das artes em cidades periféricas, novas configurações e interesses das plateias contemporâneas, bem como uma reflexão sobre criatividade e limitações técnicas na formação de atrizes e atores.  O ensaio que dá nome à coletânea, O ator impuro, foi o vencedor, em 2015, do Prêmio Iberoamericano de Ensaios sobre Teatro, promovido pelo CELCIT - Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral, uma das mais representativas instituições de formação e difusão das artes cênicas na América Latina.  A edição conta também com o prefácio da crítica e pesquisadora teatral Beth Néspoli, que salienta que a "escrita fluente e um autor que não se exime de confrontar, com honestidade intelectual, as questões de seu tempo" constituem algumas das razões para a repercussão dos textos.

Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès - Jean-Pierre Sarrazac
Poética do Drama Moderno procura definir o novo paradigma da forma dramática surgida nos anos 1880 e que ainda enforma as dramaturgias contemporâneas. A obra estabelece uma ponte entre as primeiras peças da modernidade do teatro, como as de Ibsen, Strindberg e Tchékhov, e as mais recentes, de um Heiner Müller, um Bernard-Marie Koltès ou de um Jon Fosse. Assim, Jean-Pierre Sarrazac põe em evidência a dimensão rapsódica do drama moderno: uma estrutura aberta, profundamente heterogênea, em que os modos dramático, épico e lírico, e até mesmo o argumentativo (dialogismo filosófico que se articula pelo diálogo dramático), não param de compor e sobrepor. Longe de subscrever as ideias de decadência (Lukács), de obsolescência (Lehmann) ou de morte do drama (Adorno), este título que a editora Perspectiva publica em sua coleção Estudos delineia os contornos sempre dinâmicos de uma forma cuja liberdade não significa, de modo algum, ausência de forma.

A preparação do ator - Constantin Stanislavski

Coube a Stanislavski a importante tarefa de sistematizar os conhecimentos intuitivos dos grandes atores do passado e de explicação ao ator contemporâneo como agir no momento da criação ou da realização. O seu sistema não é uma continuação das ideias expostas nos velhos manuais. É antes uma quebra da tradicional maneira de ensinar. O trabalho do ator, segundo o sistema de Stanislavski, não equivale a um estilo de representação. É, como qualquer técnica, um meio e não uma finalidade. É o próprio Stanislavski quem diz: "Ele (seu sistema) só tem utilidade quando se transforma numa segunda natureza do ator, quando este deixa de se preocupar com ele e quando seus efeitos começam a aparecer naturalmente em seu trabalho." A técnica deve ser absorvida e nunca aparecer na realização. Este é o resultado, e a técnica funciona então como estímulo ao processo criador.

Seis textos breves para estudantes de teatro - Afonso Nilson

"Seis textos breves para estudantes de teatro" é uma coletânea de peças teatrais escrita para grupos de alunos e professores de artes cênicas. São ideais para exercícios de cena, provas das disciplinas de encenação e direção, bem como montagens de fim de ano ou curriculares de cursos de teatro. Escritos entre 1999 e 2005, os textos abordam temáticas diversas, algumas contundentes. A maioria dos textos mantém um viés cômico, utilizando recursos como a ironia e o nonsense. Como os textos foram escritos para grupos específicos, as formações variam entre monólogos, duos, trios e para elencos maiores, com até onze atores. Os textos vêm sido encenados ao longo dos anos por alunos universitários de artes cênicas, escolas livres de teatro, grupos amadores, bem como em eventos como festivais e mostras de cenas curtas." Gerson Norse (diretor e professor de teatro)

A criação de um papel - Constantin Stanislavski
Constantin Stanislavski é, ao lado de Meyerhold, Piscator e Brecht, uma das mais brilhantes personalidades da história contemporânea do teatro. O grande ator, produtor e diretor russo foi um inovador das artes cênicas em todos os campos. Seus "manuais" sobre a representação teatral constituem hoje bibliografia básica e indispensável para todos aqueles que desejam iniciar-se na carreira teatral ou aprimorar sua capacidade de comunicação com o público. A criação de um papel é o terceiro volume de uma trilogia — completada pelos títulos A preparação do ator e A construção da personagem — fundamental a todos quantos se interessam pelo teatro, sejam simples espectadores ou profissionais da arte cênica. Nela, o famoso fundador do Teatro de Arte de Moscou condenou não só a sua vasta e intensa experiência de diretor teatral, mas sobretudo sua vivência cultural e todo o seu saber de homem e de artista. No livro, Stanislavski dedica-se a estudar "a preparação de papéis específicos, a partir da primeira leitura da peça e do desenvolvimento da primeira cena", dissecando todo o trabalho que um ator deve executar para esquecer sua própria individualidade e assumir outra — aquela à qual vai dar vida no palco. A criação de um papel foi traduzido da edição americana pelo crítico e diretor teatral Pontes de Paula Lima, divulgador no Brasil dos processos cênicos criados por Stanislavski.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. 

O sistema de busca permite a  utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras. 

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