[News]As cineastas ganham destaque no FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO

 

Ainda Temos o Amanhã (2023), de Paola Cortellesi (Foto: Divulgação)

O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 chega a sua segunda semana e um dos destaques da sua seleção de 32 filmes são as produções dirigidas por mulheres. O evento gratuito que leva o melhor da produção cinematográfica italiana atual e do século passado para o público brasileiro desde o dia 8 de novembro e segue com sua programação até 9 de dezembro traz quatro lançamentos com direção feminina, incluindo o atual líder de bilheteria na Itália, “Ainda Temos o Amanhã” (C'è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi, que alcançou milhões de espectadores por lá, além de dois longas da vencedora do Oscar honorário Lina Wertmüller dentro da retrospectiva “A Comédia à Italiana”.


Os dramas e as lutas das mulheres no século passado são discutidos em alguns dos lançamentos presentes no FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023. Um deles é “Ainda Temos o Amanhã”, estreia da atriz Paola Cortellesi na direção deste longa, que ela estrela ao lado de Valerio Mastandrea, sobre uma mulher que passa a questionar seu papel na Roma pós-guerra, nos anos 1940, a fim de evitar que a sua filha (Romana Maggiora Vergano) tenha o mesmo destino que ela. Um dos títulos pré-selecionados para representar o seu país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 e longa de abertura do último Festival de Roma, onde foi premiado pelo público, a produção segue agradando às plateias italianas, pois permanece no topo da bilheteria local há três semanas consecutivas.


Outro destaque é o drama de época “Primadonna” (2022), de Marta Savina, que foi exibido no Festival de Londres do ano passado e mostra a luta de uma jovem siciliana, interpretada por Claudia Gusmano, para mudar as estruturas sociais daqueles anos 1960, que favoreciam a violência através do casamento forçado com o seu violador. A Sardenha rural do pós-Guerra também é desafiadora para a protagonista vivida por Paola Sini em “A Terra das Mulheres” (La Terra delle Donne, 2023). No longa de Marisa Vallone, outro que entrou na pré-lista de candidatos italianos ao próximo Oscar, Fidela é considerada bruxa pela tradição popular, por ser a sétima filha mulher da família, e precisa evitar que a sua trajetória se repita quando a maternidade a encontra. Essa lista fica completa com “Billy” (2023), drama dirigido por Emilia Mazzacurati, mas cujo personagem principal é um rapaz com crise de identidade, após ser uma criança prodígio que apresentava um podcast musical de grande sucesso.


Os espectadores brasileiros também têm a chance de (re)ver em sessões presenciais por todo o Brasil ou no streaming do festival duas obras marcantes da carreira de Lina Wertmüller: o clássico trabalhista “Mimi, o Metalúrgico” (Mimí Metarllugico, Ferito Nell' Onore, 1972) e outro trabalho sobre o conflito de classes em “Por um Destino Insólito” (Travolti da an Insolito Destino nell'Azzurro Mare d'Agosto, 1974), que inspirou o remake de 2002, dirigido por Guy Ritchie e estrelado por Madonna. A cineasta italiana de origem suíça, que faleceu aos 93 anos em 2021, foi a primeira mulher a disputar o Oscar de direção com “Pasqualino Sete Belezas” (1975), mas só recebeu a estatueta dourada de forma honorária em 2019. Apesar de seu pioneirismo por trás das câmeras, o retrato das personagens femininas em seus filmes gera muitos debates, mas nada que se distancie dos grandes embates políticos e sociais que suas comédias suscitam, a exemplo dos longas estrelados por Giancarlo Giannini e Mariangela Melato que estão na programação desta 18ª edição do evento.


O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, e tem a Pirelli, pelo terceiro ano consecutivo, como patrocinador master do festival, reconfirmando uma tradição da empresa de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo de forma concreta ao grande sucesso do evento cinematográfico que completa 18 anos.


O evento está presente nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), Cordeirópolis (SP), Mococa (SP), Piracicaba (SP), Registro (SP), Rio Claro (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Areal (RJ), Barra do Piraí (RJ), Cordeiro (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Duque de Caxias (RJ), Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), Guapimirim (RJ), Itaocara (RJ), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Petrópolis (RJ), Santa Maria Madalena (RJ), São João de Meriti (RJ), Teresópolis (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Lavras (MG), Ouro Preto (MG), São João del Rei (MG), Tiradentes (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Viçosa (MG), Porto Alegre (RS), Antônio Prado (RS), Caxias do Sul (RS), Erechim (RS), Farroupilha (RS), Flores da Cunha (RS), Passo Fundo (RS), Santa Maria (RS), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Caldas Novas (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Salvador (BA), Vitória (ES), Aracruz (ES), Blumenau (SC), Joinvillle (SC), Nova Veneza (SC), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Manaus (AM), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Luis (MA), Porto Velho (RO), Aracaju (SE). Confira as salas no site: https://festivalcinemaitaliano.com/onde-assistir/. Confira com os locais de exibição a programação na sua localidade.


 

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023

SELEÇÃO DE FILMES


Filmes inéditos


- Ainda Temos o Amanhã (C'è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi


- A Invenção de um Crime (Il Signore delle Formiche, 2022), de Gianni Amelio


- As Minhas Garotas de Papel (Le Mie Ragazze di Carta, 2023), de Luca Lucini


- A Sombra de Caravaggio (L'Ombra di Caravaggio, 2022), de Michele Placido


- A Terra das Mulheres (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone


- A Última Noite de Amore (L'Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano


- A Última Vez que Fomos Crianças (L'ultima Volta Che Siamo Stati Bambini, 2023), de Claudio Bisio


- Billy (Billy, 2023), de Emilia Mazzacurati


- Contos de Domingo (I Racconti Della Domenica, 2022), de Giovanni Virgilio


- Obrigado, Rapazes (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani


- O Homem na Estrada (L'Uomo Sulla Strada, 2022), de Gianluca Mangiasciutti


- O Primeiro Dia da Minha Vida (Il Primo Giorno Della Mia Vita, 2023), de Paolo Genovese


- O Retorno de Casanova (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores


- Orlando (Orlando, 2022), de Daniele Vicari


- Primadonna (Primadonna, 2022), de Marta Savina


- Um Amor de Domingo (La Quattordicesima Domenica del Tempo Ordinario, 2023), de Pupi Avati


> Veja a ficha técnica de todos os filmes inéditos aqui


Retrospectiva de comédias clássicas italianas


- Amor à Italiana (Amore all’Italiana, 1966), de Steno


- A Propriedade Não É Mais um Roubo (La Proprietà Non È Più un Furto, 1973), de Elio Petri


- Arturo De Fanti Bancário e Precário (Rag. Arturo De Fanti Bancario-Precario, 1980), de Luciano Salce


- A Trapaça (Il Bidone, 1955), de Federico Fellini


- Berlinguer, I Love You (Berlinguer, ti Voglio Bene, 1977), de Giuseppe Bertolucci


- Brancaleone nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate, 1970), de Mario Monicelli


- Esses Nossos Maridos (I Nostri Mariti, 1966), de Luigi Filippo D'Amico, Dino Riso e Luigi Zampa


- Golpe dos Eternos Desconhecidos (Audace Colpo dei Soliti Ignoti, 1959), de Nanni Loy


- Mimi, o Metalúrgico (Mimí Metarllugico, Ferito Nell' Onore, 1972), de Lina Wertmüller


- O Gato (Il Gatto, 1977), de Luigi Comencini


- Parente É Serpente (Parenti Serpenti, 1992), de Mario Monicelli


- Pato com Laranja (L'Anatra all'Arancia, 1975), de Luciano Salce


- Pobres mas... Belas (Poveri Ma Belli, 1957), de Dino Riso


- Por um Destino Insólito (Travolti da an Insolito Destino nell'Azzurro Mare d'Agosto, 1974), de Lina Wertmüller


- Rugantino, o Conquistador (Rugantino, 1973), de Pasquale Festa Campanile


- Venha Tomar Café Conosco (Venga a Prendere il Caffè... Da Noi, 1970), de Alberto Lattuada




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