Em 2022, a bailarina, coreógrafa e empreendedora Flávia Tápias começou um projeto na nova sede do Espaço que leva seu sobrenome, na Barra da Tijuca. A ideia era fazer algo diferente e, assim, dar chance de escolha a pessoas que são cerceadas dos seus sonhos. Sair do lugar comum era necessário. E foi o que aconteceu. Inspirada em trazer novas oportunidades às crianças de comunidades, junto com o Instituto Cultural Vale, criou o Engenho das Artes, que acontece no Centro Cultural Espaço Tápias e há mais de um ano tem se dedicado a abrir as portas das artes para quem não teria essa chance.
Reconhecida dentro e fora do Brasil, Flávia se diz privilegiada por abrir este caminho com esse projeto que, aos sábados, recebe em média 35 crianças de baixa renda ( muitos vêm de outro município) para terem aulas gratuitas de teatro, dança e música no Espaço Tápias. Cada participante ganha em dinheiro uma ajuda de custo para a passagem e o lanche por dia de aula. E o sonho vira realidade! No fim do ano, haverá duas montagens no palco para que esses jovens possam vivenciar essa experiência: o infantil Hoje tem História e o adulto O Inspetor.
Com direção teatral da professora Viviana Rocha, as apresentações das
crianças e adolescentes terão duração de 50 minutos cada uma e serão uma mistura de dança, teatro e música, linguagens trabalhadas pelos professores do Espaço durante o ano. As exibições acontecerão em sequência, em dois horários, no dia 25 de novembro, sábado, às 13h e às 15h, no Centro Cultural Espaço Tápias, com entrada gratuita.
“É uma alegria poder acompanhar o crescimento dos alunos nas aulas de
teatro. A cada ano percebo um entendimento e domínio maior deles do que é estar em cena e a importância do artista no mundo” - ressalta a professora de teatro, Viviana Rocha.
Segundo Flávia, o Brasil é um celeiro de bailarinos, em que há um caminho aberto para investir em dança profissional. Assim, proporcionar acesso a quem não tem condições financeiras adequadas, é fundamental.
“Esta é uma grande conquista para nós, muitos não teriam condições de
estarem ali se não fosse essa ajuda e assim estamos conseguindo dar uma continuidade na formação desses jovens. Eu acredito que tudo é possível, comtr abalho e estudo em qualquer lugar do mundo. Hoje existem muitos projetos sociais onde jovens podem começar a educação artística. Tenho muito orgulho de ter fundado um centro cultural em um formato de coletivo artístico, e de tero rganizado o Engenho das Artes”, diz.
Sobre as peças:
HOJE TEM HISTÓRIA (infantil)
Duas crianças antes de dormir resolvem ler uma história, mas as imaginações não param e inventam novas versões para os contos clássicos: A bela adormecida, Cinderela e Cachinhos dourados e os 3 ursos.
O INSPETOR (adulto)
A peça foi escrita por Nicolai Gógol em 1836, mas continua muito atual, pois aborda temas como a hipocrisia na administração pública, suborno e abuso de poder. Mas tudo tratado de uma forma leve e bem-humorada. Para se divertir e refletir.
Ficha Técnica
Direção Geral Projet: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Direção teatral: Viviana Rocha
Direção de movimento e coreografia: Jorge tavares
Direção Musical: André Novaes
Coordenação: Thyago thomaz
Iluminação: Erick Santos
Nenhum comentário