[News] Edson Natale lança “A música no Brasil que você toca” em Vitória na quinta-feira

 Edson Natale lança “A música no Brasil que você toca” em Vitória na quinta-feira



Livro conta histórias da música brasileira, algumas desconhecidas, outras simplesmente desconsideradas

 

A gravação do primeiro disco do Amapá, a primeira mulher latino-americana a reger a Filarmônica de Berlim e a enquete a respeito se uma mulher deveria ou não tocar trombone são algumas das histórias contadas no livro “A Música no Brasil que Você Toca”, de Edson Natale. O músico, produtor cultural, escritor e jornalista lança a publicação a convite da MM Projetos Culturais e do Formemus, na próxima quinta, dia 26 de outubro, no Vênus Bistrô Café, na Praia do Canto, às 19 horas. Na noite, bate-papo, autógrafo e música com Jahzz, banda dos músicos Jahfa e Gabriel Ruy.

 

O que um detetive em Recife da década de 1970, um flautista, que recepciona a Coluna Prestes em sua chegada à primeira capital do Piauí, em 1926, e a fuga de um garoto de 11 anos em Itabaiana, Sergipe, em 1929, têm em comum? É com algumas dessas perguntas e histórias que Edson Natale segue a itinerância de lançamentos de seu novo livro, “A música no Brasil que você toca”.

 

O livro traz, em 11 capítulos, diversas histórias que o músico e gestor cultural reuniu, pesquisou ou vivenciou ao longo de mais de 30 anos de viagens por todo o Brasil. O lançamento é fruto da parceria entre as editoras zarpaZanza e Paraquedas.

 

“Este livro é resultado de muitas andanças pelo Brasil. Me dei conta que estava, já há algum tempo, colecionando e anotando as histórias que ouvia ou vivenciava, e também os recortes, folhetos e livros que juntei, ganhei ou comprei nos sebos, até perceber que tinha reunido um material riquíssimo a respeito da música brasileira, de todas as regiões do país. Comecei a dar forma a uma narrativa para compartilhar essa infinidade de histórias e algumas delas, finalmente, estão neste livro; outras ainda aguardam novos mergulhos que se juntarão a futuras viagens e encontros”, afirma Natale.

 

Deslocando-se em viagens e encontros musicais pelo Brasil e desconsiderando supostos limites estéticos e temporais, Edson Natale alinhava neste livro histórias, causos e acontecimentos da música brasileira, alguns desconhecidos da maioria, outros simplesmente desconsiderados.

 

Independentemente de estilos, o autor recolheu (e acolheu) quinhões da música brasileira e desbastou-os para nos apresentar histórias fascinantes do Brasil através da música ou, se preferir, histórias da música por mão da imensidão do país em que vivemos. “A Música no Brasil que você toca” mantém do início ao fim a ambiguidade que o título propõe. Afinal de contas, que país é esse, no qual se cria uma das músicas mais potentes, belas e instigantes do planeta? O questionamento cabe a quem traduz o país em sons, através de composições e interpretações, e também a quem deseja desvendar, saber e compreender um pouco mais deste lugar chamado Brasil.

 

Sobre Edson Natale

 

Edson Natale descobriu-se músico na faculdade de agronomia, no início dos anos 1980, e desde então atravessa a vida de mãos dadas com a música e com outras pessoas que a amam. Nascido em São Paulo, em 1962, atuou no campo da gestão cultural por mais de vinte anos, como gerente do núcleo de música do Itaú Cultural e gerente-coordenador do Auditório Ibirapuera e de sua escola, dedicada à formação musical de estudantes da rede pública de ensino.

 

Além de discos como Nina Maika (1990), Calvo, com sobrepeso (2007), Âmbar – os afluentes da música(2020) e A egípcia e o mecânico (2022), lançou livros como A história do incrível Peixe Orelha Balila, a minhoca bípede, voltados para o público infantil. Com Cris Olivieri, é organizador da coletânea de textos Direito, arte e liberdade e do Guia brasileiro de produção cultural.

 

 

Serviço:

 

Lançamento do livro “A música no Brasil que você toca”, de Edson Natale

Quando: Dia 26 de outubro, quinta-feira

Horário: 19 horas

Onde: Vênus Bistrô Café. Rua Jaime Martins, 77, Praia do Canto, Vitória

Nenhum comentário