[News]Allex Miranda, diretor e autor da peça “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz”, ministra oficina gratuita no CCBB Rio de Janeiro

Allex Miranda, diretor e autor da peça “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz”, ministra oficina gratuita no CCBB Rio de Janeiro

 



No dia 9 de março de 2024, às 9h, o CCBB Rio de Janeiro promove a oficina gratuita “O Despertar da Persona”, com Allex Miranda, diretor e autor do musical infantojuvenil “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz”. A oficina tem como objetivo desbloquear a criatividade dos participantes para a construção de personagens teatrais a partir da análise e exercícios fundamentados nas “8 Ações Básicas de Esforço” – método desenvolvido pelo teatrólogo Rudolf Von Laban, em comunhão com “Os Arquétipos do Inconsciente Coletivo", teoria desenvolvida pelo fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung.

 

Para participar da oficina gratuita “O Despertar da Persona”, é preciso ter entre 18 e 50 anos e preencher o formulário https://forms.gle/3NmyopzSqL85PaJRA. Os participantes selecionados serão comunicados por e-mail.

Sobre “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz”  

Com direção e dramaturgia de Allex Miranda, a peça está em cartaz no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro até 12 de maio, com sessões aos sábados e domingos, às 15h. Todas as sessões contam com intérprete de Libras e recurso de audiodescrição. O espetáculo “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banco do Brasil e BB Asset, com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.


A peça conta e canta a história de uma pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá. Educada por seu trisavô, dentro de uma tenda os dois tecem longos diálogos em que o sábio ancestral passa à criança importantes lições. Em especial, como usar o poder da imaginação para viajar por universos imaginários, visitar seu passado e assim superar os seus medos.

 

Com dramaturgia inspirada nas raízes das culturas africanas ancestrais, “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz” traz como protagonista uma menina preta, em formação de sua personalidade, possibilitando a criação de novos arquétipos positivos no imaginário coletivo. Mais que levar ao público uma construção cênica bem elaborada, com texto e trilha sonora originais, a peça espelha um reflexo semelhante aos traços étnicos/raciais/ancestrais do povo preto.

 

Sobre Allex Miranda – Autor e diretor

Nascido na cidade de Nazaré - BA, com dupla nacionalidade portuguesa, de ascendência nigeriana e indígena, iniciou a sua formação teatral no ano de 2000, na cidade de Vera Cruz - BA. Mestre em Teatro, com Especialização em Direção/Encenação, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto - Portugal) e Licenciado em Interpretação pela mesma instituição. Realizou no Brasil diversas montagens teatrais como ator e diretor de teatro e desde 2008 contribui em Portugal como ator de teatro, cinema, Streaming e televisão, sendo atualmente o primeiro ator negro brasileiro a colaborar, em novelas, filmes e séries, com os três maiores canais televisivos de Portugal (RTP, TVI e SIC).

 

Em 2019 escreve o espetáculo “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz”, e em 2021 o espetáculo é adaptado para um conto, sendo contemplado com o apoio “Programa Garantir Cultura” e, tendo a grande Zezé Motta como protagonista, se torna o primeiro Conto Digital Interativo com protagonismo negro infantil feminino da história de Portugal e do Brasil. Cocriador e roteirista da série cômica "Casa da Vó". Uma série de cinco episódios, original WoloTv, que tem como protagonista a atriz, cantora e atual Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Em 2021 a série é selecionada como um dos projetos finalistas do "Prêmio Abraço - Excelência em Roteiro", pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Em 2022 a série foi licenciada pelo grupo Rádio e Televisão de Portugal - RTP.

 

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.

 

 

Oficina gratuita “O Despertar da Persona”, com Allex Miranda

Inscrições: https://forms.gle/3NmyopzSqL85PaJRA

Dia 9 de março de 2024, sábado, às 9h.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Sala de Ensaio (2º andar)

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – RJ

Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Siga o CCBB RJ nas redes sociais

bb.com.br/cultura | facebook.com/ccbb.rj |

instagram.com/ccbbrj x.com/ccbb_rj

 

Nas redes sociais

facebook.com/makedamusical | instagram/makedamusical

Nenhum comentário