[News]A MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo traz ao Brasil o filósofo e historiador Achille Mbembe para Aula Magna na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP)

 


MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo traz ao Brasil o filósofo e historiador Achille Mbembe para Aula Magna na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP)

 

O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube da MITsp

 

https://lh7-us.googleusercontent.com/RgBEhStcGBcrhM71Pq1GczKGgy3Z2xzy0tzEfp_U9GH0KVBUOj6Bo6FD32KgoeydaTv1HRNkRxzyJakQPPY4Duh3X5PEk9Dr458AYDHxPCTrqSzQ_oXlCysBsNzlYLSZYoYg1cpWH7_dPO68GU31M9k

Achille Mbembe, filósofo, teórico político e professor universitário camaronês fala sobre Democracia Substantiva na Era do Animismo a convite da MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

 

dará uma aula magna, Democracia Substantiva na Era do Animismo, na
 

Achille Mbembe é professor de História e Política na Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul, e também diretor da Innovation Foundation for Democracy. Vencedor do Prêmio Ernst Bloch (2018), seu trabalho foi traduzido em 15 línguas.

 

Na programação especial da 9° MITsp, que pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube, sua fala une a escalada tecnológica, a catástrofe ecológica iminente e as guerras de extermínio se desdobram, para apontar que as questões relativas à habitação do planeta e ao futuro da vida assumem o centro da cena. Baseado nas cosmologias africanas e diaspóricas, ele coloca como a democracia substantiva do nosso tempo pode, em última análise, depender da nossa capacidade de conceder a toda e qualquer forma de vida o direito universal de respirar.

 

A maioria dos principais textos do filósofo, teórico político e professor universitário camaronês, incluindo Necropolítica (2018, N-1 Edições), Crítica da Razão Negra (2018, N-1 Edições), Políticas da Inimizade (2017, Antígona) e Brutalismo (2022, N-1 Edições), está disponível no Brasil.

 

Sobre a MITsp de 2024

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo traz, em sua 9ª edição, espetáculos da África, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. A programação conta com nove montagens internacionais, uma estreia nacional, dez espetáculos na MITbr - Plataforma Brasil e uma diversa grade de oficinas, debates e conversas ao longo dos dez dias de evento.

 

Em 2024, a MITsp tem apresentação da Redecard, Sabesp e Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra tem correalização do Sesi, Consulado Francês, Instituto Francês e Centro Cultural Coreano no Brasil; e copatrocínio do IBT – Instituto Brasileiro de Teatro. A realização do evento é da Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc SP e Ministério da Cultura – Governo Federal.

 

Antonio Araujo, diretor artístico, e Guilherme Marques, diretor geral, idealizadores da Mostra, mantém a ideia inicial de apresentar em todos os eixos uma seleção de trabalhos e atividades cujas pesquisas cênicas e/ou temas abordados trazem provocações sobre nosso tempo. A direção institucional é realizada pelo ator e gestor cultural Rafael Steinhauser.

Nesta edição, a MITsp privilegia artistas, grupos e pesquisadores/as da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina. “A Mostra sempre contou com artistas desses locais, que trazem novas teatralidades e formas de imaginar a cena, como o uso da música e a representação de rituais no palco. Porém, em 2024, quisemos expandir tais presenças. Neste sentido, a curadoria intensificou a perspectiva decolonial já presente nas edições anteriores”, afirma Araujo.

Para os diretores, as discussões que atravessam os trabalhos apresentam novos olhares para questões como memória, racismo, transfobia, identidade, conhecimento, colonialismo, entre outros. Pela primeira vez, a dança e a performance ocupam lugar de destaque nos trabalhos selecionados, combinadas ao teatro e à música.

Desde a primeira edição, em 2014, a MITsp já apresentou 158 espetáculos entre nacionais e internacionais, de 46 países, em mais de 400 sessões, a um público aproximado de 170 mil pessoas. As Ações Pedagógicas e os Olhares Críticos reuniram ao longo dos anos mais de 200 convidados em oficinas, seminários, debates, entre outras atividades.

 

Serviço

MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

1º a 10 de março de 2024

Informações e ingressos em www.mitsp.org

Canal youtube: https://www.youtube.com/user/mitsaopaulo

Nenhum comentário