[News]Espetáculo infantojuvenil “À Beira do Sol” estreia em 26 de janeiro no CCBB Rio de Janeiro

 


Espetáculo infantojuvenil “À Beira do Sol” estreia em 26 de janeiro no CCBB Rio de Janeiro

 

Com idealização e atuação de Naira Carneiro, da Cia Os Buriti,

peça acompanha a jornada de Arian, personagem que tem a missão

de impedir que o Sol se ponha e nunca mais volte a nascer

 

Naira assina a direção e a dramaturgia em parceria com Duda Rios

 

A peça infantojuvenil “À Beira do Sol” cria uma linguagem poética, voltada para todas as idades, para brincar com a fronteira entre realidade e imaginação, loucura e sanidade. Com direção e dramaturgia de Naira Carneiro (Cia Os Buriti) e Duda Rios (Cia Barca dos Corações Partidos), o espetáculo musical chega ao Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro no dia 26 de janeiro.  

 

Idealizadora da peça, Naira Carneiro está sozinha em cena para interpretar Arian, a Vigia do Sol, personagem que transita entre dois mundos: o palpável e o da imaginação. Arian recebe um aviso: no momento em que o Sol se puser, ele não retornará e nunca mais nascerá uma manhã. E com o recado vem uma missão:      a de vigiar o Sol para que ele não se ponha. Como nas cidades o Sol se esconde entre os prédios altos, Arian pega uma jangada e adentra o mar com a ideia de remar sempre em direção ao astro – no vasto oceano, o Sol não tem onde se esconder. A nuvem Caralâmpia, sua fiel escudeira, a acompanha nesta jornada.

 

Criado por Marcelo Larrea e Ianara Elisa, o cenário é composto por um grande tecido branco que ocupa todo o chão do palco e é puxado por cordas. Durante a peça, os panos vão assumindo inúmeras formas – jangada, mar revolto, prédios, céu estrelado – permitindo que a atriz tenha uma interação com o cenário, semelhante a uma dança.

 

Embalada por muita música, a peça conta com direção musical de Beto Lemos. Ele também é o autor da trilha original, sendo parte dela composta em parceria com Duda Rios. O espetáculo tem várias canções inéditas cantadas pela atriz.           A personagem dança sobre as ondas e canta para o Sol e para as nuvens, para se acalmar e reunir forças para seguir com a sua missão.

 

O processo de criação do espetáculo começou em 2020, quando Naira convidou Duda Rios para transformar em texto uma história que ela havia imaginado.            A ideia era abordar o tema da loucura de forma lúdica e poética numa montagem que contemplasse um público de todas as faixas etárias. Para criar a peça, a dupla se inspirou em personalidades como Arthur Bispo do Rosário e o Profeta Gentileza, além de relatos da psiquiatra Nise da Silveira.

 

A montagem transita por temas como o medo da escuridão e da solidão, além da vontade de estar sempre desperto e são, trazendo questionamentos sobre o que é real e o que é imaginado. “Sempre gostei de ver as coisas por ângulos diferentes. Imaginar ou entrar em contato com realidades que não fazem parte da lógica comum é algo que me atrai. Gosto do avesso. E Arian é literalmente Naira ao avesso. Na nossa história, estamos brincando de criar realidades. A fantasia está presente em todas as culturas do mundo e traz equilíbrio para o nosso ser”, diz Naira.

 

“Criamos uma personagem que é o Dom Quixote e o Sancho Pança de si mesma. O seu delírio é repleto de sanidade; e a sua sanidade, cheia de delírio. Acho que todos somos assim, damos formas a vários ‘eus’.  E acredito que transitar entre os ‘eus’ é uma experiência de liberdade, tão infinita quanto o mar em que Arian navega”, acrescenta Duda Rios.

 

Desde a sua criação em 1995 por Eliana Carneiro, a Cia. Os Buriti, fundada em Brasília, se dedica a montar espetáculos fundindo diferentes linguagens artísticas, para todas as faixas etárias. E assim foi com “À Beira do Sol”, uma peça pensada para toda a família. O espetáculo estreou no CCBB Brasília, em 2022. Em 2023, fez uma temporada no Sesc Belenzinho, em São Paulo.

 

Sobre a Cia Os Buriti – Teatro de Dança

 

Criada em 1995, a companhia se dedica a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por seus filhos Naira Carneiro e Guian Larrea, Camila Guerra, Renata Rezende e pelos músicos Jorge Brasil, André Togni, Daniel Pitanga, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Carlos Frazão. O grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Áustria, Grécia, Paraguai, Romênia e Índia), participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.

 

A Cia Os Buriti já montou 15 espetáculos autorais: “À Beira do Sol” (2022), de Naira Carneiro, em parceria com Duda Rios (Cia Barca dos Corações Partidos – RJ), “Depois do Silêncio” (2021), “Lampião no Céu” (2017), “KALO – Filhos do Vento” (2016), “Aurora” (2016), “Os Buriti Contam Histórias” (2013), “Cantos de Encontro” (2012), “Blima – Imagens do Sagrado” (2012), “Varal de Histórias” (2010), “Lia de Manaká” (2010), “Trilogia de Gênios da Música” (2007), “Cordas e Contos” (2006), “O Marajá Sonhador e Outras Histórias” (2004), “A Menina que Veio do Céu” (2001), “Inana A Grande Mãe” (1997) e “Os Buriti Dançam Bamboo” (1995).

 

Sobre o CCBB RJ

 

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico “The Art Newspaper”, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes. 

 

Ficha técnica

 

Um solo de Naira Carneiro

Direção e Dramaturgia: Naira Carneiro e Eduardo Rios

Textos: Eduardo Rios

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Beto Lemos

Canções originais: Beto Lemos e Duda Rios

Cenografia: Marcelo Larrea e Ianara Elisa

Cenotécnico: Guian Larrea

Manipulação da Cenografia: Yasmim Lira

Figurinos: Eliana Carneiro

Desenho e Operação de Luz: Felipe Medeiros

Desenho e Operação de Som: João Gabriel Mattos

Preparador Vocal: Marcelo Rodolfo

Consultoria sobre saúde mental: Nicola Worcman

Programação Visual: Gabriel Guirá e Nara Oliveira

Fotos: Diego Bresani e Mauro Kury

Costureira: Nice Tramontin

Direção de Produção e Produção Artística: Naira Carneiro

Produtora Assistente: Rebeca Queiroz

Apoio: Grupo Teatral Moitará

Realização: Os Buriti Produções Artísticas

 

SERVIÇO

Espetáculo: “À Beira do Sol”

Temporada: 26/01 a 25/02 de 2024 – de sexta a domingo

(atenção aos horários antes e depois do Carnaval)

 

De 26/01 a 04/02

Sextas e sábados, às 16h. Domingos às 15h

 

De 16/02 a 25/02

Sextas, às 19h. Sábados e domingos às 16h

 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro 2

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – RJ

Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

    

 

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia-entrada.   

Bilhetes disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura  

 

Funcionamento:   

De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).   

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017

 

Capacidade Teatro 2: 153 lugares

Classificação:  Livre.

Duração: 50 min.

 

Siga o CCBB RJ nas redes sociais

bb.com.br/cultura | facebook.com/ccbb.rj |

instagram.com/ccbbrj x.com/ccbb_rj

 

Cia. Os Buriti nas redes sociais

Site: http://osburiti.com.br

Instagram: @osburiti | @abeiradosol

Facebook: facebook.com/osburiti

 

 

Assessoria de imprensa do espetáculo

Paula Catunda 

Assessoria de Imprensa CCBB Rio de Janeiro

Giselle Sampaio


Nenhum comentário