[News] A diversidade feminina não apenas enriquece a indústria audiovisual, mas é essencial para garantir uma representação autêntica e variada de experiências e perspectivas.

 A diversidade feminina não apenas enriquece a indústria audiovisual, mas é essencial para garantir uma representação autêntica e variada de experiências e perspectivas.



A programação do RioMarket desta quinta-feira, 05,  teve como destaque o painel "Globo Filmes e Telecine Apresentam: Diversidade Feminina no Audiovisual", que revelou profundas reflexões sobre a presença feminina em todos os aspectos da indústria cinematográfica. A discussão foi conduzida pelas jornalistas Bruna Scot (Especialista de Conteúdo da Telecine) e Renata Boldrini (Especialista em Cinema da Telecine), contando com a participação de Carolina Rapp (Gerente de Conteúdo da Globo Filmes), Simone Oliveira (Had Comercial da Conspiração Filmes e Gerente de Marketing da Mobz), Laís Bodanzky (Cineasta da Buriti Filmes) e Sabrina Fidalgo (Diretora da Fidalgo Produções).

A mesa, composta exclusivamente por mulheres, destacou a persistente desigualdade nos sets de filmagem, nas salas de roteiro e na liderança, sublinhando a necessidade urgente de uma mudança estrutural para promover a diversidade de perspectivas. Ficou evidente a importância do falar e agir para impulsionar o crescimento do cinema brasileiro com uma abordagem mais inclusiva. O debate também abordou a necessidade de políticas públicas, formação profissional e conscientização nos recursos humanos para criar oportunidades para mulheres em todos os níveis da indústria audiovisual.

Além disso, a discussão enfocou a construção de equipes mais diversas nos sets e destacou a necessidade de uma mudança cultural para superar estereótipos e promover uma indústria mais igualitária. As participantes compartilharam experiências pessoais e destacaram a importância das marcas, como o Telecine, no apoio à capacitação feminina por meio de cursos. A palestra encerrou reforçando que a diversidade feminina não apenas enriquece a indústria audiovisual, mas é essencial para garantir uma representação autêntica e variada de experiências e perspectivas.

O RioMarket tem uma programação recheada incluindo rodadas de negócio e painéis que abordaram variados temas. Pela manhã, o público ouviu sobre o áudio imersivo que une técnica e criatividade em shows, filmes, séries e games. Também entrou em pauta o streaming na CTV como novo modelo de negócio, e suas aplicabilidades práticas que possibilitaram o surgimento de um novo player, com uma forma inovadora de licenciar, programar e consumir audiovisual. Falando sobre modelo de negócio, a Paramount+ teve espaço para mostrar os critérios, características dos projetos e subgêneros de interesse para possíveis parcerias.

O streaming voltou à programação na parte da tarde com a fala de executivos brasileiros que atuam nessas plataformas. O público teve a oportunidade de aprender sobre financiamento, desenvolvimento, concepção criativa até a entrega final com empresas de VOD no mercado de conteúdo brasileiro. A Inteligência Artificial também retornou como pauta nesta quinta-feira, agora, com viés publicitário, oferecendo uma visão detalhada sobre como a IA foi utilizada para trazer Elis Regina de volta à vida digitalmente na campanha da Volkswagen.

Nesta sexta-feira, o RioMarket começará às 10h com mais dois painéis abordando a Inteligência Artificial. Serão analisadas as implicações legais e regulatórias da crescente integração da IA na produção e distribuição de conteúdo audiovisual, e seus impactos no Ecossistema do Audiovisual. Ainda no turno da manhã, o público poderá ver numa discussão que promete revelar como o “Series Mania” está moldando o cenário internacional das séries, promovendo a inovação e a colaboração global no mundo do entretenimento televisivo. No turno da tarde, temas como a experiência de produção internacional de séries, séries infanto-juvenis e seus desafios de linguagem e construção de narrativa, programação de festivais internacionais, a falta de transparência das plataformas digitais, novos limites de autorização de obras baseadas em fatos reais e muito mais!

O RioMarket vai até dia 13 de outubro, na Rua do Russel, 76, na Glória, no Rio de Janeiro. O público também tem acesso a conteúdos de forma on-line. Destacando-se como o principal Hub de Negócios, Inovação e Intercâmbio de Projetos Audiovisuais na América Latina, o evento promove uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, mesas redondas e rodadas de negócios. Os interessados podem encontrar informações sobre inscrições e a programação detalhada no site www.riomarket.com.br.

 

https://www.riomarket.com.br
Endereço: Rua do Russel, 76, Glória - Rio de Janeiro, RJ
(Próximo à estação de metrô da Glória)

Nenhum comentário