[News] “CIDADE RABAT”, dirigido pela cineasta portuguesa Susana Nobre, estreia no Festival do Rio 2023 - Mostra Expectativa

 

O filme teve sua estreia oficial no Festival de Berlim em fevereiro/23, estreia no Festival do Rio e seu lançamento comercial previsto para novembro.


SINOPSE

Helena tem 40 anos e uma filha de 12, chamada Maria, que vive com o pai em semanas alternadas. Ela trabalha como produtora de cinema e se sente sufocada pela burocracia de suas funções. Após a morte da mãe, Helena é atingida por um sentimento de orfandade, assombrado pelo ambiente mórbido que a envolveu nos últimos tempos. Esse olhar voltado às misérias e tristezas do mundo, e o fato de estar na metade da vida, despertam nela uma segunda adolescência. Exibido na mostra Forum no Festival de Berlim 2023.



EQUIPE TÉCNICA


Ficção


Cor/Color 101'


Portugal / França - 2023


Direção


SUSANA NOBRE


Roteiro


SUSANA NOBRE


Empresa Produtora


TERRATREME FILMES


Produção


JOãO MATOS


Empresa Coprodutora


KINOELEKTRON


Direção de Arte


CLáUDIA LOPES COSTA


Fotografia


PAULO MENEZES


 


Elenco:


Raquel Castro (Helena),


Paula Bárcia (mãe de Helena),


Paula Só (Lina),


Sara de Castro (Inês),


Laura Afonso (Maria)


DIRETORA SUSANA NOBRE


 


Susana Nobre

Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1974. É formada em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2006, fundou a Terratreme Filmes, uma das produtoras mais importantes do novo cinema português, responsável por filmes como Ama-San (2016), de Adriana Varejão, A Fábrica de Nada (2017), de Pedro Pinho, Campo (2018, 43a Mostra), de Tiago Hespanha, e O Fim do Mundo (2019, 43a Mostra), de Basil da Cunha, exibidos e premiados em festivais, tais como Cannes, Berlim, Roterdã e Londres. Como diretora, além de curtas e médias-metragens, realizou os longas Vida Activa (2014) e Tempo Comum (2018), apresentado no Festival de Roterdã.


 


 


BRETZ FILMES / LUIZ ERNESTO BRETZ / DISTRIBUIDOR


Distribuidora | Bretz Filmes 

A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando inicialmente como distribuidora no mercado de vídeo. Paralelamente, entre 2003 e 2011, Luiz Ernesto Mendes Bretz, seu fundador, foi diretor de distribuição na Videofilmes. Em 2011, a empresa iniciou sua atuação no mercado nacional e internacional, passando a adquirir títulos brasileiros e estrangeiros para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se em documentários e filmes de autor e cinema independente, nacional e internacional, lançando títulos como: "Woody Allen", "O Cavalo de Turim", "Nostalgia da Luz" e "Another Year". Mais recentemente, foram lançados os filmes "For Sama", “Honeyland", "Cézanne e eu", "Gabriel e a montanha", “Sinfonia de um Homem Comum” dentre outros. Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil.





Nenhum comentário