[Review] GloboPlay | Vale o escrito

Sinopse:
Em Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho, a docussérie investiga as origens e os dilemas do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Dividida em duas partes, a série documental aborda desde seu início no século XIX, passando pela criminalização das apostas e dos jogos de azar, o investimento no carnaval e no futebol até o envolvimento das milícias. Ao longo dos sete episódios, os envolvidos no Jogo do Bicho - bicheiros, seus herdeiros, esposas e agregados - cedem entrevistas exclusivas sobr
e suas memórias e os pormenores do negócio.


O que eu achei?
Descrita como uma série policial, temos o mundo do crime organizado por bicheiros milionários infiltrados em diversos mundos no Rio de Janeiro. 
A série conta detalhadamente como famílias inteiras conseguiam dominar desde uma simples localidade chamada como ponto do jogo. Se você assistiu filmes sobre a máfia italiana, muito se assemelha, afinal algumas famílias se "unem" para unificar o crime. Ok, isso foi lá atrás com famílias, como os Andrade (na Mocidade Independente), os Abraão David (na Beija-Flor), os Drumond (na Imperatriz Leopoldinense), os Garcia (no Salgueiro); na época muito deles usavam as escolas para lavar dinheiro de forma muitas vezes explícitas.

Com a narração impecável de Pedro Bial, seguimos em meio as mortes entre familiares após o grandes nomes morrerem. A herança de seus filhos vem muitas vezes junto ao sangue derramado. A dinâmica do jogo do bicho se envolve com milicianos, escolas de samba e muitas outras formas ilícitas de angariar dinheiro.
Após a morte dos principais que muito se uniam e falavam até da própria máfia italiana. Cada pedaço do Rio de Janeiro era distribuído entre os grandes, quando algumas mortes surgem na forma de execução e luta por território. A partir deste momento somos apresentados a ex policiais que fazem segurança dos cabeças do jogo, muitas mortes ocorrem, filho de um morre porque enviaram uma bomba e ele estava no lugar errado, obviamente na hora errada. Somos apresentados as gêmeas herdeiras, uma decide não seguir a vida da contraversão( mesmo que seu esposo tome conta de seus bens), enquanto a outra encabeça tudo que herdou de seu pai. 
Muitas mortes ainda estão sem solução, assim como no meio do seriado temos o nome da família do ex- presidente Bolsonaro envolvido na morte de Marielle Franco, filhos de Bolsonaro eram amigos íntimos de contraventores e são expostas provas cabíveis da milícia no estado do Rio.

A série é bem dividida, muito detalhada em crimes que ocorreram desde muito tempo atrás e onde muitos ainda estão na busca de continuar com o enriquecimento ilegal. Muitos destes contraventores tem aquela fala mansa e que são totalmente conhecidos como sociopatas e psicopatas; ainda assim o jogo segue ocorrendo, debaixo dos olhos da lei e existindo graças àqueles que deveriam nos proteger.


Trailer:

Escrito por Maisa Evelyn Pires

Nenhum comentário