[News] DESCOLONIZA FILMES APRESENTA QUATRO LONGAS NACIONAIS NO 56º FESTIVAL DE BRASÍLIA

 

Foto do filme Nós Somos o Amanhã, de Lufe Steffen (divulgação)



A distribuidora independente DESCOLONIZA FILMES será um dos destaques no 56o Festival de Brasília do Cinema brasileiro. Dos seis longas da Mostra Competitiva, três deles são da distribuidora. Além deles, também será apresentado um quarto filme na Mostra Brasília. Mais informações sobre o festival em https://festcinebrasilia.com.br/


Em competição, serão exibidos: 


A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, se passa na comunidade indígena Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, e mostra todos se reunindo para um filme sobre Canuto, um homem que se transformou em onça e depois morreu. O filme se destacou em um dos festivais mais importantes de documentário do mundo, o IDFA: Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme e de Contribuição Artística. A obra é exibida na Mostra Competitiva do Festival de Brasília e terá sessões em 15 de dezembro às 21h, no Cine Brasília, e em 15 de dezembro às 20h, no Complexo Cultural Samambaia.


Combinando documentário e encenação, MAIS UM DIA, ZONA NORTE, de Allan Ribeiro, acompanha as transformações na rotina dos moradores de periferia do Rio de Janeiro. As sessões serão em 11 de dezembro às 21h, no Cine Brasília, e em 11 de dezembro às 20h, no Complexo Cultural Samambaia.


NÓS SOMOS O AMANHÃ, de Lufe Steffen, resgata o espírito juvenil dos anos 1980,  com muito colorido e bom humor, trazendo músicas e elementos que marcaram a época, incluindo regravações inéditas de hits de Xuxa, Trem da Alegria e Balão Mágico. Como no famoso seriado Chaves, o filme é uma fantasia desvairada que brinca com o elenco e traz adultos interpretando crianças. O longa é um musical para adultos, uma fantasia psicodélica onírica que busca na fantasia sua maneira de narrar. O elenco conta com Claudia Ohana, Silvero Pereira, Rico Dalasam e o próprio Lufe. As sessões acontecem em 12 de dezembro às 21h, no Cine Brasília, e em 12 de dezembro, às 20h, no Complexo Cultural Samambaia.


Na Mostra Brasília Longas-metragens, a Descoloniza exibe NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel. Coprodução entre Rio de Janeiro e Brasília, o documentário acompanha o dia da posse presidencial a partir do trabalho nas cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que distribui almoços gratuitamente. As sessões do filme acontecem em 13 de dezembro, às 18h, no Cine Brasília, e em 13 de dezembro às 20h, no Complexo Cultural de Planaltina.


Mais informações sobre os filmes: 


A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO


Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho 


Docuficção/Pernambuco e São Paulo/2023/130min

Não recomendado para menores de 12 anos


Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto, um homem que, muitos anos atrás, transformou-se em onça e depois morreu tragicamente. Agora, a comunidade se reúne em torno da produção de um filme para retratar sua história. Por que isso aconteceu? Mas, mais importante ainda, quem daquela aldeia deve interpretar seu papel?


MAIS UM DIA, ZONA NORTE


Direção: Allan Ribeiro

Docuficção/Rio de Janeiro/2023/80min

Classificação indicativa: livre


Trabalhadores da periferia do Rio de Janeiro vivem momentos de transformação em suas rotinas. Um instante de sonho, fantasia e fuga da realidade em contraponto à mesmice do dia-a-dia.


NÓS SOMOS O AMANHÃ


Direção: Lufe Steffen


Ficção/São Paulo/2023/102min


Classificação indicativa: livre


Anos 1980. Separados por suas diferenças, tentam sobreviver ao bullying, perseguidos por questões raciais, de gênero, sexualidade, forma física, comportamento. Até que um dia, a futurista professora musical Clara Celeste aterrissa para mostrar que tudo pode ser diferente. Ao experimentar o empoderamento, tais personagens se unem e finalmente conseguem viver suas identidades com liberdade. Mas a escola, a normatividade e o monstro do conservadorismo estão de olho. Conseguirão nossos heróis vencerem a batalha contra a intolerância?


NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS


Direção: Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel


Documentário/Distrito Federal e Rio de Janeiro/2023/74min.


Classificação indicativa: livre


Brasília, dezembro de 2022, às vésperas da posse presidencial. No Sol Nascente, a maior favela do Brasil, Socorro, Jurailde e Bizza lideram uma das cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que distribui almoços gratuitamente. Essas mulheres estão encarregadas de cozinhar para centenas de pessoas que chegarão à capital para a posse do presidente Lula em 1º de janeiro. “Não Existe Almoço Grátis” acompanha esta saga e traz entrevistas profundas e íntimas sobre suas vidas e a organização coletiva, revelando que o futuro se cozinha hoje e a muitas mãos.


Sobre a Descoloniza Filmes: 


Descoloniza Filmes nasceu em 2017 com propósito explícito em seu próprio nome. Basicamente, acreditamos que a experiência humana não se resume a conceitos formulados em uma única região do planeta, e, menos ainda, por um único gênero.

Consideramos a descolonização do pensamento, propondo novas reflexões, novas linguagens, novas vozes, priorizando obras dirigidas por mulheres e com foco na desregionalização da produção.


A Descoloniza Filmes é dirigida por Ibirá Machado, que desde 2010 trabalha com distribuição de cinema independente.

Temos o compromisso de fazer da Descoloniza muito mais do que uma distribuidora, mas um ponto de encontro para discussões, com temáticas que contribuam com a reconstrução de uma nova sociedade, uma nova forma de pensar.





Nenhum comentário