[News]Distribuidora americana de “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, contrata empresa líder de premiações mirando o Oscar



Integrando a short list da Academia Brasileira de Cinema como um dos seis filmes para representar o Brasil no Oscar 2024, “Retratos Fantasmas”, dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho e produzido por Emilie Lesclaux, conta com a distribuidora americana Grasshopper para promover o lançamento nos Estados Unidos. 

 

Baseada na repercussão internacional do longa, que estreou na Seleção Oficial do Festival de Cannes e foi selecionado para mais de 30 festivais internacionais, a distribuidora contratou a Cinetic Marketing, empresa líder na temporada de premiações e campanhas para o Oscar dos últimos anos. Na cerimônia de 2023 da Academia, a Cinetic teve 18 vitórias para filmes que divulgou incluindo as principais categorias, além de Filme Estrangeiro, Animação e Documentário.  

 

Entre os filmes divulgados pela Cinetic de Ryan Werner para campanhas de Oscar estão: “Everything Everywhere All at Once” (“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”), “Parasita”, “Drive My Car”, “A Grande Beleza”, “Another Round (Druk – Mais uma rodada)”, “Moonlight”, “Ida” e “The Power of the Dog” (“Ataque aos Cães”).  

 

Nos últimos três anos, três documentários foram indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: “Flee – Nenhum lugar para chamar de lar”, de Jonas Poher Rasmussen; “Honeyland”, de Tamara Kotvska e Ljubomir Stefanov; e “Collective”, de Alexander Nanau.  

 

Nos Estados Unidos, "Retratos Fantasmas” vai estrear nos cinemas após o Festival de Cinema de Nova York (NYFF), onde faz parte da prestigiosa seleção Main Slate, seleção principal do festival. Antes, será exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tradicional evento que traz as apostas de filmes para a temporada de prêmios, onde participa na categoria Wavelengths, que reúne “filmes que expandem nossas noções sobre cinema”. 

 

No Festival de Veneza para o lançamento do filme “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, a produtora Emilie Lesclaux, que já fez mais de 1,5 milhão de espectadores no Brasil com os longas “Bacurau”, “Aquarius” e “O Som ao Redor”, e produziu mais de 10 filmes no País, comemora a terceira semana de exibição simultânea de “Retratos Fantasmas” no Brasil e em Portugal e a estreia comercial nos cinemas na Espanha no dia 27 de outubro e na França no dia 1º de novembro. Com 55 cópias no Brasil, “Retratos Fantasmas” é o documentário brasileiro mais visto dos últimos cinco anos, devendo fechar o próximo fim de semana com 40 mil espectadores. 

 

SINOPSE 

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.  

 

Detalhes técnicos: Brasil (2023), Documentário, 91 min., Cor/P&B, DCP (FLAT, 1.37:1, 1.85:1, 2.35:1) som 5.1 

 

FICHA TÉCNICA 

Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho 

Produção: Emilie Lesclaux para a CinemaScópio 

Coprodução e distribuição: Vitrine Filmes 

Montagem: Matheus Farias, edt 

Direção de fotografia: Pedro Sotero, abs 

Fotografia adicional: Kleber Mendonça Filho, Maira Iabrudi, Marcelo Lordello 

Pesquisa de imagens de arquivo: Karina Nobre, Cleodon Pedro Coelho 

Design de som: Kleber Mendonça Filho 

Montagem de Som e Mixagem: Ricardo Cutz 

Produtor associado: Marcelo Brennand 

 

KLEBER MENDONÇA FILHO | Diretor e roteirista 

Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Kleber Mendonça Filho tem um trabalho abrangente como crítico e programador. Foi responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco durante 18 anos, e escreveu para o Jornal do Commercio, no Recife, e outros veículos, como a Revista Continente e Folha de São Paulo. É diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife e curador-chefe do Cinema do Instituto Moreira Salles.  



Como realizador, migrou do vídeo, nos anos 90, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes, para o digital e o 35mm na década de 2000. Seus curtas-metragens (“A Menina do Algodão”, “Vinil Verde”, “Eletrodoméstica” e “Recife Frio”) receberam mais de 100 prêmios no Brasil e no exterior.  

Seu primeiro longa-metragem é o documentário “Crítico” (2008), realizado ao longo de nove anos. Em 2014, realizou “A Copa do Mundo no Recife”, documentário de 15 minutos feito para o Canal SporTV e Casa de Cinema de Porto Alegre.  



“O Som ao Redor” (2012) foi seu primeiro longa de ficção, exibido em mais de 100 festivais internacionais, lançado comercialmente em 14 países, e vencedor de 32 prêmios. O filme foi o representante brasileiro no Oscar 2014 e considerado “Um dos 10 Melhores Filmes do Ano" pelo jornal The New York Times.  

“Aquarius” (2016), seu segundo longa, teve uma carreira ainda mais prestigiosa, estreando na competição do Festival de Cannes e distribuído em mais de 100 países.  



Em 2018, codirigiu e corroteirizou, ao lado de Juliano Dornelles, “Bacurau”, que estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri.  

 

EMILIE LESCLAUX | Produtora 

Emilie nasceu na França e criou, ao lado de Kleber Mendonça Filho, a CinemaScópio, em 2008. Nos últimos 12 anos, tornou-se uma produtora de destaque no Brasil, produzindo oito curtas-metragens, oito longas e uma série, “Delegado”, de Leonardo Lacca e Marcelo Lordello, ainda inédita, somando mais de 250 prêmios. Seu último filme lançado nos cinemas, “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes. 

 

CINEMASCÓPIO | Produtora | www.cinemascopio.com 

A Cinemascópio é uma produtora independente pernambucana, criada por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. Nos anos 2000, os curtas-metragens de Kleber, “A Menina do Algodão” (2003), “Vinil Verde” (2004), “Eletrodoméstica” (2005), “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” (2006), “Recife Frio” (2009) e o documentário longa-metragem “Crítico” (2008) ganharam mais de 100 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Entre 2008 e 2015, a CinemaScópio também se destacou como uma das principais produtoras audiovisuais do Recife, produzindo ou coproduzindo filmes de jovens talentos, como Leonardo Sette (“Ocidente”, “Confessionário”), Tião e Nara Normande (“Sem-Coração”), Juliano Dornelles (“Mens Sana in Corpore Sano”) e Leonardo Lacca (“Permanência”). Em 2013, a CinemaScópio lançou o longa de ficção “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, selecionado em mais de 100 festivais e vencedor de 32 prêmios. O filme foi escolhido pelo The New York Times como um dos 10 melhores filmes do ano e representou o Brasil no Oscar. “Aquarius”, segundo longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sonia Braga, estreou na competição principal do Festival de Cannes em maio de 2016. Foi distribuído em mais de 100 países e ganhou 51 prêmios em festivais. “Bacurau”, codirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri. A CinemaScópio também é responsável pela realização do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que se tornou um dos eventos de cinema mais importantes do país desde sua criação, em 2008. 

 

VITRINE FILMES | Coprodutora e distribuidora | www.vitrinefilmes.com.br 

A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas apenas no Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.   



Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros.  



Desde 2021, Vitrine produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores no Brasil; o romance adolescente "Jogada Ensaiada", de Mayara Aguiar, em desenvolvimento; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; "Caigan Las Rosas Blancas" (White Roses, Fall!), de Albertina Carri, a continuação de "Las Hijas del Fuego", distribuído pela Vitrine Filmes em 2019.  

 





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