[News] FESFORT: festival com debates, acessível e gratuito reúne grandes mestres do teatro cearense neste fim de semana no Teatro da Praia em Fortaleza
FESFORT: festival com debates, acessível e gratuito reúne grandes mestres do teatro cearense neste fim de semana no Teatro da Praia em Fortaleza
Neste sábado e domingo acontecem as últimas apresentações do 22° Festival de Esquetes de Fortaleza, evento tradicional da cidade que reúne artistas, público e grandes nomes do teatro cearense com teatro e debates na Praia de Iracema; os diretores Pedro Domingues, Neidinha Castelo Branco e a atroz Solange Teixeira fazem parte da Comissão Debatedora que escolherá os vencedores do Troféu Gasparina Germano
Fortaleza recebe neste fim de semana, dias 24 e 25 de fevereiro, o Festort, Festival de Esquetes de Fortaleza, que movimenta a cena cultural da cidade com uma programação diversificada e acessível. O evento acontece no Teatro da Praia, um espaço que oferece serviço de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva com a presença de uma tradutora em todos os espetáculos. Além disso, o festival é gratuito e aberto ao público, sendo uma grande atração cultural de teatro em Fortaleza neste fim de semana.
O Festort é uma realização de Carri Costa e da Aptece, associação de produtoras teatrais do Ceará, com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e do Instituto Dragão do Mar. A edição 2023, que está sendo realizada agora, foi produzida com recursos através da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, Governo Federal. A edição 2024 será realizada ainda esse ano. O festival tem como objetivo valorizar a produção teatral local, estimular a criatividade e a experimentação dos grupos e artistas, e promover o intercâmbio e a formação de plateia.
O Festfor conta com apresentarão esquetes de até 15 minutos cada, abordando temas variados, como humor, drama, política, poesia, música, dança, entre outros. As apresentações serão avaliadas por um júri composto por profissionais da área, que escolherão os melhores esquetes nas categorias: direção, atuação, texto, cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia e maquiagem. Os vencedores receberão troféus e certificados.
Além das apresentações, o festival também promove debates no fim de cada dia, que reúnem artistas, público e os grandes mestres do teatro cearense: os diretores Pedro Domingues, Neidinha Castelo Branco e a atriz Solange Teixeira. Eles irão compartilhar suas experiências, trajetórias e trabalhos, além de comentar sobre os espetáculos do festival e sobre o cenário teatral atual.
Pedro Domingues é um renomado diretor de teatro, que já atuou e dirigiu dezenas de espetáculos, vídeos e filmes. Foi homenageado com o Prêmio Dragão do Mar, da Secult, em 1998, e com o Troféu Carlos Câmara, maior comenda teatral cearense, em 2008. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão: “Parafuso”, “Retalho e Rebotalho”, “Contos de Bruxa”, “Raimunda Pinto, Sim Senhor!” e “Geração Trianon – Fortaleza".
Neidinha Castelo Branco é uma atriz e diretora de teatro, que já participou de dezenas de espetáculos teatrais, como “As Anjas”, que lhe rendeu prêmios de melhor atriz no FESTMINAS (MG), Festival de Anápolis (GO) e FNT de Guaramiranga (CE). Ela também é professora do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT) no Theatro José de Alencar, onde dirigiu os espetáculos “Toró”, “Segunda Classe”, “O Auto da Camisinha” e “O Rapaz da Rabeca e a Moça da Camisinha”, entre outros.
Solange Teixeira é uma atriz que tem uma carreira consolidada no teatro, na televisão e no cinema. São mais de três décadas de dedicação às artes cênicas, com destaque para os filmes “O Auto da Camisinha”, com Chico Anísio e Gero Camilo, e “O Shaolin do Sertão”, de Halder Gomes. Ela também participa das séries “Cine Holliúdy” (TV Globo) e “Desjuntados” (Amazon). Em 2015, ela recebeu o Troféu Carlos Câmara por sua contribuição ao teatro cearense.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO E DOMINGO NO FESFORT
Sábado
"Tudo tenho que dar minha alma então tudo é do
mal" com Coletivo Icarus
"A pequena Vendedora de
Fósforo" com grupo Às de Teatro
"Nem Plauto nem Shakespeare, um
conto genuíno" com grupo Bora de Teatro
"Cartas, gritos de minha alma" com o grupo Mais que Amigos
Debate
Domingo
"A espera" com Barlavento Cia de Artes Cênicas
"Eu sou Mandela" com Djacyr de Sousa
"Autoestima" com Nairton Santos
Debate e entrega do Troféu Gasparina Germano aos melhores espetáculos
Serviço:
Festort 2024 – Festival de Esquetes de Fortaleza
Data: 24 e 25 de fevereiro de 2024
Horário: 19h
Local: Teatro da Praia (Avenida Monsenhor Tabosa 177 – Praia de Iracema)
Entrada gratuita
Instagram: @festivaldeesquetesdefortaleza
ASSESSORIA DE IMPRENSA*
*UPGRADE COMUNICAÇÃO*
Nenhum comentário