[News] Principal voz poética feminina de Angola, Paula Tavares marca presença em encontro do Clube de Leitura CCBB 2023

 Principal voz poética feminina de Angola, Paula Tavares marca presença em encontro do Clube de Leitura CCBB 2023

Livro que vai ser tema da sessão de dezembro será escolhido em votação popular em 9 e 10/11

 


Foto Ozias Filho

Maior referência viva em poesia da Angola, a poetisa e historiadora Paula Tavares fecha as participações de 2023 no Clube de Leitura CCBB, que nesta edição homenageou escritores lusófonos. A pesquisadora, ensaísta, cronista e romancista terá, nos dias 9 e 10/11, um de seus livros votados pelo público no perfil do CCBB RJ no Instagram (@ccbbrj) para o encontro mensal de dezembro. Na disputa, estão Um rio preso nas mãos; Amargos como os frutos; e Manual Para Amantes Desesperados .

Além do seu percurso poético de excelência, despertando interesse do mercado editorial, principalmente em Angola, Portugal, Brasil, a curadoria explica que o desejo de ter Paula Tavares nos encontros do CCBB se deu porque já estava na hora apresentar ao público brasileiro a principal voz poética feminina de Angola, encerrando assim a programação de 2023 do Clube.

“Sua poesia de forte lirismo vem nos contar ou cantar não somente suas escolhas existenciais e amorosas mas denunciar em quais situações histórico políticas ela acontece. Tanto na sua prosa como na sua poesia” , explica Suzana Vargas.

Um rio preso nas mãos é uma obra de 38 crônicas sobre diferentes assuntos e narrativas, deslizando entre a autobiografia e a escrita ficcional, a crítica sociopolítica e as mitologias africanas, a oralidade e a escrita, o passado e o presente - sobretudo do povo de Angola e de suas mulheres. Por meio do desenho de numerosas paisagens e pessoas, o livro transporta o leitor para uma escrita ao mesmo tempo universal, feminina e africana, mostrando que é possível banhar-se nas mais diversas águas dentro de um mesmo rio.

Já a antologia poética Amargos como os frutos é a representação da voz feminina africana na sua individualidade, na sua feminilidade, na sua corporalidade. Palavras essenciais, intimistas e plurais, locais e universais, numa linguagem que registra e mistura crueldades e delicadezas.

Manual Para Amantes Desesperados Manual Para Amantes Desesperados começa por abrir portas para o amor. Mas logo se levanta a dúvida sobre quem é o amante desesperado. Será aquele a quem se dirige o sujeito do poema? O destinatário textual, rapidamente, torna-se o centro do poder, aquele que abandona, que magoa, que provoca a memória e o sofrimento. Finalmente, o amante é omitido num ambiente feminino e matricial, de tradições, conselhos, silêncios e desejos, palavras.

Segundo Suzana Vargas, curadora do evento e mediadora dos encontros, o balanço da edição de 2023 do Clube de Leitura CCBB é o melhor possível e levou ao projeto um público ávido por conhecer ou reconhecer alguns dos mais importantes autores da língua portuguesa.

 “Além de autores de expressão universal, como Mia Couto e José Eduardo Agualusa , passaram por aqui alguns dos principais nomes da literatura nacional como Conceição Evaristo ou  Milton Hatoum e tivemos a alegria de apresentar ao nosso público importantes autores das regiões norte e nordeste como Eliakin Rufino e Cida Pedrosa para citar apenas alguns. O resultado foi uma programação plural em gênero ( poetas, prosadores) e importância, continuando a tradição de qualidade que já caracteriza nosso Clube de Leitura”, lembra.

 

O encontro com Paula Tavares acontecerá no dia 06 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2023 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

 

Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2023 e contou, este ano, com as participações de Milton Hatoum; Gonçalo Tavares; Gregório Duvivier; Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.

 


Sobre o Clube de Leitura CCBB

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento.

Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo.

O prédio dispõe de três teatros, duas salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes. 


Sobre o convidado

Paula Tavares é Doutora em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa (2010), Mestre em Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1996) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982).

 

É escritora com dezenas de livros publicados, pesquisadora Integrada do CLEPUL, colaboradora do Arquivo Histórico Nacional de Angola (AHNA), professora convidada da Universidade Agostinho Neto (Luanda) e colaboradora da RDP-África.

 


Sobre a mediadora

Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 27 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.


SOBRE O CCBB RJ - Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes e cafeterias e loja, e serviços com descontos exclusivos para clientes BB. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a  domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).


SERVIÇO:

Clube de Leitura CCBB 2023 – Com Paula Tavares

06 de dezembro de 2023

Às 17h30

Evento Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Nenhum comentário