[News] Lançamento de publicações sobre corpos dissidentes e memória trans acontece neste sábado (14/10) no Hub Cultural Porto Dragão
Lançamento de publicações sobre corpos dissidentes e memória trans acontece neste sábado (14/10) no Hub Cultural Porto Dragão
O evento conta com uma roda de conversa sobre os livros "Inúmeras" e "Um Corpo para Dandara", de Levi Banida, que serão disponibilizados gratuitamente nos formatos e-book e audiolivro
O Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), convida para o lançamento das publicações "Inúmeras" e "Um Corpo para Dandara", de Levi Banida, neste sábado (14/10), às 16h, na Praça das Artes.
Gratuito e aberto ao público, o evento contará ainda com uma roda de conversa com artistas integrantes da Banida Plataforma, coletivo de criação e produção em arte contemporânea. O lançamento faz parte da programação do Circuito Plataforma Cruz - artes visuais autocuradas enquanto capilarização trans, travesti e não binárias na cidade de Fortaleza.
"Um Corpo para Dandara" tem como figura central de memória Dandara Kettley e debate sobre um ciclo de performances iniciados em 2017 que denuncia o transextermínio e transepistemicídio no Ceará. Já "Inúmeras" busca elaborar e democratizar uma publicação de retratos de pessoas trans vivas, a fim de criar uma documentação histórica de suas existências. Além disso, trata de um acesso ao cenário crescente de corpos dissidentes que, dentro do Ceará e no Brasil, rotineiramente, criam novos tensionamentos com as estruturas normativas.
Segundo a autora, neste livro também é proposto "um panorama de ações trans/travestis/não-binárias, que são constantemente postadas nas páginas da Banida Plataforma no instagram, e um mapeamento de artistas trans, travestis e não-bináries do Ceará".
As publicações serão disponibilizadas gratuitamente em formato de livro digital e audiolivro. Como estratégia de acessibilidade, este último conta com comentários que podem ser acessados por meio de QR Code.
"Inúmeras" é uma publicação aprovada no Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, Área - Cultura LGBTQIA+, subcategoria Memória LGBTQIA+ e é apoiada pela Secretaria de Cultura do Ceará, por meio da Lei nº 18.012 de 1º de abril de 2022. E "Um Corpo para Dandara" é apoiada pelo XII Edital de Incentivo às Artes, categoria Performance, lançado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2022, por meio da Lei n° 18.012 de 1° de abril de 2022.
SOBRE LEVI BANIDA
Curadora e gestora cultural na Banida Plataforma, Levi Banida é interartista fortalezense que pesquisa as relações entre gênero, performance, violência, interarte, ecologia, dança e criação. Mestre em Arte (2021) e Licenciada em Teatro (2018) pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Universidade Braz Cubas (UBC). Artista docente, atuando como professora concursada na Rede Pública de Ensino e em ONGs desde 2014. Atualmente atua nos projetos coletivos Coletiva Non Selected, Projeto Giraluas, Covil das Banidas e Inúmeras Projétil.
SOBRE O HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO
O Hub Cultural Porto Dragão faz parte das políticas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) com foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando por meio do planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação.
SERVIÇO
Lançamento dos livros "Inúmeras" e "Um Corpo para Dandara", de Levi Banida
Dia 14 de outubro, às 16h
Na Praça das Artes - Hub Cultural Porto Dragão
Gratuito e aberto ao público
Exposição "A Primeira Galeria do Mundo"
Aberta para visitação até dia 31 de outubro
Na Praça das Artes - Hub Cultural Porto Dragão (Rua Boris, 90c - Centro)
Gratuito e aberto ao público
Nenhum comentário