[News] DA GHAMA, FUNDADOR DO CIDADE NEGRA, LANÇA SINGLE EM PARCERIA COM EVANDRO MESQUITA
DA GHAMA, FUNDADOR DO CIDADE NEGRA, LANÇA SINGLE EM PARCERIA COM EVANDRO MESQUITA
Faixa “Reggae do Avião” fará parte do terceiro álbum solo do músico e vem acompanhado de audiovisual
LINK https://open.spotify.com/intl-pt/track/7LFp2qdABU3Q7EwhA4QPHx?si=fd15be17ebb545bb&nd=1&dlsi=a276b23b77ff4364
O cantor, compositor, hitmaker e guitarrista carioca Da Ghama lança na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o single “Reggae do Avião”, que fará parte de seu próximo álbum e tem a participação de Evandro Mesquita, da Blitz. Da Ghama integrou o grupo Cidade Negra por 22 anos e fez história na música como fundador e produtor musical da banda de reggae. A nova faixa, que será lançada nas principais plataformas digitais, terá um videoclipe em março.
“Essa música fiz dentro do avião, lá no fundo da aeronave bem baixinho com meu violão e passei pro Evandro Mesquita escrever a letra. Foi muito bacana o encontro com esse carioca desconstruído”, conta Da Ghama, que lembra ainda que a ideia da parceria surgiu no camarim de um show do Evandro e do Erasmo Carlos em um teatro em Niterói, em 2008. Não é a primeira vez que eles cantam juntos.
Além dos vocais, a composição da nova canção conta com a parceria do cantor, compositor e ator Evandro Mesquita. “O Da Ghama tinha me mandado uma fitinha que ele fez em uma ponte aérea, cheio de ruídos de comandante, de avião. Aí fiz uma letra em cima da melodia falando dessa viagem que é o amor e ficou muito legal”, dispara o vocalista da banda Blitz.
O lançamento, que fala sobre uma viagem de avião de Salvador para o Rio de Janeiro e da segurança de voltar para seu amor em casa, tem também um viés cidadão, onde os autores fazem um alerta contra a entrada de jovens na criminalidade. Tony Sheen, baterista da banda Afrodizia, assina a produção musical do single, que traz ainda participações especiais dos músicos da banda Planta e Raiz, o baixista Samambaia e o guitarrista Franja.
No clipe, que retrata a própria história da música feita dentro do avião, Andrea Coutinho, que faz o backing vocal da música, encarna uma aeromoça. A direção do audiovisual tem a assinatura de Marcelo Garcia e terá lançamento no YouTube oficial do cantor no fim de março.
Um dos fundadores do Cidade Negra, grupo de reggae mais famoso do Brasil na década de 90, Da Ghama é coautor de vários hits de reggae produzidos no país. A nova faixa fará parte do repertório do terceiro álbum solo de carreira do artista, “Sinal da Paz”, que contará com diversas participações especiais e tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.
FICHA TÉCNICA MÚSICA
Composição: Da Ghama e Evandro Mesquita
Produção: Tony Sheen
Guitarra: Franja
Teclado: Priscilla Cantarelli
Contrabaixo: Samambaia
Backing vocal: Andrea Coutinho
Mixagem: Da Ghama e Tony Sheen
Masterização: Felipe Tichauer
FICHA TÉCNICA CLIPE
Direção: Marcelo Garcia
LETRA “REGGAE DO AVIÃO”
(Da Ghama e Evandro Mesquita)
Meu amor
Tô aqui nesse avião
Aperto o cinto e sinto a sua mão
Meu amor
Ainda bem que eu tenho alguém
Vim voando pra levar você, vou levar
Não vejo a hora de chegar
Não aguento mais voar
Eu confio por um fio nesse tal de avião
Eu me sinto muito mal
Sem açúcar e sem afeto
Sem pista e sem teto para aterrissar
Se tiver um jeito vou dizer
E no céu eu fico mais sensível
Farei tudo pra tornar
Sua viagem mais agradável possível
Lá embaixo tá tudo fora da ordem, fora da lei
Que falta nos faz a voz de Bob Marley
E esse reggae é só porque
Rio eu gosto de você
Sempre digo que é pra você que eu vou voltar
Uô-uô-uô
E esse reggae é só porque
Rio eu gosto de você
Eu prefiro quando volto
Uô-uô-uô uô-uô-uô
I fly like like bird in the sky
Todo garoto só quis ser piloto, não avião
Um pouco de mim sempre vai
Nos amigos que já se foram
E às vezes dói meu o coração
SOBRE DA GHAMA
O cantor, compositor, guitarrista, hitmaker e ativista Da Ghama é um dos fundadores do grupo Cidade Negra e integrou a banda de reggae, que tem Toni Garrido como vocalista, por 22 anos. Natural do bairro Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o músico construiu sua trajetória musical no grupo e já tocou ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional, como Gilberto Gil, Lulu Santos, Arlindo Cruz, Herbert Vianna, Gabriel O Pensador, MV Bill, Nando Reis, Zé Ramalho, Marisa Monte, Jimmy Cliff, Inner Circle, Shabba Ranks, entre outros.
Sua longa carreira despontou, ainda na Baixada Fluminense do Rio, com a banda Lumiar. Mais tarde, ele teria sido o primeiro artista latino americano a tocar no “Reggae Sunsplash Festival”, em Montego Bay, na Jamaica, junto com o Cidade Negra. Participou ainda do documentário da série “Rough Guide”, produzido pela rede de televisão britânica BBC, sobre a música popular brasileira. Já em 2018, ele e outros fundadores do Cidade Negra iniciaram o “Originais Cidade”, projeto de reencontro em celebração aos dois primeiros álbuns da banda: “Lute pra Viver” e “Negro no Poder”.
Em carreira solo desde 2008, Da Ghama se dedica aos trabalhos com a mesma garra de duas décadas atrás. Hoje, toca seus projetos à frente de sua produtora Reggae Brasil Produções. O artista já lançou dois CDs autorais: “Violas e Canções”, seu primeiro álbum solo que explora novas sonoridades, como o samba-bossa e o pop, sem abandonar o reggae; e “BaixÁfrikaBrasil”, que vai fundo nas questões sociais, chamando atenção para questões ecológicas, da mulher, do trabalhador, do racismo estrutural, para áreas carentes e para o amor. O último álbum é, ainda, um trabalho peculiar de resgate de suas raízes, destacando o reggae em toda sua grandeza e intensidade.
Nenhum comentário