[News]"Cinco da Tarde” estreia na Mostra Competitiva da Première Brasil do Festival do Rio dia 12 de outubro e divulga cena inédita

 Texto, Ícone
Descrição gerada automaticamente 

 

"Cinco da Tarde estreia na Mostra Competitiva  

da Première Brasil do Festival do Rio dia 12 de outubro 

e divulga cena inédita 


 

 

Sessões: 

Estação Net Gávea, dia 12/10, às 19h15  

Cine Odeondia 13/10, às 13h30 

 

Sessão dia 12 com a presença do diretor Eduardo Nunes, das produtoras Fernanda Reznik e Izabella Fayaequipe e as atrizes Sharon Cho, Analu Prestes e Miwa Yanaguizawa. No dia 13, presença do diretor Eduardo Nunes e Sharon Cho. 

 

CINCO DA TARDE, com direção de Eduardo Nunes, estreia na Première do Festival do Rio no dia 12 de outubro. O filme, que terá a sua estreia mundial na competição do 25º Festival do Rio, e está programado para concorrer nos festivais europeus no primeiro semestre do próximo ano. 

 O filme é uma produção da 3 Tabela Filmes em coprodução com a produtora portuguesa Bando à Parte, com a distribuição da Vitrine Filmes. O filme foi realizado através de recursos do Primeiro Edital de Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de Niterói (RJ). 

 

Filmado em agosto de 2022 em locações de Niterói (cidade natal do diretor), em lugares como: Campo de São Bento, Igreja Porciúncula de Sant'Ana e o Edifício Cézanne (erguido onde já foi o antigo Cine São Bento). As filmagens contaram com a mesma equipe que trabalhou nos outros filmes do diretor Eduardo Nunes, que já trabalham juntos há mais de 30 anos, e que - em sua maioria - formou-se no Curso de Cinema da UFF. A finalização ocorreu em coprodução com Portugal, através da produtora Bando à Parte, onde foram realizados a edição de som, efeitos digitais, mixagem de som e música.  

 

SINOPSE 

 

Com a morte da avó, Anabel, uma jovem de 17 anos, aproxima-se de Meikouma tímida vizinha. Aos poucos, esta singela aproximação mostra-se reveladora de sentimentos escondidos e semelhanças improváveis. Voltando ao apartamento da avó, Anabel encontra uma estranha presença, que a faz compreender melhor o momento em que está vivendo.  

 

  

"CINCO DA TARDE é um filme que fala sobre o luto, sobre a nossa capacidade de lidar com as perdasas ausênciasMuito do que o filme se tornou surgiu durante o período da pandemia, quando ainda não podíamos filmar e eu trabalhei no roteiro. O clima de tristeza e uma espécie de luto coletivo estava em toda a parte, e eu acreditava que seria importante ter isso registrado na atmosfera no filme. Mas também alguma esperança, a ideia de também poder celebrar a vida.", declara o diretor. 

  

  

  

"A opção pela imagem em preto e branco é um pouco para o registro desse clima de tristezaAcredito que seria mais apropriado o filme trabalhar com essa ausência de cores e muitas sombras e contra-luz para conseguir esta atmosfera. E o mesmo se  pela opção de um formato mais quadrado da tela (formato 1,33:1) que nos deixa mais próximos dos personagensfilme foi realizado através do Primeiro Edital de Fomento do Audiovisual da Prefeitura de Niterói, e tenho muito orgulho disso. Pois acredito que a cidade tem um potencial enorme para o Cinema. Não à toa uma das mais importantes Escolas de Cinema do Brasil é aqui em Niterói. Este edital permitiu que eudepois de mais de 30 anos de carreira, filmasse pela primeira vez em minha cidade. E foi muito especial voltar a lugares onde passei a infância, como o Campo de São Bento e os arredores da Igreja Porciúncula de Sant'Ana. Além de fazer uma homenagem ao Cine São Bento, que meus pais frequentavam." Complementao diretor. 

  

   

 INFORMAÇÕES GERAIS  

 

título original CINCO DA TARDEtítulo em inglêsFIVE AT AFTERNOON 

país de produção  Brasilano de produção  2023 

duração125 minutes 

 

ELENCO  

Barbara Luz (Anabel)Analu Prestes (Avó de Anabel) 

Sharon Cho (Meiko)Miwa Yanaguizawa (Mãe de Meiko) 

 

EQUIPE  

direção e roteiro: Eduardo Nunes 

produção executiva]:  Izabella Faya, Fernanda Reznik & Rodrigo Areias 

diretor de fotografia: Mauro Pinheiro Jr, ABC 

diretor de arte:  André Weller e Marcos Reis       

Figurino: Luciana Buarque 

Montagem: Flávio Zettel, EDT       

assistente de direção:  Ana Izabel Aguiar  

Música: Paulo Furtado 

desenho de som:  Pedro Marinho 

Mixagem: Maurício D'Orey 

empresa produtora:  3 Tabela Filmes 

empresa coprodutora:  Bando à Parte 

distribuição: Vitrine Filmes 

 

 

SOBRE O DIRETOR  

Eduardo Nunes nasceu em 1969 na cidade de Niterói. Estudou na Escola de Cinema da UFF. Em 1994 dirigiu seu primeiro curta: SOPRO; seguiram-se outros quatro curtas, que, juntosganharam mais de 50 prêmios internacionais. Em 2012, realiza SUDOESTE, seu primeiro longa-metragem, que estreou na competição do Festival de Rotterdam, e foi exibido em 27 paísesganhando 23 prêmios (incluindo dois Fipresci e o prêmio Andrei Tarkovski). UNICÓRNIOseu segundo longa-metragem, estreou em 2018 no prestigiado Festival de Berlim (Berlinale), conta com Patricia Pillar e Zécarlos Machado no elenco. O filme foi exibido e premiado em diversos festivais internacionais. CINCO DA TARDE é o seu terceiro longa de ficção. 

 

 

 

SOBRE O ELENCO  

 

Barbara Luz é uma atriz mineira, filha dos atores Eduardo Moreira e Inês Peixoto do prestigiado Grupo Galpão, uma das mais tradicionais companhias de teatro do Brasil. Sua elogiada estreia em longa-metragem foi interpretando Maria, em UNICÓRNIO (de Eduardo Nunes), quando tinha apenas 13 anos e contracenou com Patricia PillarZécarlos Machado e Lee Taylor. Depois fez diversas séries (em canais como Star +), e recentemente terminou as filmagens de EU AINDA ESTOU AQUI, filme de Walter Salles Jr. baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Atualmente, Barbara estuda teatro na Sorbonne Université Paris, França. 

 

Meu encontro com Anabel começou em profundo interesse e incompreensão. As suas curvas emocionais eram complexas e eu não entendia muito bem o que acontecia dentro dela — apesar de serem sentimentos tão essencialmente humanos: a dor da perda, o alvoroço de ser acolhida, o medo de estar sozinha. Anabel foi crescendo em mim e pude ir entendendo mais quem ela era através dos seus afetosdiz Barbara. 

 

 

Sharon Cho é uma atriz filha de imigrantes sul-coreanos, ela cresceu em São Paulo, mas envolvida pela cultura do país de origem da sua família. A personagem Meiko de CINCO DA TARDE é a sua estreia em longas-metragens. Atualmente Sharon é muito conhecida por ser a protagonista da série de sucesso ALÉM DO GUARDA ROUPA da HBO MAX, que aborda o universo da cultura K-Pop. 

 

“ Foi muito emocionante fazer parte desse filme e viver a relação de Meio e Anabel. A direção do Eduardo Nunes tornou cada cena muito prazeroso de interpretar e sentir. É um filme que sabe valorizar os detalhes, o silêncio, o ar que uma cena carrega. Tudo isso de forma belíssima, conta Sharon. 

 

Analu Prestes é uma consagrada atriz de teatro e cinema. Nasceu em Santos (SP) e estreou em cinema em 1975 no clássico GUERRA CONJUGAL de Joaquim Pedro de Andrade. Conciliou a carreira na TV com importantes produções de cinema como COM LICENÇA EU VOU À LUTA (1986), BAIXO GÁVEA (1986) e ROMANCE DE EMPREGADA (1988). Analu tem uma extensa carreira em teatro, destacando-se a montagem do texto de Arthur Miller A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE em 1991.  

 

Miwa Yanaguizawa, nascida em São Paulo, filha de imigrantes japoneses, é uma prestigiada atriz e diretora de teatro há mais de três décadas. Como diretora realizou peças como CENSURA LIVRE, DO LADO DE CÁ, HOMEM DE BARROS, OS DOIS CAVALHEIROS DE VERONA, recentemente recebeu o Prêmio Shell de melhor diretora pela montagem ANASTÁCIA. Na TV atuou na última temporada de SESSÃO DE TERAPIA, dirigida por Selton Mello.  

 

SOBRE A EQUIPE  

 

A maior parte da equipe técnica do filme CINCO DA TARDE trabalha junta desde a década de 1990, nos primeiros curtas do diretor Eduardo Nunes. 

 

As produtoras executivas Fernanda Reznik e Izabella Faya são sócias da produtora 3 Tabela Filmes, e realizaram filmes como DERRAPADA (2022) de Pedro Amorim, UNICÓRNIO (2018) de Eduardo Nunes e 5 VEZES CHICO - O VELHO E SUA GENTE (2015) viagem poética através do rio São Francisco. O coprodutor portuguêRodrigo Areias, além de realizador, é responsável pela produção de algumas dezenas de filmes de realizadores como Manoel de Oliveira, Edgar Pêra, Peter Greenaway e Ana Rocha. 

 

O fotógrafo Mauro Pinheiro Jré um prestigiado diretor de fotografia do cinema brasileiro, fez a fotografia de filmes como MEU AMIGO HINDU, de Hector Babenco e LINHA DE PASSE de Walter Salles Jr. Sua parceria com Eduardo Nunes vem desde a década de 1990, fotografando todos os curtas e longas realizado por este diretor. 

 

O montador Flávio Zettel também tem esta longa parceria com a equipe. Formou-se na UFF, na mesma turma de Eduardo Nunes (de quem montou todos os filmes) e Mauro Pinheiro Jr. Também foi montador de vários longas e curtas durante a sua carreira. Atualmente é editor de finalização na Globo, responsável por sucessos como a série OS OUTROS (2023).  

 

Sobre a VITRINE FILMES |Distribuidora | www.vitrinefilmes.com.br  

  

A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas apenas no Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.    

  

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros.   

  

Desde 2021, Vitrine produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores no Brasil; o romance adolescente "Jogada Ensaiada", de Mayara Aguiar, em desenvolvimento; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; "Caigan Las Rosas Blancas" (White Roses, Fall!), de Albertina Carri, a continuação de "Las Hijas del Fuego", distribuído pela Vitrine Filmes em 2019.   

  

Nenhum comentário