[NEWS] 9ª Edição do EIMPA destaca a diversidade com espetáculos para todas as idades, oficinas e cabarés no Centro de São Paulo
A programação internacional conta com palhaças da Argentina e Portugal e, no Brasil, há artistas de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraná, Piauí, Recife, Pernambuco e Minas Gerais
As inscrições e mais informações para as oficinas estão no instagram do Teatro da Mafalda
Divulgação
Link para mais fotos em alta resolução
O Encontro Internacional de Mulheres Palhaças (EIMPA), evento criado pelo Teatro da Mafalda, está de volta em sua nona edição, que ocorre até 10 de dezembro de 2023. Neste ano, o tema Quanto Riso traz uma programação repleta de espetáculos para todas as idades e atividades formativas que celebram as várias formas de se fazer humor na palhaçaria. O EIMPA acontece na Sala de Espetáculos Paissandú, localizada no Centro Cultural Olido, com oficinas acontecendo no SEBRAE 24 de Maio, atual parceiro do projeto. Nesta edição, a Associação MoveCentroSP e Secretaria de Cultura do Município de São Paulo patrocinam o evento.
O EIMPA é uma celebração anual que reúne palhaças talentosas de todo o mundo, proporcionando uma plataforma para o encontro, compartilhamento e aprendizado, esse ano o evento recebe artistas argentinas, portuguesas, colombianas e de diversas regiões do Brasil, como Piauí, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia, entre outros.
"Em termos de produção, o EIMPA deu um grande salto de sua primeira edição até agora. Neste ano, em que as atividades estão concentradas na região central da cidade, conseguimos também melhorar a infraestrutura para receber as artistas. Dessa forma conseguimos garantir a eficiência do que qualifica nosso encontro, que é a vivência, a troca e a conexão", diz Andréa Macera, atriz e palhaça criadora do EIMPA e diretora artística do Teatro da Mafalda.
Com uma variedade de apresentações, incluindo espetáculos para adultos, crianças e cabarés (performances de várias palhaças no mesmo espetáculo), o EIMPA 2023 tem como objetivo estimular o riso, a reflexão e a celebração da diversidade, além de ser espaço para empoderamento feminino, onde mulheres palhaças podem mostrar seu talento e fortalecer sua voz na sociedade.
"Ocupar o Centro é uma novidade e ao mesmo tempo é um marco importante para o EIMPA, já que essa região é um território do Circo paulistano e também de muita efervescência cultural e encontro de artistas", finaliza Andrea.
Confira a programação desta semana:
O Teatro da Mafalda está pronto para receber o público na 9ª edição do Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, que traz como tema Quanto Riso para celebrar a diversidade do humor. A programação reúne espetáculos para todos os gostos, oficinas e reflexões que fortalecem a linguagem artística e a presença feminina na sociedade.
Quinta (07 de dezembro):
Comece seu planejamento financeiro: Precificação para apresentações artísticas para teatro e circo – Parte 1: Das 09h às 10h45
Faça suas vendas decolarem: Proposta de venda de apresentações artísticas do jeito certo! - Parte 1: Das 14h às 17 horas
Espetáculo "Circo da Rarley" com Odelta Simonetti (RS): às 17:30 na Galeria 77, Rua 24 de Maio
Espetáculo "Deslady" com Natália Luís (Paraná): às 20:00 na Sala Paissandú, Centro Cultural Olido
Sexta (08 de dezembro):
Comece seu planejamento financeiro: Precificação para apresentações artísticas para teatro e circo – Parte 2: Das 09h às 10h45
Vivência: Com Trupe de Mulheres esperança Garcia (PI): Das 9h às 12 horas
Espetáculo "Fuzuás" com diversas artistas: às 16:00 na Escadaria
Espetáculo "Humanas-Cabaré" com diversas artistas (SP-BA): às 20:00 na Sala Paissandú, Centro Cultural Olido
Sábado (09 de dezembro):
Espetáculo "Carpa Diem" com Cia Tengo Una Idea (Argentina): às 14:00 no Centro Cultural Olido.
Espetáculo "Mortes Ardentes, Paixões Enterradas" com Adelvane Néia (PR) e Silvia Leblon (SP): às 20:00 no Centro Cultural Olido.
Domingo (10 de dezembro):
Espetáculo "Sobre a pele dos pêssegos" com Silvia Brunello (São Paulo): às 14:00 no Centro Cultural Olido.
Espetáculo "Marias da Terra - as palhaças agricultoras" com Trupe de Mulheres Esperança Garcia (Piauí): às 16:00 no Centro Cultural Olido.
OFICINAS
O Sebrae 24 de Maio irá recepcionar, em sua unidade na rua 24 de maio, com distância de 1km do Centro Cultural Olido, todas as oficinas previstas na programação.
Serviço:
Mesa de discussão: "Rede de Palhaças do Brasil" no Centro Cultural Olido.
Vivência "Corpo e território na descoberta da comicidade" com Trupe de Mulheres Esperança Garcia (Piauí)
Oficina "Corpos brincantes - pensando a comicidade" com Odilia Nunes - Pernambuco.
Oficina com a Companhia Tengo una idea - Argentina
Faça o preço certo, não perca dinheiro: Precificação para apresentações artísticas para teatro e circo.
Faça suas vendas decolarem: Proposta de venda de apresentações artísticas do jeito certo!
Local:
Local das Apresentações: Sala Paissandú, Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Local das Oficinas e vivências: Sebrae - R. 24 de Maio, 32 - Centro Histórico de São Paulo
Ingressos:
Ingressos gratuitos | Retirada pela plataforma Sympla e na Galeria Olido - Sala Paissandu uma hora antes do evento.
As inscrições e mais informações para as oficinas estão no instagram do Teatro da Mafalda
Ficha Técnica:
Direção artística: Andrea Macera
Direção de produção e captação: Stephanie Glória
Produção executiva:Palloma Fernandes
Assessoria de imprensa: Pevi 56 - Angelina Colicchio e Diogo Locci
Artes gráficas: Ana Muriel
Gestão de tráfego: Lucas Flecha
Assistente de comunicação: Thor Colombo
Sobre Andréa Macera
Andréa Macera é atriz, palhaça e diretora desde 1986. Desenvolveu grande parte de seus estudos junto ao Grupo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp - com Tiche Vianna do Grupo Barracão Teatro e com Sue Morrison - mestra-clown Canadense. Fundadora e integrante do Teatro da Mafalda desde 2005, tem em seu repertório seis espetáculos em atuação. Em 2014 idealizou e realizou o EIMPA - Encontro Internacional de Mulheres Palhaças e em 2017 fundou a Escola de Palhaças, ambas realizadas anualmente na cidade de São Paulo. Desde 2020 integra a equipe do projeto Teto Trampo e Tratamento, que atua na Cracolândia através da palhaçaria e redução de danos aplicada à Saúde Mental. Já circulou com seus espetáculos e oficinas pelas regiões do Brasil, Portugal e Espanha.
Nenhum comentário