[News]Festival ||Entre|| Arte e Acesso
Festival ||Entre|| Arte e Acesso
De 28 de novembro a 3 de dezembro de 2023
No Itaú Cultural
Mais informações em www.itaucultural.org.br
PROGRAMAÇÃO, SINOPSES E SERVIÇOS
28 de novembro (terça-feira)
19h
Encontros de Cinema – O Artista e a Força do Pensamento
Direção: Elder Fraga
Local: Sala Vermelha (terceiro andar)
Capacidade: 70 pessoas
Classificação Indicativa: 14 anos
Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket
Sinopse:
Encontros de Cinema é uma iniciativa da Itaú Cultural Play, realizada nas últimas terças-
feiras de cada mês, para discutir, refletir e trocar informações sobre o audiovisual brasileiro.
Esta edição acontece dentro da programação do Festival, com a exibição do longa
metragem O Artista e a Força do Pensamento. Como é de praxe, após a sessão acontece
uma roda de conversa entre o diretor, Elder Fraga, e o dançarino Marcos Abranches,
retratado na obra. Eles conversam sobre o processo de construção do filme junto com o
público.
O Artista e a Força do Pensamento explora a aprofunda a vida e obra do dançarino e
coreógrafo Marcos Abranches. Está presente na obra o dia a dia com a família e o artista no
palco, as obras criadas e coreografadas por Abranches como Corpo Sobre Tela, Forma de
Ver, Avessos, O Grito e O Canto dos Malditos, além de mostrar sua carreira internacional
passando por Berlin (Alemanha), Madrid (Espanha), Assunção (Paraguai), La Paz (Peru) e
Bogotá (Colômbia).
Marcos Abranches é coreógrafo, dançarino e vive com Coreoatetose rara, decorrente de
uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir
de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros.
É mostrado também o trabalho de Abranches com grandes nomes do balé nacional como
Sandro Borelli (coreógrafo e diretor artístico da Cia. Carne Agonizante), Iara Biderman
(jornalista e crítica de dança), Inês Bogéia (diretora da São Paulo Companhia de Dança), Luís
Ferron (diretor do Núcleo Luís Ferron), Solange Borelli (gestora e produtora cultural), Gal
Oppido (fotógrafo) e Ivam Cabral (Co-fundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor
executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco).
30 de novembro (quinta-feira)
15h
Exibição do filme Assexybilidade, seguido de bate papo com o diretor, Daniel Gonçalves
Local: Sala Itaú Cultural
Capacidade: 224 pessoas
Classificação Indicativa: 18 anos
Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket
Sinopse: Assexybilidade conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. O
filme fala sobre flerte, beijo na boca, namoro, masturbação, capacitismo e, é claro, sexo. A
maior força do documentário é precisamente ouvir das pessoas com deficiência coisas que a
sociedade não espera que elas digam e façam. A intenção da produção é mudar a ideia de
que pessoas com deficiência são seres assexuados, angelicais, especiais e, até mesmo,
desprovidos de desejos.
Daniel Gonçalves é formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Cinema
Documentário, pela Fundação Getúlio Vargas. Tem uma deficiência de origem desconhecida
que afeta sua coordenação motora. É sócio da produtora SeuFilme. Dirigiu os curtas-
metragens Tem Bala Aí? (2008); Luz Guia (2012); Como Seria? (2014); e Pela Estrada Afora
(2015). Meu Nome é Daniel, seu primeiro longa-metragem, foi exibido em mais de 20
festivais, como o Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival de Sydney, Festival de
Cartagena e Mostra de Tiradentes. Assexybilidade, segundo longa do diretor, teve sua
Premiere brasileira no festival do Rio 2023 e será lançado em circuito em 2024.
19h
Lançamento do livro CORPOS (In)VISÍVEIS, de Fábio Passos
Com roda de conversa entre o autor e as artistas Letícia Brasil e Estela Lapponi
Local: Espaço Multiuso (7º andar)
Classificação indicativa: 14 anos
Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket
Sinopse do livro:
Em toda e qualquer sociedade, o corpo sempre esteve preso no interior de poderes que lhe
impõem limitações e proibições; essa condição pode ser detectada em vários momentos da
história da humanidade, mas, na modernidade e pós-modernidade, avolumaram-se os
aparatos de esquadrinhamento do corpo por intermédio de uma maquinaria de poderes
que tem por objetivo desarticulá-lo e recompô-lo a partir de normas estabelecidas. A partir
dessa maquinaria, constrói-se uma compreensão binária da corporeidade humana: de um
lado, os normais, os sadios, os belos; do outro, os anormais, os doentes, os feios.
O binarismo edifica uma estrutura hierárquica de dominação cultural e ideológica de um
grupo sobre os demais. CORPOS (In)VISÍVEIS busca realizar uma reflexão a partir dos vieses
filosófico-político e artístico-teórico/prático acerca dos corpos das pessoas com deficiências,
buscando compreender o lócus desses corpos não normalizados nas artes visuais,
procurando responder às seguintes questões: o que é um corpo “normal”? Quais as
implicações socioculturais de um corpo “anormal”? As pessoas com deficiências têm outra
estética ou ser diferente é o normal?
Fábio Passos é doutor em Filosofia e professor do departamento e do programa de pós-
graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí e pesquisador CNPq. É pós-doutor
em Artes Visuais, pela Universidade Federal da Paraíba.
1 de dezembro (sexta-feira)
20h
Kiua Matamba – salve a força dos ventos
Com Mona Rikumbi
Local: Sala Itaú Cultural
Classificação indicativa: 10 anos
Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket
Sinopse: O monólogo autoral apresentado por Mona Rikumbi é inspirado na cultura banto e
fala de cura ao evocar a divindade Matamba, que leva com seus ventos todo o mal do
mundo. O percussionista Adetayo Ariel acompanha a artista nos cânticos e nos toques de
Ngoma (tambores).
Mona Rikumbi é uma mulher, negra, cadeirante, multiartista e palestrante. Pesquisadora
artística a partir das escrevivências, ativista das questões raciais, gênero, etarismo e artistas
com deficiências. Em julho de 2017, fez história como a primeira negra cadeirante a atuar no
Theatro Municipal de São Paulo.
2 de dezembro (sábado)
20h
Ciranda de retina e cristalino
Com Cia. Dança sem Fronteira
Local: Sala Itaú Cultural
Classificação indicativa: livre
Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket
Sinopse: A peça apresenta diversos personagens: Retina, Cristalino, Cecília, Iris, Corneia e
Desfocado. Eles estão isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas
corporais que as vezes se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e
olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.
As composições coreográficas são cuidadosamente desenhadas com os corpos dos
bailarinos e suas características únicas, juntamente com a trilha e a iluminação, que tem um
papel fundamental no desenho das cenas, delimitando espaços e diálogos com
movimentações diversas. O olhar, o ver, o não ver e o olho foram temas da pesquisa de
criação do espetáculo, assim como as vivências dos bailarinos da Cia e seus processos
diários de mudanças e adaptações durante a pandemia.
3 de dezembro (domingo)
15h
Arte na Rua
…Percebendo…
Com Andreza Aguida
Local: calçada em frente ao IC
Classificação indicativa: livre
Sinopse: A programação do Arte na Rua, que acontece tradicionalmente aos domingos, na
calçada em frente ao IC, também se liga ao Festival e recebe a performance …Percebendo…
com Andreza Aguida, artista com deficiência visual (baixa visão). Ela busca investigar
diferentes espaços através do corpo e sentidos a fim de identificar o que é possível acessar,
criando uma performance itinerante com as diferentes estruturas arquitetônicas e
elementos presentes, identificando os limites e possibilidades oferecidas pelos espaços e
circunstâncias. Andreza acessa o movimento pelo contato com superfícies concretas e
abstratas, percebendo o mundo através dos sentidos e de seu corpo.
19h
Circo de los piés
Com La Luna Cia de Teatro
Local: Sala Itaú Cultural
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Circo de los Pies é um espetáculo de animação cômico-circense no qual a palhaça
Asmeline da vida e apresenta ao público seus dois pés sem conserto: Pezão e Pezinho -
personalidades distintas que dividem um mesmo corpo. De maneira poética, cada pé se
revela, com seus sonhos e frustrações, êxitos e fracassos. Juntos, criam um pequeno circo
feito de desvios e número após número surpreendem o público com o inesperado: pés não
foram feitos somente para estarem no chão, pés também podem voar. Através da
atmosfera circense e do realismo fantástico, o espetáculo aborda, de forma lúdica e
aprofundada, as temáticas da acessibilidade, inclusão e capacitismo.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h. Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e WhatsApp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
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