[News]CCBB RJ REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA 17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

 CCBB RJ REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA 17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

 

Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana especial acontece de 18 a 24/09/2023, com o tema "Memórias e Democracia, pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”


 

  

  

Na semana da 17ª edição da Primavera dos Museus, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro destaca a programação especial.  

 

Valorizando a cultura negra, a exposição ‘’Heitor dos Prazeres é Meu Nome’’ pode ser vista em seu último dia, 18/09. O multiartista compôs e pintou a felicidade e cotidiano do povo negro. A exposição, que já recebeu mais de 270 mil visitantes, ganhou recentemente um espaço de celebração no hall da biblioteca no 5° andar. 

 

Uma exposição se despede para que outra diga olá. "Um Certo Brasil - na visão de cinco fotojornalistas" é a nova exposição em exibição no 4° andar junto ao Museu Banco do Brasil. Confira fotografias do acervo, que mostram uma população muitas vezes invisibilizada e esquecida. 


Já no teatro, o espetáculo “Babilônia Tropical: A Nostalgia do Açúcar” mostra as contradições de gênero, classe e raça que se perpetuam até hoje e podem ser conferidas na peça que se debruça sobre a Recife do século XVII. 

A peça planejou um debate especial com o tema "Como ver a cultura no Brasil Colonial que Insiste em Existir", que acontece em 24/09, domingo, às 15h. Com a pesquisadora Aza Njeri e participação do elenco e equipe do espetáculo.


O CCBB Educativo também planejou um painel temático especial para a ocasião. Dia 23/09, sábado, às 14h, três convidadas debatem sobre "Memória e Democracia". Participação da atriz Melissa Coelho, artista Agrippina Manhattan e da Prof Dra ione do Carmo.  

 

Mais informações e programação completa em: bb.com.br/cultura   

 

 
 

Sobre a Primavera dos Museus 


A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiros de Museus (Ibram), que ocorre anualmente na primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. O tema desse ano é ‘’Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombola’’, com o objetivo de reconhecer e promover o reconhecimento e valorização das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção de suas próprias memórias. A 17ª edição será de 18 a 24 de setembro.  

  

  

SOBRE O CCBB RJ   

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).    



 

 

O CCBB possui bilheteria física e online.  

Para informações e ingressos, consulte bb.com.br/cultura

Funcionamento CCBB Rio: Quarta a segunda, 9h às 20h  

Nenhum comentário