[News]Com estreia marcada para 2 de novembro, "Mussum, o filmis" tem novas imagens divulgadas de personagens reais que participaram da história do ex-trapalhão

 

Nomes de peso dão vida a personagens reais em “Mussum, o filmis”, longa que narra a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, conhecido popularmente e eternizado por todo o Brasil pelo apelido de Mussum. Narrando a trajetória do ex-trapalhão, a cinebiografia dirigida por Silvio Guindane, com roteiro assinado por Paulo Cursino, reúne um vasto e talentoso elenco interpretando personagens reais que cruzaram com o caminho do comediante e sambista. No dia 2 de novembro, o longa estreia nacionalmente em mais de 400 salas. O filme teve a produção da Camisa Listrada, em coprodução com a Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Panorama Filmes e Rio Filme, e distribuição da Downtown Filmes. 


 


Premiado com seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor ator para Ailton Graça, “Mussum, o filmis” tem lotado sessões de pré-estreia com a presença do elenco por todo o país. O filme passou por exibições de gala no Festival do Rio, na Mostra São Paulo e em Belo Horizonte, além de um evento aberto ao público na quadra da Mangueira, a clássica escola de samba em que Mussum desfilou por anos e atuou como diretor da ala das baianas. Antes de chegar em circuito nacional, a produção retorna hoje ao Rio de Janeiro em uma última pré-estreia, às 20h30, no Shopping Downtown. 


 


"Mussum, o filmis" traz grandes figuras da cultura brasileira para dividir a tela com o protagonista. Entre elas, Grande Otelo (Nando Cunha), Alcione (Clarice Paixão), Jorge Ben (Ícaro Silva), Cartola (Flávio Bauraqui), Chico Anysio (Vanderlei Bernardino), Garrincha (Wilson Simoninha), Boni (Augusto Madeira), Nilton da Mangueira (Mussunzinho), Milton Carneiro (Marcello Picchi) e Elza Soares (Larissa Luz). O roteirista do longa, Paulo Cursino, afirma que o trabalho de pesquisa para o projeto foi enriquecedor: 


 


“Foi uma pesquisa inspiradora. Mussum viveu em um dos períodos mais ricos da música e da televisão brasileira. Onde olhávamos sempre tinha alguém famoso e importante para nossa história - musical, e até política - com quem Mussum cruzou. O bar em que Mussum se apresentou com os Originais do Samba, acompanhado da Elza Soares, por exemplo, era frequentado pelo Presidente João Goulart.”, afirmou Cursino. 


 


Ainda segundo o roteirista, um dos principais desafios do projeto foi justamente escolher entre as participações históricas que entrariam na versão final. 


 


“O maior trabalho foi selecionar essas celebridades e nomes da nossa música para poder construir esse roteiro. Era tanta gente legal que cruzou caminho com o Mussum que cheguei a escrever, por exemplo, uma cena em que os Originas do Samba se apresentavam com a Elis Regina, outra cena que também escrevi foi quando se apresentaram em um festival que estava a Tina Turner. A vida do Mussum foi muito rica e tivemos que selecionar essas participações. Acabamos fazendo uma seleção ótima que valorizou muito a música e o humorismo brasileiro, explorando a relação dele com nomes como Chico Anysio e Grande Otelo.”, destacou. 


 


O longa também revive o famoso grupo que alegrou as tardes da televisão brasileira, “Os Trapalhões”. O quarteto é composto por Felipe Rocha (Dedé Santana), Gustavo Nader (Zacarias), Gero Camilo (Didi) e o protagonista Ailton Graça, que vive a fase adulta do comediante. Antes de se tornar Mussum, "Carlinhos” é interpretado pelo ator mirim Thawan Lucas Bandeira (infância) e Yuri Marçal (jovem). 


 


“Mussum, o filmis” chega aos cinemas no dia 2 de novembro, e os números já mostram a expectativa do público em conhecer a história de vida do ex-trapalhão. O trailer do longa já soma mais de 3 milhões de visualizações nos canais da Downtown Filmes e Ingresso.com. 


 


Aos espectadores que saírem dos cinemas com vontade de saber ainda mais sobre o comediante, outro lançamento especial está por vir - dessa vez, no formato de podcast. No dia 2 de novembro, também chega ao portfólio da Globo ‘Mussum, o podcastis’, um projeto em companion com o longa. Trata-se da primeira produção em áudio feita em parceria entre g1 e Globo Filmes, documentando a história de vida de Mussum e aprofundando o universo retratado na cinebiografia. Serão cinco capítulos com entrevistas e depoimentos resgatados de amigos, familiares e personalidades que conviveram com o icônico comediante carioca. Os episódios serão publicados semanalmente às quintas-feiras. ‘Mussum, o podcastis’ estará disponível gratuitamente no g1, Globoplay e nas plataformas de áudio. Produzido pelo jornalismo Globo, é apresentado por Marina Lourenço e Kaíque Mattos, do g1. 


 


 


Sinopse: 


“Mussum, o filmis” narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d'Os Trapalhões. 


 


Download de material  


  


Ficha Técnica:  


Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal.  


Produção: Camisa Listrada  


Coprodução: Panorama Filmes, Globo Filmes, Globoplay, Telecine, RioFilme  


Distribuição: Downtown Filmes   


Direção: Silvio Guindane  


Roteiro: Paulo Cursino  


Produtor: André Carreira  


Supervisão Artística: Roberto Santucci  


Produção Executiva: Ângelo Gastal e Cacala Carvana  


Direção de Produção: Mariângela Furtado  


Direção de Fotografia: Nonato Estrela  


Direção de Arte: Rafael Targat  


Figurino: Cássio Brasil  


Caracterização: Mari Pin e Martin Macías Trujillo  


Som Direto: Evandro Lima  


Montagem: André Simões  


Música: Max de Castro  


Edição de som: Acácia Lima e Tomás Alem  


Mixagem de som: Rodrigo Noronha e Gustavo Loureiro  


Gerente de Pós-produção: Monica Siqueira  


Supervisão de Pós-produção: Talita Almeida  


Produtor Associado: José Alvarenga Jr.   


  


Sobre Silvio Guindane / Diretor 


Silvio Guindane é um ator, produtor, diretor de teatro e dramaturgo brasileiro. Atuou em filmes desde os treze anos de idade, tendo feito sua estreia em Como Nascem os Anjos, de 1996, que lhe rendeu vários prêmios, dentre eles um Kikito no Festival de Gramado e um Troféu Candango no Festival de Brasília. Nos últimos anos, Silvio Guindane tornou- se um ator muito presente em projetos na televisão a cabo. No canal Multishow atuou em projetos de sucesso como a minissérie "Acerto de Contas". Na FOX, participou da série "Um Contra Todos", de Breno Silveira. No Globoplay, protagonizou a série "A Divisão". Em 2019, ele dirigiu a série "O Dono Do Lar" para o canal Multishow.  


  


Atualmente, está à frente de diversos projetos como os longas “União instável”, primeira comédia romântica brasileira protagonizada por atores negros, “Mussum, o filmis”, que narra a vida do comediante, e “A primeira onda”, documentário sobre Covid-19. Guindane assina ainda a direção de "Veronika", série do Globoplay, que retrata a vida de uma advogada criminalista vivida por Roberta Rodrigues. Trabalha ainda na adaptação cinematográfica do livro “O avesso da pele”, romance de Jeferson Tenório vencedor do Jabuti em 2020.  


  


Sobre Ailton Graça: 


O paulista Ailton Graça nasceu em 1964 e fez cursos de dramaturgia, interpretação, direção, técnicas circenses e oficinas de cenário, figurino e vocal. Apaixonado por Carnaval, comenta desfiles de escolas de samba pela Rede Globo de São Paulo e é presidente da escola de samba mais antiga do Carnaval de São Paulo, a Lavapés, fundada em 1937 no Glicério, que agora se chama Lavapés Pirata Negro e ganhou um novo espaço no bairro do Jabaquara.  


 


Os trabalhos de Ailton no teatro incluem "A Vida que Pedi, Adeus", "Os Intocáveis" e "Diálogo Noturno com um Homem Vil", texto do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt, quando dividiu o palco com Celso Frateschi, sob direção de Roberto Lage.  


  


Na TV, entre outras novelas da Rede Globo, integrou o elenco de "América", "Avenida Brasil", "Totalmente Demais", "O Sétimo Guardião", "Império" (na qual viveu a personagem Xana Summer), "Salve-se Quem Puder" e das séries "Carcereiros" e "Cidade Proibida".  


  


Em 2020, participou do especial da Rede Globo levado ao ar no Dia da Consciência Negra, "Falas Negras". O ator participou também da nova série do Globoplay, "Rota 66", inspirada no livro homônimo de Caco Barcellos, ainda sem data de estreia.  


 


No cinema, Ailton Graça atuou em filmes como "Carandiru", "Querô – Uma Reportagem Maldita", "A Guerra dos Rocha", "Meu Tio Matou um Cara", "Até que a Sorte nos Separe", "Deus Não Erra" e "M8 – Quando a Morte Socorre a Vida".  


  


Seus mais recentes trabalhos na telona são "Galeria Futuro", "O Pai da Rita" e "Correndo Atrás" – que fez parte da Seleção Oficial do Pan African Film Festival, do Festa del Cinema di Roma e do African Film Festival New York.  


  


Recentemente, Ailton pôde ser visto na novela das 21 horas, da Rede Globo, Travessia, escrita por Glória Perez. O ator deu vida ao professor de história Monteiro, casado e pai de adolescentes.  


  


Sobre Cacau Protásio: 


Atualmente no elenco fixo e original dos programas Família Paraíso e Vai que Cola no Multishow e Rede Globo Cacau Protásio tem um longo currículo na dramaturgia. Tendo iniciado sua carreira no ano 2000 no teatro, desde então já são mais de 15 peças teatrais, projetos na televisão e diversos longas-metragens. No ano de 2012 Cacau passou a ser conhecida nacionalmente pela sua personagem em Avenida Brasil na Rede Globo. No ano seguinte entrou na primeira temporada de Vai que Cola, projeto de maior sucesso na história da TV por assinatura. No Multishow também atuou em duas temporadas de Trair e Coçar é Só Começar, onde era protagonista.  


  


No cinema tem como destaques Vai Que Cola – o filme, em 2015 e Os Farofeiros, em 2018. Recentemente esteve em Canta pra Subir, Barraco de Família, O Porteiro (estreia prevista para setembro 2023), A Sogra Perfeita, Juntos e Enrolados, No Gogó do Paulinho, Vai Que Cola 2 e o mais recente Mussum, o filmis. Em 2023 teve também sua primeira participação como dubladora no filme ELEMENTOS, da Disney Pixar, nos cinemas.  


  


Sobre a Camisa Listrada / Produtora  


A Camisa Listrada chega aos 23 anos tendo realizado longas e séries em parceria com importantes players como Netflix, Amazon, Fox, Paramount, Telecine e Globo. Em 2020 lançou seu primeiro filme original Netflix, Tudo Bem no Natal Que Vem, assistido por mais de 26 milhões de lares em diversos países e sucesso absoluto no Brasil. Em 2022, repetiu o sucesso na plataforma com o longa Depois do Universo. Nos cinemas foram quase 10 milhões de ingressos vendidos com sucessos como Fala Sério, Mãe!, Os Farofeiros e a franquia O Candidato Honesto, que teve remakes produzidos em diversos países. Comandada pelos sócios André Carreira e Adriane Lemos, atualmente a Camisa Listrada se prepara para novos desafios, com diversos projetos em desenvolvimento e produção com os principais players mundiais do mercado audiovisual.  


  


Sobre a Panorama Filmes / Coprodução 


Fundada em 1996, pelo diretor e produtor Roberto Santucci, a Panorama Filmes dedica- se à produção de longa-metragens de ficção. Entre as produções recentes, destaca-se "No Gogó do Paulinho", que estreou no Prime Video em 2020. Nos cinemas, destaca-se “Os Farofeiros” que ultrapassou 2,6 milhões de espectadores nos cinemas em 2018, além de "O Candidato Honesto 2" e "Socorro, virei uma garota!". Além disso, “Um Suburbano Sortudo”, lançado em 2016, fez mais de 1 milhão de espectadores, e “O Candidato Honesto” teve mais de 2,3 milhões de ingressos vendidos em 2014. Também realizou o longa-metragem “Alucinados”, que angariou vários prêmios de Melhor Filme segundo o público nos festivais de Paulínia, Los Angeles Brazilian Film Festival, CINE FEST BRASIL - MADRID, entre outros. Depois, coproduziu o longa “Bellini e a Esfinge”, com direção de Roberto Santucci, premiado como Melhor Filme no Festival do Rio 2001 e Melhor Atriz no Festival de Cinema Brasileiro em Miami.  


  


Sobre Globo Filmes/ Coprodução  


A Globo Filmes atua como produtora e coprodutora de filmes brasileiros com foco na qualidade artística e na diversidade de conteúdos que valorizam a nossa cultura, maximizando a audiência no cinema e demais janelas.  


  


Desde 1998, participou de mais de 450 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro; comédias, romances, documentários, infantis, dramas e aventuras. 


Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores –, sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, e longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.  


   


Sobre o Globoplay/ Coprodução  


O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda, para ver quando e onde quiser. Só o Globoplay possibilita, ainda, a aquisição de combos complementares de outros grandes serviços de streaming. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos, além de podcasts que são sucesso na podosfera.  


   


Sobre o Telecine/ Coprodução 


Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser. 


 


Sobre a RioFilme  


"Mussum, o filmis" conta com o apoio da RioFilme, órgão que integra da SEGOVI - Secretaria de Governo e Integridade da Prefeitura do Rio, por meio do Programa de Fomento – Retomada do Audiovisual Carioca 2021.  


Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RIOFILME é uma empresa pública municipal que tem como missão promover o desenvolvimento da indústria audiovisual carioca, levando em conta seus impactos econômicos e sociais na cidade. Entre suas atividades estão a democratização do acesso às salas de cinema e a expansão do parque exibidor, o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de público e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.  


   


Sobre a Downtown Filmes / Distribuidora  


Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até janeiro de 2023, a Downtown Filmes lançou 150 longas  nacionais, que acumularam mais de 166 milhões de ingressos vendidos e contando...  


Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid  Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Os Farofeiros” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2” e “Simonal”.  





Nenhum comentário