[News]28º Encontro dos Profetas da Chuva - Tradição Popular e Herança Cultural no Sertão Central.

 28º Encontro dos Profetas da Chuva - Tradição Popular e Herança Cultural no Sertão Central.



O Ministério da Cultura e o Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central promovem no dia 13 de janeiro, no IFCE - Campus Quixadá, o 28º Encontro dos Profetas da Chuva. Uma tradição anual que marca o início do calendário cultural da região. 


Este encontro, é considerado o maior do gênero no país e destaca-se como um dos mais importantes meios de preservação do conhecimento tradicional transmitido de geração em geração pelos profetas da chuva. Os profetas da chuva utilizam métodos diversificados, muitas vezes baseados em conhecimentos tradicionais e rituais locais. Alguns observam o comportamento de aves migratórias, enquanto outros interpretam sinais celestiais. Há também quem confie em sonhos e visões, misturando crenças indígenas e práticas religiosas.


Programação

A 28ª edição do Encontro será realizada nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Quixadá e contará com a participação de 30 profetas de todo o Estado que apresentarão suas previsões para a quadra invernosa. O evento, será conduzido por Helder Cortez, um dos idealizadores do encontro, e contará no seu encerramento com homenagens a personalidades / instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura regional e do semiárido: o Governador Elmano de Freitas; a Senadora Augusta Brito, ao Deputado Federal José Guimarães; o Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o Superintendente da SOHIDRA, Paulo Ferreira e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Amílcar Silveira.


A programação cultural do Encontro prossegue até o mês de junho, com seminário temático, exibição de filmes, exposição e shows musicais. O 28º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com agradecimento a Cosampa e a Dakota, com apoio do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, da Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria da Cultura/Fundação Cultural, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá e da Cagece. 


Profetas da Chuva

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural do Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e clima com base em observações do ecossistema, da atmosfera e de corpos celestes, além de métodos tradicionais de previsão. Algumas previsões são fundamentadas em sonhos e rituais religiosos, mesclando crenças indígenas e outros conhecimentos tradicionais.

Contatos:

  • Clébio Viriato Ribeiro - Coordenação Geral : (85) 98896.2778

  • Kennedy Saldanha - Assessoria de Comunicação: (85) 99965-0260


Serviço: XXVIII Encontro dos Profetas da Chuva

Quando: 13 de janeiro de 2024 - 08h

Onde: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

 Av. José de Freitas Queiroz, 5000 – Quixadá


MINI BIO HOMENAGEADOS


ELMANO DE FREITAS

Elmano de Freitas da Costa nasceu em 12 de abril de 1970, no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, o “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa. É casado com a administradora Lia Freitas e pai de quatro filhos. Viu no estudo do Direito a oportunidade para ampliar o trabalho com os mais vulneráveis, que começou a trilhar ainda nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), defendeu interesses dos trabalhadores de todo o Brasil nas mais altas cortes do País.

Atuou como secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo, da Prefeitura de Fortaleza. Em 2014, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, tendo tido o mandato renovado quatro anos depois. Nos anos em que esteve na Assembleia Legislativa, propôs leis e ajudou a articular e aprovar inúmeras medidas em prol do desenvolvimento do Ceará e dos cearenses. Em outubro de 2022, Elmano de Freitas foi eleito, ainda no 1º turno, com 2.808.300 votos para governar o Ceará.


AUGUSTA BRITO

Augusta Brito de Paula é uma enfermeira e política brasileira. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, exerce o cargo de senadora pelo estado do Ceará, tendo sido eleita em 2022 na chapa de Camilo Santana como sua primeira suplente e assumido após ele tornar-se ministro da Educação


JOSÉ GUIMARÃES

José Nobre Guimarães é um advogado e político brasileiro, deputado federal pelo Ceará e líder do terceiro governo Lula na Câmara dos Deputados. José Nobre Guimarães é um dos onze filhos de "seu" Sebastião e "dona" Laís. É irmão de José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores - PT e ex-deputado federal.


ZEZINHO ALBUQUERQUE

José Jácome Carneiro Albuquerque, mais conhecido como Zezinho Albuquerque, é um empresário e político brasileiro. Atualmente, é secretário das Cidades do Estado do Ceará e está licenciado do mandato de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.



PAULO FERREIRA

Técnico em Agropecuária pelo IFCE Crato, Graduado em Gestão de Projetos pela UECE. Atuou com assessoria técnica em áreas de reforma agrária e comunidades rurais, junto ao Projeto Dom Helder Câmara. Foi articulador territorial no projeto Territórios da Cidadania, onde compôs a equipe que elaborou o primeiro Plano Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável – PTDRS, também foi articulador do Projeito Polos do Biodisel no Sertão Central. Entre 2013 e 2015 foi vereador no município de Quixeramobim. Em 2015 assumiu a Gerência Regional da COGERH na Bacia do Banabuiú. No final de 2022 passou a atuar como Supervisor Regional da COGERH.


AMÍLCAR SILVEIRA

José Amílcar Silveira tem histórico no trabalho sindical e uma vida limpa, de trabalho, nos negócios e junto a FAEC.  Começou a se aproximar dos sindicatos rurais  a partir da direção da Associação dos Criadores do Ceará- ACC ,  depois como presidente do   Clube do Berro e como Presidente da Câmara Setorial do Agronegócio do Estado do Ceará. Há 2 anos  foi eleito  presidente do Sindicato Rural de Quixadá, sua terra natal.

Nenhum comentário