[News] “Criação de uma política de estado voltado para o audiovisual brasileiro” é o tema de destaque do RioMarket, segundo Walkiria Barbosa, Diretora Geral do evento e do Festival do Rio.
“Criação de uma política de estado voltado para o audiovisual brasileiro” é o tema de destaque do RioMarket, segundo Walkiria Barbosa, Diretora Geral do evento e do Festival do Rio.
O RioMarket, a prestigiada área de negócios do Festival do Rio, deu início às suas atividades às 10h desta quarta-feira, dia 04, em uma cerimônia de abertura que contou com a presença de um público expressivo, tanto presencial quanto online. O evento teve a presença marcante de figuras ilustres como Walkiria Barbosa (Diretora Geral do Festival do Rio e RioMarket), Marcelo Calero (Secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro), Tiago Mafra (Diretor - Ancine) e Leonardo Edde (Vice-Presidente - Firjan).
Em sua 25ª edição, o RioMarket busca atingir um marco significativo e, segundo Walkiria Barbosa, o foco principal reside na criação de uma política de estado voltada para o audiovisual brasileiro. A diretora do festival destacou ainda que estão programados encontros para reflexões sobre novos modelos de negócios, questões artísticas e as necessidades fundamentais do setor, com ênfase na importância do tripé da indústria, que envolve a produção, exibição e distribuição de conteúdos. Ela também chama atenção para as pautas que abordam o case da Coréia, atualmente o quarto maior exportador mundial de conteúdo audiovisual e a importância de uma boa relação entra Brasil e Coréia.
O legado do evento foi enfatizado por Tiago Mafra, diretor da Ancine, que expressou seu reconhecimento pelos frutos colhidos ao longo dos 25 anos do festival. Para Mafra, o RioMarket tem se destacado como uma vitrine fundamental para as rodadas de negócio da indústria audiovisual.
Marcelo Calero, Secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, abordou o aumento de projetos envolvidos nos editais de audiovisual e a importância de eventos com pautas alinhadas aos temas políticos, econômicos e culturais do Rio e do Brasil. Ele enfatizou que a produção audiovisual hoje é uma forma estratégica de inserção do Brasil no contexto global.
Leonardo Edde, Vice-Presidente da Firjan, encerrou as falas destacando a harmonia entre cultura e negócios, ressaltando que esses elementos não são antagônicos, mas sim complementares. O evento promete ser um marco para a indústria audiovisual, explorando não apenas o presente, mas também lançando olhares para o futuro desafiador e promissor dessa expressiva área cultural.
A programação do RioMarket se consolida-se como o principal Hub de Negócios, inovação e Intercâmbio de Projetos Audiovisuais na América Latina. Todas as informações sobre inscrições e programação do evento podem ser encontradas no site www.riomarket.com.br.
Serviço RioMarket
https://www.riomarket.com.br
Endereço: Rua do Russel, 76, Glória - Rio de Janeiro, RJ
(Próximo à estação de metrô da Glória)
Nenhum comentário