[NEWS] 9ª Edição do EIMPA destaca a diversidade com espetáculos para todas as idades, oficinas e cabarés no Centro de São Paulo

 A programação internacional conta com palhaças da Argentina e Portugal e, no Brasil, há artistas de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraná, Piauí, Recife, Pernambuco e Minas Gerais

As inscrições e mais informações para as oficinas estão no instagram do Teatro da Mafalda

Divulgação

Link para mais fotos em alta resolução 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças (EIMPA), evento criado pelo Teatro da Mafalda, está de volta em sua nona edição, que ocorre até 10 de dezembro de 2023. Neste ano, o tema Quanto Riso traz uma programação repleta de espetáculos para todas as idades e atividades formativas que celebram as várias formas de se fazer humor na palhaçaria. O EIMPA acontece na Sala de Espetáculos Paissandú, localizada no Centro Cultural Olido, com oficinas acontecendo no SEBRAE 24 de Maio, atual parceiro do projeto. Nesta edição, a Associação MoveCentroSP e Secretaria de Cultura do Município de São Paulo patrocinam o evento. 

EIMPA é uma celebração anual que reúne palhaças talentosas de todo o mundo, proporcionando uma plataforma para o encontro, compartilhamento e aprendizado, esse ano o evento recebe artistas argentinas, portuguesas, colombianas e de diversas regiões do Brasil, como Piauí, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia, entre outros. 

"Em termos de produção, o EIMPA deu um grande salto de sua primeira edição até agora. Neste ano, em que as atividades estão concentradas na região central da cidade, conseguimos também melhorar a infraestrutura para receber as artistas. Dessa forma conseguimos garantir a eficiência do que qualifica nosso encontro, que é a vivência, a troca e a conexão", diz Andréa Macera, atriz e palhaça criadora do EIMPA e diretora artística do Teatro da Mafalda.

Com uma variedade de apresentações, incluindo espetáculos para adultos, crianças e cabarés (performances de várias palhaças no mesmo espetáculo), o EIMPA 2023 tem como objetivo estimular o riso, a reflexão e a celebração da diversidade, além de ser espaço para empoderamento feminino, onde mulheres palhaças podem mostrar seu talento e fortalecer sua voz na sociedade. 

"Ocupar o Centro é uma novidade e ao mesmo tempo é um marco importante para o EIMPA, já que essa região é um território do Circo paulistano e também de muita efervescência cultural e encontro de artistas", finaliza Andrea. 

Confira a programação desta semana: 

O Teatro da Mafalda está pronto para receber o público na 9ª edição do Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, que traz como tema Quanto Riso para celebrar a diversidade do humor. A programação reúne espetáculos para todos os gostos, oficinas e reflexões que fortalecem a linguagem artística e a presença feminina na sociedade.

Quinta (07 de dezembro):

  • Comece seu planejamento financeiro: Precificação para apresentações artísticas para teatro e circo – Parte 1: Das 09h às 10h45 

  • Faça suas vendas decolarem: Proposta de venda de apresentações artísticas do jeito certo! - Parte 1: Das 14h às 17 horas

  • Espetáculo "Circo da Rarley" com Odelta Simonetti (RS): às 17:30 na Galeria 77, Rua 24 de Maio

  • Espetáculo "Deslady" com Natália Luís (Paraná): às 20:00 na Sala Paissandú, Centro Cultural Olido 

Sexta (08 de dezembro):

  • Comece seu planejamento financeiro: Precificação para apresentações artísticas para teatro e circo – Parte 2: Das 09h às 10h45 

  • Vivência: Com Trupe de Mulheres esperança Garcia (PI): Das 9h às 12 horas

  • Espetáculo "Fuzuás" com diversas artistas: às 16:00 na Escadaria

  • Espetáculo "Humanas-Cabaré" com diversas artistas (SP-BA): às 20:00 na Sala Paissandú, Centro Cultural Olido 

Sábado (09 de dezembro):

  • Espetáculo "Carpa Diem" com Cia Tengo Una Idea (Argentina): às 14:00 no Centro Cultural Olido.

  • Espetáculo "Mortes Ardentes, Paixões Enterradas" com Adelvane Néia (PR) e Silvia Leblon (SP): às 20:00 no Centro Cultural Olido.

Domingo (10 de dezembro):

  • Espetáculo "Sobre a pele dos pêssegos" com Silvia Brunello (São Paulo): às 14:00 no Centro Cultural Olido.

  • Espetáculo "Marias da Terra - as palhaças agricultoras" com Trupe de Mulheres Esperança Garcia (Piauí): às 16:00 no Centro Cultural Olido.

OFICINAS

Sebrae 24 de Maio irá recepcionar, em sua unidade na rua 24 de maio, com distância de 1km do Centro Cultural  Olido, todas as  oficinas previstas na programação.

Serviço:

  • Mesa de discussão: "Rede de Palhaças do Brasil" no Centro Cultural Olido.

  • Vivência "Corpo e território na descoberta da comicidade" com Trupe de Mulheres Esperança Garcia (Piauí)

  • Oficina "Corpos brincantes - pensando a comicidade" com Odilia Nunes - Pernambuco.

  • Oficina com a Companhia Tengo una idea - Argentina

  • Faça o preço certo, não perca dinheiro: Precificação para apresentações artísticas para teatro e circo.

  • Faça suas vendas decolarem: Proposta de venda de apresentações artísticas do jeito certo!

Local: 

  • Local das Apresentações: Sala Paissandú, Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

  • Local das Oficinas e vivências: Sebrae - R. 24 de Maio, 32 - Centro Histórico de São Paulo

Ingressos: 

Ingressos gratuitos | Retirada pela plataforma Sympla e na Galeria Olido - Sala Paissandu uma hora antes do evento.

As inscrições e mais informações para as oficinas estão no instagram do Teatro da Mafalda

Ficha Técnica:

Direção artística: Andrea Macera

Direção de produção e captação: Stephanie Glória

Produção executiva:Palloma Fernandes

Assessoria de imprensa: Pevi 56 - Angelina Colicchio e Diogo Locci 

Artes gráficas: Ana Muriel 

Gestão de tráfego: Lucas Flecha

Assistente de comunicação: Thor Colombo

Sobre Andréa Macera

Andréa Macera é atriz, palhaça e diretora desde 1986. Desenvolveu grande parte de seus estudos junto ao Grupo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp - com Tiche Vianna do Grupo Barracão Teatro e com Sue Morrison - mestra-clown Canadense. Fundadora e integrante do Teatro da Mafalda desde 2005, tem em seu repertório seis espetáculos em atuação. Em 2014 idealizou e realizou o EIMPA - Encontro Internacional de Mulheres Palhaças e em 2017 fundou a Escola de Palhaças, ambas realizadas anualmente na cidade de São Paulo. Desde 2020 integra a equipe do projeto Teto Trampo e Tratamento, que atua na Cracolândia através da palhaçaria e redução de danos aplicada à Saúde Mental. Já circulou com seus espetáculos e oficinas pelas regiões do Brasil, Portugal e Espanha. 


Nenhum comentário