[News] Cartazes criados em homenagem aos 25 anos da Globo Filmes ficarão expostos na Cinemateca Brasileira até 31 de outubro durante a Mostra em São Paulo

 

Fotos da exposição por Claudio Pedroso

Criados por 25 artistas brasileiros, os 25 cartazes que trazem a releitura de grandes longas-metragens que marcaram a trajetória da Globo Filmes ficarão expostos na Cinemateca Brasileira até o dia 31 de outubro durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A campanha celebra os 25 anos da coprodutora, considerada uma das maiores impulsionadoras do cinema nacional. O vídeo comemorativo da marca também reúne alguns dos cartazes e tem narração do ator Aílton Graça (“Mussum, o Filmis”), além de uma linguagem moderna e digital alinhada com a nova geração do público. 


“Nós só poderíamos fazer isso de um jeito moderno, com linguagem digital e pensamento alinhado com uma nova geração do público. Reapresentamos algumas das obras de maior sucesso através da releitura dos cartazes de 25 filmes por 25 artistas diversos. Esse encantamento provoca a curiosidade por uma marca tão conectada à sétima arte. A Globo Filmes, que há 25 anos é uma das principais responsáveis pela valorização da indústria do cinema nacional, faz questão de continuar colaborando para o engrandecimento da nossa cultura”, explica o gerente sênior de criação da Globo, Alexandre “Nego Lee” Popoviski. 


 


Com supervisão do diretor de arte Rodrigo Bleque, os 25 cartazes da campanha e os respectivos artistas são: “Cidade de Deus” (Julia Custódio), “Minha Mãe é Uma Peça” (Carol Santos), “2 Filhos de Francisco” (André Hernandez), “Tropa de Elite 2” (Adriano Motta), “Os Normais” (Duda Aquino), “Bacurau” (Aline Bispo), “Lisbela e o Prisioneiro” (Fernando Sargo), “Se Eu Fosse Você” (Mayara Lista), “Simão, o Fantasma Trapalhão” (Otavio Camargo), “Que Horas Ela Volta” (Victor Amaral), “Marighella” (Diego Justino), “Carandiru” (Thiago Couceiro), “Xuxa e os Duendes” (Filipe Lampejo), “Cazuza – O Tempo Não Para” (Raphael de Luca), “D.P.A, o Filme” (Jana Glatt), “O Ano em que Meus País Saíram de Férias” (Victor Vasconcelos) “O Auto da Compadecida” (Cristiano Dourado), “Medida Provisória” (Renan de Moraes), “Orfeu” (Giulia Santos), “Olga” (Lidia Brancher), “De Pernas Pro Ar 2” (Bruno Costa), “Faroeste Caboclo” (Giovanna Cianelli), “Flores Raras” (Julio Dui), “O Homem que Copiava” (Igor Arume) e “Ó Paí, Ó” (Darlís).   


“Quisemos trazer para essa campanha filmes importantes não só para a história da Globo Filmes, mas também para a história do próprio cinema nacional. Títulos que foram sucesso de bilheteria, longas aclamados pela crítica, além de filmes premiados nos festivais internacionais”, diz a head da Globo Filmes, Simone Oliveira.  


A seleção dos artistas responsáveis pelas releituras dos cartazes também faz parte de uma criteriosa curadoria que levou em conta atributos importantes que estão no DNA da Globo Filmes, como a diversidade regional, de gênero e de estilos. “Convidamos designers, artistas visuais, animadores, e ilustradores, de diferentes estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco para colaborarem com seus múltiplos olhares nesse trabalho”, complementa o gerente de criação Julio Marcello. 


 


Ficha técnica 


Campanha Globo Filmes 25 anos: 


Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão 


Diretor de Criação: Ricardo Moyano 


Gerente Sênior de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski  


Gerente de Criação: Julio Marcello 


Direção de Arte: Lorena Freire, André Hernandez, Rodrigo Bleque 


Redação: José Maranhão, Cristiano dos Santos  


  


Diretora de Marketing & Operações: Mariana Novaes 


Gerente Sênior de Atendimento: Suzana Prista 


Atendimento: Dryelle Primo, Nathália Perdomo 


  


Gerente de Produção: Ricardo Leo 


Coord. de Produção: Gabriela Bonn 


Produção Executiva: Fernanda Deway 


  


Diretor de Estratégia: Bernardo Magalhães  


Gerente Sênior de Planejamento: Bruno Altieri 


Planejamento: Diogo Machado, Lorena Carvalho 


  


Diretor Pós-produção e Design: Fernando Alonso 


Gerente Pós-produção e Design: Andrei Jiro 


Coord. Pós-produção e Design: Valerycka Rizzo, Renan de Moraes 


Motion Design: Carolina Miranda 


  


Montagem e Finalização: Nits Lab 


Locução: Aílton Graça 


Produção de áudio: Comando S 


 


Sobre a Globo Filmes:  


Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.   



 

Nenhum comentário