Pela primeira vez em sua história, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com Patrocínio Oficial Petrobras, apresenta na íntegra um dos clássicos mais remontados no mundo, O Corsário, encerrando a temporada artística de 2023, junto com a Orquestra Sinfônica da casa. As récitas acontecerão a partir de 13 de dezembro e se estendem até o dia 23, totalizando dez apresentações, incluindo o Projeto Escola.
A música é de Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes e Riccardo Drigo e o libreto de Vernoy de Saint-Georges e Joseph Mazilier, inspirado em um poema de Lord Byron. Hélio Bejani e Jorge Texeira assinam a remontagem e adaptação do ballet, segundo Marius Petipa. A regência será do maestro Jésus Figueiredo e a direção geral de Hélio Bejani.
O Corsário foi apresentado pela primeira vez no Municipal do Rio de Janeiro em 20 de junho de 1968, com o Ballet do Teatro Stanislavski, de Moscou. Em novembro de 2014, o Municipal mostrou a versão original completa de O Corsário com o Balé do Teatro Mariinsky. E em 2022, o público carioca pôde assistir ao balé completo no palco do Theatro com a Cia Bemo, da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.
“Para encerrar 2023 com chave de ouro, comemorando os 70 anos da Petrobras, o Theatro Municipal traz o ballet O Corsário, apresentado pelo nosso Corpo de Baile do Municipal, que vai mostrar ao público a beleza desse clássico de repertório. E em 2024, o Theatro volta a todo vapor. A próxima temporada promete ainda diversos espetáculos, com mais cultura e democratização do acesso para a população do Rio de Janeiro. Não perca!” – comemora Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
"Nossa temporada segue a toda! Agora em dezembro, teremos O Corsário, com o Ballet do Theatro Municipal. Mais uma grande oportunidade que a casa oferece ao público de ver a Cia. mais tradicional do país! Será a primeira vez neste título. A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal contará com a regência do Maestro Jésus Figueiredo. Um belíssimo programa para encerrar 2023!" – destaca Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Teatro Municipal.
“Realizar exige coragem e somente quem não tiver ‘o’ medo de aceitar esse novo tempo que chegou, sem aviso prévio, poderá ter a audácia de trilhar novos caminhos…Esse é o pensamento que dá o tom do nosso espetáculo O Corsário, ballet do repertório clássico mundial que conta uma deliciosa história de piratas que se passa no mar Jônico, na transição da idade média para a idade moderna.” – explica Hélio Bejani, diretor do Ballet do Theatro Municipal (BTM).
Nenhum comentário