[News] Acorda! Coletivo de Música homenageia Pixinguinha no Salão Assyrio, no Theatro Municipal

 Acorda! Coletivo de Música homenageia Pixinguinha no Salão Assyrio, no Theatro Municipal



Acorda! Coletivo de Música celebra a importância de Pixinguinha para a música popular brasileira, no local onde o compositor iniciou sua lendária trajetória: o Salão Assyrio, no subsolo do Theatro Municipal, dia 5 de novembro, às 11h, a preços populares. Formado em 2022 por Alexandre Brasil (OSB), Alexandre Fenerich (UNIRIO), Nayara Tamarozi (OSTM) e Bernardo Fantini (OSB), Acorda! é o mais novo conjunto de experimentação sonora da cidade do Rio de Janeiro e tem o objetivo de realizar apresentações de alta qualidade de repertório e diversidade de composições.


Sucesso das manhãs de domingo no Theatro Municipal, em novembro a série Música no Assyrio se junta ao Acorda! Coletivo de Música para homenagear o compositor, maestro, arranjador, flautista e saxofonista, Pixinguinha. A apresentação do coletivo terá no repertório os sucessos do grupo que Pixinguinha fez parte, o “Oito Batutas”, e as músicas “Carinhoso”, “Ingênuo”, “Sofres porque queres”, “Fala Baixinho”, entre outras composições do artista. Os arranjos são de Leonardo Bruno, Zelito Medeiros, Alexandre Fenerich, Alexandre Brasil e Nayara Tamarozi.


Há 90 anos, no subsolo do Theatro Municipal, havia um restaurante considerado um ponto de encontro relevante para a alta sociedade carioca. Foi no Salão Assyrio que o primeiro grupo de música popular brasileira a obter prestígio internacional, “Os oito batutas”, se apresentou diversas vezes. Um dos integrantes do grupo era o grande compositor Pixinguinha, homenageado pelo Theatro Municipal em 2023 pelo cinquentenário do seu falecimento.


Acorda! Coletivo de Música proporciona ao público a audição de obras consagradas e a descoberta de novas peças do repertório camerístico nacional e internacional, com destaque para as diversas linguagens musicais dos compositores contemporâneos e latino-americanos, do clássico ao popular, além de composições dos próprios integrantes do grupo. Em 2022, Acorda! estreou com o concerto da série Clássicos Domingos do Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola com obras de Dittersdorf, Cartola, Guerra-Peixe, Waldir Azevedo, Baden Powel e Chiquinha Gonzaga. 


O grupo já tocou no programa “Sala de concerto”, da Rádio MEC, na série “Música na UNIRIO” e no encontro de poetas “CEP 20.000”, no Sarau da livraria Beco das Letras. Contemplado no edital de ocupação musical do Museu de Arte do Rio (MAR), o coletivo participa, em 2023, do edital de ocupação do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), promovendo concertos e oficinas. Acorda, vem ouvir! 


SERVIÇO:

Acorda! Coletivo de música homenageia Pixinguinha no Assyrio

Quando: 5 de novembro de 2023 (Domingo) às 11:00

Local: Salão Assyrio do Theatro Municipal- Praça Floriano s/n

Ingressos: R$ 20 inteira/ R$ 10 meia

Compras no site do Theatro Municipal: https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/apresentacao/c5f9dfedce24ef6eecdb1da576cfc509ab9380ef 

Nenhum comentário