[News]Festival ||Entre|| Arte e Acesso

Festival ||Entre|| Arte e Acesso



De 28 de novembro a 3 de dezembro de 2023

No Itaú Cultural

Mais informações em www.itaucultural.org.br


PROGRAMAÇÃO, SINOPSES E SERVIÇOS

28 de novembro (terça-feira)

19h

Encontros de Cinema – O Artista e a Força do Pensamento

Direção: Elder Fraga

Local: Sala Vermelha (terceiro andar)

Capacidade: 70 pessoas

Classificação Indicativa: 14 anos

Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket


Sinopse:

Encontros de Cinema é uma iniciativa da Itaú Cultural Play, realizada nas últimas terças-

feiras de cada mês, para discutir, refletir e trocar informações sobre o audiovisual brasileiro.

Esta edição acontece dentro da programação do Festival, com a exibição do longa

metragem O Artista e a Força do Pensamento. Como é de praxe, após a sessão acontece

uma roda de conversa entre o diretor, Elder Fraga, e o dançarino Marcos Abranches,

retratado na obra. Eles conversam sobre o processo de construção do filme junto com o

público.

O Artista e a Força do Pensamento explora a aprofunda a vida e obra do dançarino e

coreógrafo Marcos Abranches. Está presente na obra o dia a dia com a família e o artista no

palco, as obras criadas e coreografadas por Abranches como Corpo Sobre Tela, Forma de

Ver, Avessos, O Grito e O Canto dos Malditos, além de mostrar sua carreira internacional

passando por Berlin (Alemanha), Madrid (Espanha), Assunção (Paraguai), La Paz (Peru) e

Bogotá (Colômbia).

Marcos Abranches é coreógrafo, dançarino e vive com Coreoatetose rara, decorrente de

uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir

de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros.


É mostrado também o trabalho de Abranches com grandes nomes do balé nacional como

Sandro Borelli (coreógrafo e diretor artístico da Cia. Carne Agonizante), Iara Biderman

(jornalista e crítica de dança), Inês Bogéia (diretora da São Paulo Companhia de Dança), Luís

Ferron (diretor do Núcleo Luís Ferron), Solange Borelli (gestora e produtora cultural), Gal

Oppido (fotógrafo) e Ivam Cabral (Co-fundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor

executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco).

30 de novembro (quinta-feira)

15h

Exibição do filme Assexybilidade, seguido de bate papo com o diretor, Daniel Gonçalves

Local: Sala Itaú Cultural

Capacidade: 224 pessoas

Classificação Indicativa: 18 anos

Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket


Sinopse: Assexybilidade conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. O

filme fala sobre flerte, beijo na boca, namoro, masturbação, capacitismo e, é claro, sexo. A

maior força do documentário é precisamente ouvir das pessoas com deficiência coisas que a

sociedade não espera que elas digam e façam. A intenção da produção é mudar a ideia de

que pessoas com deficiência são seres assexuados, angelicais, especiais e, até mesmo,

desprovidos de desejos.

Daniel Gonçalves é formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Cinema

Documentário, pela Fundação Getúlio Vargas. Tem uma deficiência de origem desconhecida

que afeta sua coordenação motora. É sócio da produtora SeuFilme. Dirigiu os curtas-

metragens Tem Bala Aí? (2008); Luz Guia (2012); Como Seria? (2014); e Pela Estrada Afora

(2015). Meu Nome é Daniel, seu primeiro longa-metragem, foi exibido em mais de 20

festivais, como o Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival de Sydney, Festival de

Cartagena e Mostra de Tiradentes.  Assexybilidade, segundo longa do diretor, teve sua

Premiere brasileira no festival do Rio 2023 e será lançado em circuito em 2024.

19h

Lançamento do livro CORPOS (In)VISÍVEIS, de Fábio Passos

Com roda de conversa entre o autor e as artistas Letícia Brasil e Estela Lapponi

Local: Espaço Multiuso (7º andar)

Classificação indicativa: 14 anos

Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket


Sinopse do livro:

Em toda e qualquer sociedade, o corpo sempre esteve preso no interior de poderes que lhe

impõem limitações e proibições; essa condição pode ser detectada em vários momentos da

história da humanidade, mas, na modernidade e pós-modernidade, avolumaram-se os

aparatos de esquadrinhamento do corpo por intermédio de uma maquinaria de poderes

que tem por objetivo desarticulá-lo e recompô-lo a partir de normas estabelecidas. A partir

dessa maquinaria, constrói-se uma compreensão binária da corporeidade humana: de um

lado, os normais, os sadios, os belos; do outro, os anormais, os doentes, os feios.

O binarismo edifica uma estrutura hierárquica de dominação cultural e ideológica de um

grupo sobre os demais. CORPOS (In)VISÍVEIS busca realizar uma reflexão a partir dos vieses

filosófico-político e artístico-teórico/prático acerca dos corpos das pessoas com deficiências,

buscando compreender o lócus desses corpos não normalizados nas artes visuais,

procurando responder às seguintes questões: o que é um corpo “normal”? Quais as

implicações socioculturais de um corpo “anormal”? As pessoas com deficiências têm outra

estética ou ser diferente é o normal?

Fábio Passos é doutor em Filosofia e professor do departamento e do programa de pós-

graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí e pesquisador CNPq. É pós-doutor

em Artes Visuais, pela Universidade Federal da Paraíba.

1 de dezembro (sexta-feira)

20h

Kiua Matamba – salve a força dos ventos

Com Mona Rikumbi

Local: Sala Itaú Cultural

Classificação indicativa: 10 anos

Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket


Sinopse: O monólogo autoral apresentado por Mona Rikumbi é inspirado na cultura banto e

fala de cura ao evocar a divindade Matamba, que leva com seus ventos todo o mal do

mundo. O percussionista Adetayo Ariel acompanha a artista nos cânticos e nos toques de

Ngoma (tambores).

Mona Rikumbi é uma mulher, negra, cadeirante, multiartista e palestrante. Pesquisadora

artística a partir das escrevivências, ativista das questões raciais, gênero, etarismo e artistas

com deficiências. Em julho de 2017, fez história como a primeira negra cadeirante a atuar no

Theatro Municipal de São Paulo.

2 de dezembro (sábado)

20h


Ciranda de retina e cristalino

Com Cia. Dança sem Fronteira

Local: Sala Itaú Cultural

Classificação indicativa: livre

Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket


Sinopse: A peça apresenta diversos personagens: Retina, Cristalino, Cecília, Iris, Corneia e

Desfocado. Eles estão isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas

corporais que as vezes se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e

olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.

As composições coreográficas são cuidadosamente desenhadas com os corpos dos

bailarinos e suas características únicas, juntamente com a trilha e a iluminação, que tem um

papel fundamental no desenho das cenas, delimitando espaços e diálogos com

movimentações diversas. O olhar, o ver, o não ver e o olho foram temas da pesquisa de

criação do espetáculo, assim como as vivências dos bailarinos da Cia e seus processos

diários de mudanças e adaptações durante a pandemia.


3 de dezembro (domingo)

15h

Arte na Rua

…Percebendo…

Com Andreza Aguida

Local: calçada em frente ao IC

Classificação indicativa: livre


Sinopse: A programação do Arte na Rua, que acontece tradicionalmente aos domingos, na

calçada em frente ao IC, também se liga ao Festival e recebe a performance …Percebendo…

com Andreza Aguida, artista com deficiência visual (baixa visão). Ela busca investigar

diferentes espaços através do corpo e sentidos a fim de identificar o que é possível acessar,

criando uma performance itinerante com as diferentes estruturas arquitetônicas e

elementos presentes, identificando os limites e possibilidades oferecidas pelos espaços e

circunstâncias. Andreza acessa o movimento pelo contato com superfícies concretas e

abstratas, percebendo o mundo através dos sentidos e de seu corpo.

19h

Circo de los piés


Com La Luna Cia de Teatro

Local: Sala Itaú Cultural

Classificação indicativa: livre


Sinopse: Circo de los Pies é um espetáculo de animação cômico-circense no qual a palhaça

Asmeline da vida e apresenta ao público seus dois pés sem conserto: Pezão e Pezinho -

personalidades distintas que dividem um mesmo corpo. De maneira poética, cada pé se

revela, com seus sonhos e frustrações, êxitos e fracassos. Juntos, criam um pequeno circo

feito de desvios e número após número surpreendem o público com o inesperado: pés não

foram feitos somente para estarem no chão, pés também podem voar.  Através da

atmosfera circense e do realismo fantástico, o espetáculo aborda, de forma lúdica e

aprofundada, as temáticas da acessibilidade, inclusão e capacitismo.


Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h. Domingos e feriados 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e WhatsApp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

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