[Dança] Esther Weitzman Companhia de Dança apresenta “Breve“ no Palco Carioca Carlos Laerte - 16 e 17 de março

 



www.dancaemtransito.com.br


Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto Palco Carioca Carlos Laerte


Esther Weitzman Companhia de Dança apresenta “Breve“ nos dias 16 e 17 de março


Fotos: https://abre.ai/iYsl 


(fotos: Renato Mangolin)

O Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto Palco Carioca Carlos Laerte. Em fevereiro o primeiro circuito nos brindou com os espetáculos "Suíte Rock – The Dark Side", da Renato Vieira Cia de Dança , e depois com os “Jovens Coreógrafos” com Márcio Jahú, Clara da Costa e Hugo Lopes. Em março foi a vez do coreógrafo João Saldanha com “Solo de Cana” e da Companhia Urbana de Dança de Sonia Destri Lie. Agora, dias 16 e 17 de março, será a vez de “Breve”, da Esther Weitzman Companhia de Dança.


Sobre o espetáculo

Breve, de 2023, acontece no enlace de afetos promovido pelo encontro entre quatro artistas bailarinos: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues que, nos trazem a potência e a sensibilidade de suas experiências na dança. 

A força implícita a esta composição sugere, a todo instante, o movimento não linear atravessado por questões disseminadas e acolhidas de maneira diversa em inúmeras culturas. A maturidade, enriquecida por saberes adquiridos. O curso da vida, cuja confluência impregna os gestos e o fluxo dos movimentos dançados. 


Concebido e dirigido por Esther Weitzman e codirigido por Frederico Paredesa montagem revela a disponibilidade dos bailarinos submetidos e transformados pela experiência como território de passagem, entregues a um movimento de paixão pela vida.


Breve, reafirma, no lastro da história da Companhia, o seu comprometimento inegociável com a liberdade e o propósito de acolher e difundir elementos que enriquecem e salvaguardam uma "cartografia da diferença". Um percurso que evidencia que o saber da experiência se dá no movimento, na relação entre o conhecimento, a cultura e a vida humana, singular, concreta e subjetiva. Para Esther, a diversidade não deve ser somente aceita ou tolerada, mas acolhida, querida e desejada.


Sinopse

Breve, novo espetáculo da Esther Weitzman Companhia de Dança, acontece no enlace de afetos promovido pelo encontro de quatro artistas bailarinos: Esther Weitzman, Frederico Paredes, Paulo Marques e Toni Rodrigues, atravessados por suas inquietações e experiências na dança. A coreografia aborda questões disseminadas e acolhidas de maneira diversa em todas as culturas, entre elas, as questões relativas à passagem do tempo.


Ficha Técnica:

Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman

Codireção: Frederico Paredes

Bailarinos Criadores: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni

Rodrigues

Desenho de Luz: José Geraldo Furtado

Figurino: Manuela Weitzman

Fotografia, Filmagem e Teaser: Renato Mangolin

Mídias Sociais: Manuela Weitzman

Trilha sonora: Esther Weitzman e Paulo Marques

Interlocução Artística: Alexandre Bhering

Produção: Esther Weitzman

Operação de luz: Lilian da Terra

Operação de som: Stephanye Corrêa

Realização: Esther Weitzman Companhia de Dança


Homenagem a Carlos Laerte 

O longevo Festival Dança em Trânsito (22 anos) faz homenagem a Carlos Laerte, coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator falecido em 2023. O projeto Palco Carioca Carlos Laerte faz parte do primeiro circuito do Festival, e até o fim de abril levará grandes nomes da dança carioca para o palco da Sala Maria Thereza Tápias, do Centro Cultural Espaço Tápias. "Carlinhos foi para além de um grande artista, um grande amigo e faz parte tanto na nossa história quanto da história da dança carioca. Artista incansável e ímpar", diz Flávia Tápias, diretora do Centro Cultural.



Programação Palco Carioca Carlos Laerte – Dança em Trânsito


Março 

- 16 e 17/3: Esther Weitzman Companhia de Dança - “Breve“

- 23 e 24/3: Marcia Milhazes Companhia de Dança - “Guarde-me”

- 30 e 31/3: Bruno Cezario - “22:22”


 Abril 

- 6 e 7/4: Angel Vianna Faculdade de Dança - Encontro Angel Vianna e Tápias em “Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo”

- 13 e 14/4: Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas e Betina Guelmann - “Antes de Tudo “

- 20 e 21/4: Grupo Tápias 

- 27 e 28/4: Cia Étnica de Dança/ Carmen Luz

 Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias 

Sala Maria Thereza Tápias (foto: Acervo Centro Cultural Espaço Tápias)

  

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 

 

Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré” conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

Serviço

Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte 

[Dança ] “Breve” com Esther Weitzman Companhia de Dança 

Dia 16 e 17 de março – sábado às 20h e domingo às 19h

Classificação etária: Livre

Duração: 40 minutos

Ingressos: R$ 40,00 inteira, R$20,00 meia-entrada – na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) - Rua Armando Lombardi, 175 - Barra da Tijuca

Nenhum comentário