[News]Memórias, lutas, amores e conquistas negras na programação especial da Consciência Negra no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Memórias, lutas, amores e conquistas negras na programação especial da Consciência Negra no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Festival de Gastronomia Preta, Renato Noguera, canções tribais no projeto Música no Museu e últimos dias da exposição Um Certo Brasil agitam a semana do CCBB RJ
20 de novembro é Dia da Consciência Negra. A data ganhou notoriedade somente na década de 1970 no Brasil em razão da luta de movimentos sociais que reivindicavam por igualdade racial. A data coincide com a morte de Zumbi dos Palmares, liderança do Quilombo de Palmares, que foi símbolo de luta e resistência durante o período da escravidão no país.
Para celebrar as conquistas e dar visibilidade à luta do povo negro, o CCBB RJ está com uma programação especial. A exposição “Um Certo Brasil – Na visão de cinco fotojornalistas” mostra uma população brasileira invisibilizada e esquecida. Em cartaz até 20/11 no 4° andar. Exposição gratuita.
O Música no Museu exibe um repertório comemorativo em 22/11, quarta, com músicas oriundas de tribos africanas. O Programa CCBB Educativo traz o professor e doutor em filosofia Renato Noguera com a palestra gratuita “O que nos impede de amar?” em 23/11, quinta, às 17h30.
Já no final de semana, o Festival de Gastronomia Preta ocupa a Praça da Pira com a premiação de profissionais negros que atuam na área da alimentação. O evento ocorre nos dias 25 e 26/11, com gastronimia, programação musical, ciclo de palestras e aulas de cozinha-show com chefs renomados. Tudo gratuito.
Mais informações em bb.com.br/cultura
O CCBB funciona de quarta a segunda, de 9h às 20h, com entrada livre.
Confira a programação especial do CCBB RJ:
UM CERTO BRASIL – NA VISÃO DE CINCO FOTOJORNALISTAS
Entrada gratuita
Até 20 de novembro
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a segunda
A exposição resgata fotografias que buscam entender uma população brasileira muitas vezes invisibilizada e esquecida. Os cinco fotógrafos apresentados – André Dusek, Antonio Augusto Fontes, Ed Viggiani, João Roberto Ripper, Milton Guran – compartilham grande talento, com olhar sensível e generoso. As 13 imagens fazem parte do acervo itinerante do Banco do Brasil.
PROGRAMA EDUCATIVO
Entrada gratuita
Biblioteca - 5º andar
Atividades de quarta a segunda
Programação especial de 23/11 – quinta às 17h30
CCBB educativo – Lugares de Culturas convida o professor Renato Nogueira para palestrar sobre o amor e o racismo no mês da Consciência Negra, com o tema ‘’O que nos impede de amar? ’’. Renato é Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) e abordará os efeitos perversos do racismo na dimensão afetiva. Analisará como o amor é um afeto indispensável para uma vida satisfeita e como o racismo, assim como a misoginia, produzem um déficit afetivo nas pessoas racializadas.
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Toda quarta
Programação de 22/11
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. No dia 22/11, os músicos John Rojas, oboé (África do Sul/ EUA) e Maria Elizabeth Bezuidenhout, piano e voz (África do Sul), apresentará uma programação musical das tribos Zuli, Xhosa e músicas africanas.
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação etária: livre
FESTIVAL GASTRONOMIA PRETA
Entrada gratuita
Praça da Pira, Sala Multiuso e Auditório do 3º andar
25 e 26/11 - sábado e domingo
O Festival Gastronomia Preta celebra na Praça da Pira e no CCBB a boa comida, samba, diversão e o principal: o pretagonismo! O evento contará com Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de Debates Mussum, shows de samba na Praça da Pira, entrega do Prêmio Gastronomia Preta e uma praça de alimentação com a diversidade dos profissionais pretos e pardos da gastronomia brasileira. O encerramento do Festival é com a bateria do GRES Beija-Flor de Nilópolis.
Classificação indicativa: de acordo com a atividade
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
O CCBB possui bilheteria física e online.
Para informações e ingressos, consulte bb.com.br/cultura
Funcionamento CCBB Rio: Quarta a segunda, 9h às 20h
Nenhum comentário