[News]Sucesso no cinema, "Entre Nós" ganha primeira adaptação para o teatro

 

Foto de Renato Mangolin

Sete jovens viajam para uma casa de campo e decidem escrever cartas destinadas a eles mesmos, para serem abertas dez anos depois. No entanto, a viagem acaba em tragédia, com a morte de um dos amigos. O que o reencontro deles trará à tona? Assim se desdobra a trama de "Entre Nós", que estreia no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, temporada de 11 de novembro a 03 de dezembro, aos sábados e domingos, às 18h.


 


Com direção de Ingrid Manzini, o espetáculo é uma adaptação inédita feita por Bernardo Coimbra do aclamado filme "Entre Nós", de 2013, dirigido e roteirizado por Paulo Morelli. Nas telonas, a produção contou com nomes como Caio Blat, Carolina Dieckmann e Maria Ribeiro no elenco e conquistou diversos prêmios no Brasil e no exterior. 


 


- É bastante desafiador fazer uma adaptação de um filme uma vez que o cinema nos marca fortemente com as imagens e a possibilidade realista dos acontecimentos. No palco, meu objetivo é abrir espaço para a poesia dos acontecimentos e para as conexões tortuosas pelas quais esses personagens se ligam - analisa Ingrid Manzini.


 


O enredo perpassa dois momentos do grupo: o de intensa amizade e esperança na juventude e a reunião, após uma década, acendendo antigas paixões, novas frustrações e um segredo mal enterrado em meio aos dilemas da vida adulta. Trata-se também de uma abordagem sobre as transformações políticas e socioeconômicas em contextos distintos do Brasil: 2012 e 2022. A peça é a primeira da companhia "Teatro do Cais", formada por jovens atores formados pela Companhia de Artes de Laranjeiras (CAL).


 


- Vemos muitas peças virando filmes, mas poucos filmes virando peças. A experiência in loco do teatro acarreta diversos obstáculos para a adaptação. “Entre Nós” é um roteiro original do Paulo Morelli rico em poesia e lindos planos cinematográficos. A dificuldade era transpor essa poesia para o palco. Com isso, são pensados em outros recursos, outras linguagens e formas de narrativa, mas sem, em nenhum momento, perder a essência da história desses jovens escritores. Ser um escritor tendo a oportunidade de escrever sobre escritores é uma delícia - revela Bernardo Coimbra.


 


Memórias e fantasmas do passado


 


Em 2012, sete jovens escritores se reúnem para passar um final de semana na serra e decidem escrever cartas para serem abertas no futuro. A viagem, porém, acaba de forma trágica com a morte de um dos amigos. Dez anos depois do incidente os amigos se reencontram, agora com os sentimentos e conflitos submersos nas circunstâncias da vida adulta. O grupo encontra com seus fantasmas do passado, medos antigos, velhas angústias, ilusões, esperanças e frustrações. O reencontro traz à tona também o dilema moral do protagonista Felipe (Bernardo Coimbra), que luta em silêncio contra o fardo de uma decisão tomada há alguns anos, quando publicou os manuscritos do seu melhor amigo como se fossem de sua própria autoria. Rafael (Marlon Vares), o verdadeiro autor do texto que consagrou Felipe como um escritor prestigiado, morreu no volante ao seu lado em um trágico acidente de carro. Felipe carrega na consciência a dura responsabilidade pelo seu segredo. E, a depender do que Rafael tenha escrito em sua carta, todos podem descobri-lo.


 


Ficha técnica:  


Baseado no roteiro de Paulo Morelli


Direção: Ingrid Manzini


Adaptação: Bernardo Coimbra


Elenco: Antonio Rockenbach, Bernardo Coimbra, Camila Pacheco, Carolina Matos, Letícia Pinheiro, Marlon Vares, Pedro Dias Lemos e Sued Lincoln


Iluminação: Wilson Reis


Cenografia: Victor Aragão


Assistência de direção: Vitor Louzada


Figurino: Letícia Pinheiro


Assistência de figurino: Bernardo Coimbra


Trilha sonora: Rodrigo Parcias


Design Gráfico: Rita Ariani


Mídias Digitais: Carolina Matos


Fotografia de divulgação: Renato Mangolin


Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho


Produção e Produção Executiva: Antonio Rockenbach, Bernardo Coimbra, Carolina Matos, Letícia Pinheiro e Sued Lincoln


 


Serviço:


Espetáculo: “Entre Nós”


Temporada: de 11 de novembro a 03 de dezembro


Dias e horários: sábados e domingos, às 18h


Local: Teatro Candido Mendes


Endereço: rua Joana Angélica, 63, Ipanema (perto da estação de metrô de Ipanema, na Praça Nossa Senhora da Paz), Rio de Janeiro - RJ


Entrada: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada), vendas em https://bileto.sympla.com.br/event/88119/d/223006  


Lotação: 102 lugares


Duração: 90 minutos


Gênero: drama


Classificação indicativa: 14 anos


Instagram: @espetaculoentrenos





Nenhum comentário