[News]“Alce do Carnaval”, personagem criado por João Rodrigo Ostrower, comemora 25 anos Para celebrar, será lançado em fevereiro um doc de humor com histórias inusitadas com o Alce, verídicas ou não

 

Quem é folião no Rio de Janeiro certamente já esbarrou com a figura ilustre do “Alce do Carnaval”, que completa 25 anos de existência em 2024. A fantasia tem a mesma idade do bloco carioca Céu na Terra e está há mais tempo nas ruas que os tradicionais blocos Boi Tolo e Orquestra Voadora. A performance foliã é uma criação do ator, roteirista e diretor João Rodrigo Ostrower e nasceu por acaso, quando Ostrower estava na folia de Olinda, em 2000, e decidiu vestir o primeiro adereço que encontrou pela frente: um chifre de alce de pelúcia.


No início, a brincadeira era apenas o simples chifre, mas com o tempo Ostrower jogou sua criatividade na folia para fazer história em cada dia de bloco. O ator segue a ideia do personagem base, mas sempre inova com piadas originais, memes, crítica política, crônica social e até trocadilhos ruins. Ostrower já foi “ALCE Cream”, com seu vestido de sorvete, “Distanciamento sociALCE”, em menção a pandemia, “Onde Está wALCE”, referência ao livro Onde Está Wally, e “ALCEdentado”, todo coberto de curativos falsos. O Alce é um ancião, como já se caracterizou em 2019 com a fantasia “Alceão”, que além do chifre apresentava um talco branco no cabelo, roupa de idoso, uma bengala e andava curvado reclamando de tudo. 


Não é só nas ruas do Rio que o Alce aparece. O personagem já se desdobrou em outros projetos autorais de Ostrower. Já foi protagonista do livro “Vida e Morte do Alce do Carnaval”, lançado pela Editora 7Letras e agora em março será o tema de mestrado do ator em Artes da Cena, na Escola de comunicação da UFRJ. Em fevereiro, Ostrower lança o documentário de humor “ALCE 25”, que contará com depoimentos fakes de artistas, como as atrizes Nathalia Dill e Mariana Nunes, o ator Álamo Facó e a roteirista Renata Corrêa.


Mas o Alce é apenas uma das facetas de Ostrower. O ator participou recentemente da novela “Amor Perfeito”, da TV Globo, esteve no elenco da premiada peça “Conselho de Classe”, da Cia dos Atores, e está na quinta temporada da série “Sob Pressão”, da Globoplay. Além de atuar, Ostrower é diretor e escreve para diversas áreas, como teatro, TV, literatura, Internet, música, stand up comedy, entre outras áreas. Ostrower dirigiu as peças de teatro Paralelamente e Caso Acaso, assim como assinou o roteiro de GALERA FC, série de ficção original de A Fábrica, em parceria com a Warner Studios, disponível na HBO Max. Entre 2019 e 2020, Ostrower roteirizou e atuou em “THIS ISN´T BRITAIN”, em Chicago, nos Estados Unidos.





Nenhum comentário