[Crítica] A cor púrpura


 Sinopse:

A Cor Púrpura é o filme musical baseado no romance homônimo de Alice Walker. A história é contada a partir das cartas escirtas por uma jovem à Deus. Celie (Fantasia Barrino) é uma mulher afro-americana que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século XX. Ela tenta superar os traumas deixados pelo abusos do pai e do marido ao longo dos anos e, para isso, contará com o apoio e a força de um grupo de mulheres que constrói uma irmandade.




                           O quê eu achei?

Com direção de Blitz Bazawule(do documentário da Beyoncé Black is King) e produção executiva de ninguém menos do que Spielberg e a Oprah Winfrey,esse longa é o remake do filme original de 1985.Embora ambos sejam baseados no livro de Alice Walker, essa nova versão também é adaptada da peça de teatro e é um musical.

Nettie(Halle Bailey,do live-action de 2023 da Pequena Sereia) e Celie(Fantasia Barrino,que antes era uma atriz de TV que fez sua estreia cinematográfica)são duas irmãs órfãs de mãe que moram com o pai abusivo,Alfonso(Deon Cole) no interior da Georgia em 1909.Celie começou a ser estuprada pelo próprio pai após a morte da esposa dele, e consequentemente ela engravida e dá a luz à duas crianças, a quem ela nomeia Adam e Olivia.Quando a segunda criança nasce,Alfonso tira a guarda da criança assim como havia feito com a primeira e a força a se casar com um fazendeiro local chamado Mister(Colman Domingo,de Euphoria) um homem rude e abusivo,pai de três filhos, que a maltrata.

Quando Alfonso tenta molestar Nettie, ela se muda para a casa da fazenda de Mister, até que ele a exila quando ela rejeita seus avanços. Ela promete escrever para Celie todos os dias antes de partir. Em 1917, Celie ainda está casada com Mister, enquanto seu filho Harpo(Corey Hawkinsde Fear the Walking Dead) se casa com a feroz e desafiadora Sofia(Danielle Brooks, de Orange Is The New Black). Harpo tenta construir uma casa, mas depois a transforma em uma casa de shows. Celie faz amizade com Sofia, mas ela deixa Harpo quando ele tenta bater nela.

Um dia, a cantor de jazz Shug Avery(Taraji P.Henson,da série Empire) chega à cidade para se apresentar na casa de shows. Harpo está saindo com outra mulher chamada Mary "Squeak" Agnes(a cantora H.E.R). Quando ele tenta dançar com Sofia, Mary Agnes interrompe e acaba iniciando uma briga que destrói o local. Celie implora a Shug para ficar com ela, mas Shug decide levá-la em seu lugar. Quando retornam à casa do senhor, Shug encontra e revela a Celie uma carta na caixa de correio endereçada a Celie por Nettie, revelando que Nettie está morando na África.

Eu nunca li o livro da Alice Walker,apenas assisti a versão original de 85 e devo dizer que gostei das mudanças dessa versão,como a aparição da mãe de Celie e Nettie, as músicas com excelentes performances e visuais deslumbrantes e as ótimas atuações com destaque para Fantasia Barrino e Danielle Brooks, A Cor Púrpura é certamente um dos melhores musicais de 2024.


                            Trailer:







Nenhum comentário