[News] Hub Cultural Porto Dragão realiza seminário sobre economia criativa e desenvolvimento regional em Quixeramobim
Hub Cultural Porto Dragão realiza seminário sobre economia criativa e desenvolvimento regional em Quixeramobim
Com o tema "Sertões Criativos", o Seminário Jornada de Pensamento chega a sua 4ª edição refletindo sobre os caminhos e possibilidades culturais e criativas da macrorregião do Sertão Central cearense
Refletir sobre empreendedorismo cultural, inovação e novos modelos de negócios no campo da economia da cultura faz parte da atuação do Hub Cultural Porto Dragão - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) -, focado no desenvolvimento de ações e políticas promotoras das artes e do fortalecimento da economia criativa no estado.
Entre os dias 14 e 16 de dezembro, o Hub Cultural Porto Dragão chega à macrorregião do Sertão Central cearense para realizar a 4ª edição do Seminário Jornada de Pensamento. A edição conta com a parceria da Casa de Saberes Cego Aderaldo e da Casa de Antônio Conselheiro, também equipamentos da Secult Ceará geridos em parceria com o IDM, e apoio institucional da Universidade Aberta do Brasil - Polo Quixeramobim e da Prefeitura de Quixeramobim.
Com curadoria da Profa. Dra. Luciana Guilherme, o seminário propõe uma série de rodas de conversa e um grupo de trabalho para debater caminhos e possibilidades de desenvolvimento a partir da cultura e da criatividade na região. Com 13 municípios, o Sertão Central cearense conta com artistas, grupos e coletivos, além de um patrimônio com grande potencial para a construção de circuitos artístico-culturais e rotas turísticas potencializadoras da região.
A ação compõe a programação do Circuito Sertão Central, ação do Hub Cultural Porto Dragão voltada para a descentralização da cultura no interior do estado e para o fortalecimento da cena artística e da economia criativa da macrorregião do Sertão Central cearense.
SOBRE A PROGRAMAÇÃO
Nesta edição, as rodas de conversa recebem convidados especialistas, profissionais e pesquisadores do campo da cultura e da economia criativa, com o objetivo de ampliar olhares e inspirar fazedores de cultura, agentes culturais, empreendedores criativos e representantes de órgãos e organizações públicas e privadas, atuantes na região, para a cocriação de um circuito cultural e turístico integrado.
Esse processo se dará por meio de um GT: no primeiro encontro, será realizado um mapeamento preliminar acerca dos principais agentes, instituições e ativos turísticos e culturais da região; no segundo, a criação de uma proposta do Circuito Artístico-Cultural e Turístico do Sertão Central.
No dia da abertura, quinta-feira (14/12), após uma fala institucional, a primeira roda de conversa "Sertões Criativos: territórios e circuitos culturais" recebe Gecíola Fonseca e Mércia Maria Aquino de Queiroz para debater sobre o desenvolvimento de territórios criativos na perspectiva da construção de conexões e pontes entre diversos municípios, tomando a cultura e a criatividade como vetor de desenvolvimento.
Na sexta-feira (15/12), a roda de conversa "Sertões Criativos: economia criativa e estratégias de desenvolvimento" conta com a presença de José Mauro Gnaspini, André Lira e Beatriz Gondim para apresentarem e discutirem casos bem-sucedidos de desenvolvimento territorial tendo como vetor a cultura, o patrimônio e o turismo local e regional. A roda também recebe a Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Por fim, o seminário encerra no sábado (16/12), com a roda de conversa "Consórcios intermunicipais de cultura: desafios e potenciais de desenvolvimento regional". Os convidados Bismarck Bezerra Santos e Edemilson do Vale trazem suas perspectivas a respeito da constituição de consórcios intermunicipais para a formulação e implementação de políticas públicas de cultura e economia criativa e possíveis sistemas de governança territorial, identificando seus desafios e potencialidades.
Confira a programação completa:
*sujeita a alterações
14 de dezembro (quinta-feira)
18h - Abertura
18h30 às 21h - Roda de Conversa 1 | Sertões Criativos: territórios e circuitos culturais
com Gecíola Fonseca (Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará) e Mércia Maria Aquino de Queiroz (Pesquisadora OBEC - BA)
Local: Auditório da Universidade Aberta do Brasil
15 de dezembro (sexta-feira)
9h às 12h - GT Sertão Criativo | Territórios e mapas culturais do Circuito Sertão Central
Local: Universidade Aberta do Brasil
18h30 às 21h - Roda de Conversa 2 | Sertões Criativos: economia criativa e estratégias de desenvolvimento
com José Mauro Gnaspini (Diretor de Arte e Cultura da Associação Paulista dos Amigos da Arte), André Lira (Gerente de Economia Criativa da ADEPE) e Beatriz Gondim (Pesquisadora da Universidade Federal do Cariri)
Participação da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela
Local: Auditório da Universidade Aberta do Brasil
16 de dezembro (sábado)
9h às 12h - GT Sertão Criativo | O Circuito Sertão Central Criativo
Local: Universidade Aberta do Brasil
17h às 20h - Roda de conversa 3 | Consórcios intermunicipais de cultura: desafios e potenciais de desenvolvimento regional
com Bismarck Bezerra Barros (Presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul) e Edemilson do Vale (Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Culturando)
Local: Auditório da Universidade Aberta do Brasil
SERVIÇO
4ª edição do Seminário Jornada de Pensamento
Dias 14, 15 e 16 de dezembro
Gratuito e aberto ao público
Na Universidade Aberta do Brasil (Av. Dr. Joaquim Fernandes, 382 Bloco C, Centro - Quixeramobim/CE)
Transmissão no Youtube do Porto Dragão
|
Nenhum comentário